Questões de Concursos: Transtornos Relacionados a Substâncias

Prepare-se para a prova com questões de Transtornos Relacionados a Substâncias de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q907240 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

O transtorno mental caracterizado pelo descontrole no uso de substâncias psicoativas, gerando alterações no comportamento e acionando o sistema de recompensas cerebral, recebe o nome de:

13 Q902591 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Homem, 25 anos, solteiro, universitário e morando com os pais. Segundo informações de familiares (mãe e irmão), recentemente passou por situações estressantes (término de um namoro de seis anos e a perda do emprego) e tem o hábito de fumar maconha diariamente. O paciente vem apresentando sintomas como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados, bem como comportamento motor estranho e inadequado (incluindo catatonia). A partir dessas informações, a hipótese diagnóstica desse paciente é:

14 Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.