Início

Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

Resolva questões de Treinamento e Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q245878 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações, cada vez mais, acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para
que haja investimento no desenvolvimento dos profissionais e
constantemente recursos são viabilizados para que eles possam
manter-se capacitados. Com relação a treinamento,
desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações,
julguem os itens que se seguem.

Os processos de aprendizagem na organização que trazem melhorias no desempenho no trabalho podem ocorrer de forma induzida ou informal.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q318491 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

No que se refere à análise da administração de recursos humanos (RH) em um contexto global, julgue os itens abaixo.

Constituem meio para o levantamento de necessidades de treinamento a observação e a solicitação de supervisores e gerentes. Por outro lado, para a realização desse levantamento, não representam meios adequados a avaliação de desempenho e a entrevista de saída.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q246730 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações, cada vez mais, acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para
que haja investimento no desenvolvimento dos profissionais e
constantemente recursos são viabilizados para que eles possam
manter-se capacitados. Com relação a treinamento,
desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações,
julguem os itens que se seguem.

O critério de escolha dos participantes de programas de treinamento, desenvolvimento e educação deve ser baseado no interesse demonstrado pelo empregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q133359 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca de educação nas empresas.

Para o levantamento de necessidades de treinamento, são utilizados como subsídios dados e informações decorrentes de resultados de avaliação de desempenho, problemas de pessoal e de produção.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q103263 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.

A avaliação de impacto de treinamento deve abordar somente os conhecimentos e as habilidades identificados como lacunas de aprendizagem no trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q217057 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e
desenvolvimento.

Os resultados de aprendizagem de um treinamento são obtidos por meio de diversas variáveis, tais como a opinião dos treinados sobre o desenvolvimento de sua aprendizagem no curso e as avaliações acerca da qualidade do relacionamento entre os participantes durante o curso.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q148328 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Por sua própria natureza, o diagnóstico de necessidades de treinamento é concebido como uma pesquisa que desenvolve três níveis: análise organizacional; das tarefas e dos recursos humanos. A análise das tarefas requer a obtenção da identificação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q317198 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, IRB, ESAF

A avaliação do treinamento pode ser feita considerando aspectos relativos à modificação do comportamento dos empregados e à contribuição para alcance das metas da organização. Indique a opção que expressa corretamente estes aspectos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q225140 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q104052 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de
ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens
subsecutivos.

Um planejamento formal que atenda às necessidades burocráticas da ação educativa assegura por si o êxito do processo educativo elaborado.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q155847 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

O levantamento de necessidades de treinamento representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q318259 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, INPI, NCE

educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Ela compreende três etapas interdependentes: formação, desenvolvimento e treinamento profissionais. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q188479 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa de TV a cabo está desenvolvendo uma nova modalidade de treinamento para sua equipe de instalação e manutenção. O novo treinamento será realizado durante uma semana, por meio de instrução em sala de aula, no período da manhã, e do trabalho sob orientação de um colega mais experiente, no período da tarde.

A situação envolve a técnica de treinamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q153944 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 19a Região, FCC

Em um programa típico de Desenvolvimento Organizacional, a etapa de retroinformação de dados e confrontação designa grupos de trabalho para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q838575 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação a treinamento, desenvolvimento de pessoas e organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Treinamento refere-se à promoção de aprendizagem para os trabalhadores, com o propósito de fortalecer as ações educacionais da organização e os programas de melhorias de carreiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q241728 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Supervisor de Pesquisas Administração, IBGE, CESGRANRIO

A(s) seguinte(s) atividade(s) constitui(em) um treinamento no local do trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q105419 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as
organizações que se sobressairão no futuro serão as que
conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a
capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem
organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens
subsequentes.

As organizações de pequeno porte sem nenhuma dispersão geográfica têm investido pesadamente em projetos customizados de cursos a distância.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q318495 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Na sociedade atual, o fator humano tornou-se um dos principais diferenciais nas organizações, o que levou a administração de recursos humanos a ser considerada de extrema relevância. Tendo em vista a administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O levantamento das necessidades de treinamento pode ser feito por meios como a avaliação de desempenho, a observação e a solicitação de supervisores e gerentes; no entanto, não pode ser efetuado por meio de questionários e análise de cargos.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q658415 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de gestão de pessoas, processos de trabalho e possibilidades e limites do exercício das funções nas organizações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.