Questões de Concursos: Urbanização

Prepare-se para a prova com questões de Urbanização de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q861990 | Geografia, Urbanização, INEP, 2021

A Promotoria de Habitação e Urbanismo tem acompanhado os diversos movimentos de luta por moradia que atuam em São Paulo. Esses movimentos assumem um papel relevante na busca de implementação de políticas habitacionais. Eles dão voz a famílias vulneráveis que, caso contrário, não teriam condições de serem ouvidas, organizarem-se e buscarem alternativas ao enfrentamento de questões que não devem ficar restritas à esfera individual.

SILVEIRA, C. M. M. et al. Déficit habitacional e ocupações: desafios à sociedade e ao Ministério Público. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2019 (adaptado).

O texto revela a importância desses movimentos para um

22 Q484395 | Geografia, Urbanização, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:

( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

23 Q484316 | Geografia, Urbanização, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O fenômeno urbano tem sido estudado e interpretado, de diversas formas, o que faz surgir várias concepções estruturadas em diferentes escalas e temporalidades. Independentemente de a urbanização ter se iniciado há aproximadamente 5500 anos, os seres humanos vivenciam, nos dias atuais, grandes desafios decorrentes da concentração de população no espaço urbano em relação aos habitantes do espaço rural.

Com base nesse assunto, assinale a opção correta.

24 Q481805 | Geografia, Urbanização, Professor, SEDUC PA, FADESP

O mundo de hoje, substancialmente urbano, dá origem a um modo de vida que ultrapassa os contornos e a estrutura espacial da cidade e chega ao campo, dando-lhe uma nova configuração. O Brasil não escapa a esse fenômeno. Como conseqüência da expansão urbana no Brasil, ocorre(m)

25 Q32692 | Geografia, Urbanização, Geografia, DER CE, UECE CEV

Considerando que um imóvel urbano de formato retangular que possui 8,0 (oito) metros de frente e 25 (vinte e cinco) metros de fundos, perfazendo uma área total de 200 metros quadrados, necessita, para efeito de cadastro imobiliário, ser georreferenciado e mapeado em escala de detalhe, o método e/ou equipamento que mais se adéqua a esta circunstância é o

26 Q484150 | Geografia, Urbanização, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

O histórico conflito entre Israel e Palestina exemplifica como o ser humano e suas formas de organização em sociedade podem alterar o espaço e como a disputa por territórios, especialmente, pode influenciar as relações entre diferentes povos e culturas. No caso da contenda entre Israel e Palestina, cujo fim ainda é incerto e, aparentemente, distante, um fato histórico, de grande impacto na configuração territorial, marca essa disputa geopolítica tal como ela se apresenta atualmente. Esse fato consiste na

27 Q848489 | Geografia, Urbanização, Prefeitura de Capim PB Professor B Geografia, FACET Concursos, 2020

José Eli da Veiga, no começo deste século, publicou um livro com um título chamativo: “Cidades imaginárias: O Brasil é menos urbano do que se calcula”. Apesar do pouco rigor científico, pois se tratava de uma coletânea de artigos de opinião para um grande jornal, o livro gerou inúmeros debates por “tocar na ferida” de uma problemática conceitual fundamental à Geografia: o entendimento sobre a definição do rural e urbano no Brasil. Historicamente, no país, em especial o IBGE (e seus respectivos estudos e coletas de dados censitários), para fins de gestão do território, considerou esses espaços pela/o:

28 Q483033 | Geografia, Urbanização, Professor de Geografia, SEDU ES, FCC

Considere as afirmações sobre o atual momento do processo de urbanização no Brasil.

I. Exemplo de gentrificação ocorreu no Pelourinho, em Salvador, cujas áreas residenciais foram transformadas em áreas comerciais e de lazer voltadas para o turismo.

II. Recentemente, o fenômeno de formação de conurbações tornou-se pouco observado porque foi substituído pela ?dispersão urbana?, encontrado em metrópoles do Sudeste.

III. Os loteamentos murados e os condomínios fechados representam uma nova forma de segregação socioespacial que tem na propriedade da terra uma de suas bases fundamentais.

Está correto o que se afirma APENAS em

29 Q482825 | Geografia, Urbanização, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à evolução do processo de urbanização no mundo, julgue os próximos itens. Uma das conseqüências do rápido processo de urbanização, como ocorreu com o Brasil, foi o surgimento de periferias nas cidades.

30 Q482609 | Geografia, Urbanização

A metropolização resulta de uma intervenção humana extensa e profunda sobre a superfície da Terra, uma vez que implica alterações significativas da paisagem e da qualidade de vida da população urbana. Entre os impactos ambientais causados pela intervenção humana no ambiente urbano, podese destacar

I - a formação das ilhas de calor na periferia das grandes cidades, associada à escassez de áreas revestidas de vegetação, com consequente aumento do poder refletor da luz solar que incide no solo urbano.

II - a maior ocorrência de chuvas torrenciais nas metrópoles, em relação às áreas rurais adjacentes, devido à grande quantidade de material particulado em suspensão, favorecendo a condensação da água na atmosfera.

III - a grande poluição do ar e a consequente intensificação de problemas respiratórios, agravados pelo fenômeno climático da inversão térmica que ocorre, em geral, no inverno.

IV - o aumento do efeito estufa gerado pelo movimento do ar das zonas rurais para as zonas urbanas, elevando a temperatura nas cidades.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.