Questões de Concursos: Vigilância Sanitária

Prepare-se para a prova com questões de Vigilância Sanitária de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q748741 | Educação, Vigilância Sanitária, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, no que concerne à vigilância epidemiológica em saúde. A farmacovigilância é um instrumento de saúde pública para a vigilância epidemiológica e está associada ao uso de medicamentos, vacinas, hemoderivados, plantas medicinais, medicina tradicional e complementar e equipamentos médicos.

12 Q21368 | Conhecimentos Específicos, Vigilância Sanitária, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização e do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido na Constituição Federal, e da Lei Orgânica da Saúde, julgue os itens subseqüentes.

As normas e a execução das ações de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras são de competência dos estados e municípios.

13 Q748765 | Educação, Vigilância Sanitária, Técnico Judiciário, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue os itens subsequentes. O período de transmissibilidade da dengue compreende um ciclo intrínseco, que ocorre no ser humano, e um ciclo extrínseco, que ocorre no vetor (Aedes aegypti). A transmissão do vírus do ser humano para o mosquito, período chamado de virulência, ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano.

14 Q748769 | Educação, Vigilância Sanitária, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de morbidade psiquiátrica, julgue o item a seguir. As pesquisas sobre morbidade psiquiátrica utilizam os inquéritos em duas etapas para permitir o diagnóstico precoce e a identificação de fatores de risco para as alterações clínicas e subclínicas.

15 Q209862 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A Lei nº 6.360, de 23/09/1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, em seu art. 5 dispõe o seguinte: "Os produtos de que trata esta lei não poderão ter nomes ou designações que induzam a erro. (OBS.: Redação dada pela Lei número 6.480, de 1/12/1977)". Assim, é correto afirmar:

16 Q748758 | Educação, Vigilância Sanitária, Técnico Judiciário, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue os itens subsequentes. As manifestações da dengue clássica incluem: febre geralmente alta (39 °C a 40 °C) associada à cefaleia; prostração; mialgia; artralgia; dor retroorbitária; e exantema maculopapular acompanhado ou não de prurido.

17 Q748776 | Educação, Vigilância Sanitária, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Barbacena MG

Dentre as principais doenças relacionadas aos esgotos sanitários destacam-se: ancilostomíase, ascaridíase, amebíase, cólera, diarreia infecciosa, disenteria bacilar, esquistossomose, estrongiloidíase, febre tifoide, febre paratifoide, salmonelose, teníase e cisticercose. Em relação ao risco de transmissão dessas doenças, é correto afirmar que

18 Q748767 | Educação, Vigilância Sanitária, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada em relação ao uso de indicadores epidemiológicos em situações da atenção básica e saúde coletiva. Dos 140 homens pertencentes ao grupo de diabéticos e hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde no ano de 2015, 7 apresentaram infecção urinária. Nessa situação hipotética, a incidência dessa doença naquela população em 2015 foi de 20%.

19 Q748763 | Educação, Vigilância Sanitária, Técnico Judiciário, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue os itens subsequentes. A principal forma de transmissão do bacilo da hanseníase pelo doente ocorre pelas vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe) no contato íntimo e prolongado, frequentemente observada na convivência domiciliar.

20 Q919756 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Inspeção Municipal, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Quando as ações sanitárias de controle, realizadas pela vigilância sanitária, estão relacionadas a doenças, agravos e agentes nocivos ao homem, elas podem ser avaliadas por meio de indicadores epidemiológicos. Suponha que em uma cidade, no mês de agosto, observou-se a ocorrência de 3 novos casos/dia de uma determinada doença transmitida por alimento (DTA). Isso é um exemplo de indicador epidemiológico de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.