Questões de Concursos: Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural

Prepare-se para a prova com questões de Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q905196 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A abordagem sócio-histórica de Vygotsky enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando a especificidade dos processos de ensino e aprendizagem em contextos de educação bilíngue para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa coexistem, analise as afirmativas abaixo sobre como essa teoria se aplica.

12 Q911347 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do aprendizado é caracterizada pela ênfase na aprendizagem por meio de interações sociais e colaborativas, tendo como principal representante Lev Vygotsky?

13 Q896904 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:

14 Q900493 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Para Nereide Saviani (2012, p. 73) “A criança, desde a mais terna idade, apresenta-se disposta aexplorar o seu meio e, disponível a tudo o que a coloque como parte dele, responde prontamente a todos os estímulos. Assim as atividades que lhe mostram diferentes sons, imagens, movimentos, odores, impressões táteis, as palavras que lhe são ditas, o sorriso, o afeto, a higiene, a alimentação – tudo isso, conjugado – constituem um amplo e profundo processo, o de apresentar à criança o mundo humano, ajudá-la a nele agir/interagir e, assim, torná-la humana. Tal processo, tornando-se cada vez mais complexo, permite a apropriação progressiva, dos múltiplos elementos culturais, contando, para isso, com a disponibilidade da própria criança. Tudo ela quer ver, ouvir, pegar, falar, fazer, saber. E gosta de ter acesso a tudo, alegra-se com o mundo que vai descobrindo. No entanto, somente consegue na interação, na comunicação com os indivíduos mais experientes”. A posição da autora condensa postulados da teoria psicológico histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Para ir ao encontro desse pensamento sobre a infância, de acordo com tais teorias, deve-se, do ponto de vista curricular, na educação infantil:

15 Q893370 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O desenvolvimento infantil tem sido objeto de estudo e pesquisa, a partir de diferentes olhares e abordagens. Sobre essa máxima, assinale a alternativa que apresenta as concepções de desenvolvimento advindas apenas da Teoria Histórico-cultural, de Vigotski e seu círculo de pesquisadores.

17 Q898958 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Vygotsky identifica conceitos centrais em sua teoria: funções mentais, habilidades psicológicas, zona de desenvolvimento proximal (ZDP), ferramentas psicológicas e mediação.
Em relação a esse conceitos, é INCORRETO afirmar que:

18 Q896920 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo a Psicologia Histórico-Cultural, qual é o papel do adulto no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida?

19 Q897198 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Para a psicologia histórico-cultural, o desenvolvimento deve ser compreendido levando-se em consideração o que a criança é capaz de realizar sozinha, o que denomina o nível de desenvolvimento real, e aquilo que ela é capaz de realizar com ajuda, o que denomina

20 Q900211 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Na escola em que atua, o Orientador Educacional foi solicitado a apresentar uma palestra para os professores sobre as contribuições das teorias de desenvolvimento para a prática pedagógica. Em sua apresentação, ele aborda a teoria de Vygotsky e explica como essa teoria pode ser aplicada no cotidiano escolar. De acordo com Vygotsky, como ocorre o processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.