Questões de Concursos: AEVSF FACAPE

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11 Q909326 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células e fragmentos citoplasmáticos. No exame de hemograma, tipos dessas células são identificadas como responsáveis por detectar infecções e inflamações. Fala-se, portanto, dos(as):

12 Q909324 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As glândulas são estruturas produtoras de substâncias que podem ser lançadas diretamente na corrente sanguínea ou em outras glândulas, como também fora das células produtoras. Essas estruturas são classificadas em exócrinas, endócrinas ou mistas. Dessa forma, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando os exemplos de glândulas com as suas respectivas classificações.

1ª COLUNA

(1)Exócrina

(2)Mista

(3)Endócrina

2ª COLUNA

( ) Tireóide

( ) Pâncreas

( ) Ovários

( ) Testículos

( ) Hipófise

( ) Parótidas

Assinale a alternativa CORRETA que preenche essas relações:

13 Q909318 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Em uma partida de basquete, um time está com a posse de bola e precisa pontuar. Qual das seguintes ações é um fundamento técnico do jogo que pode ser utilizado para isso?

14 Q909327 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Sobre a Evolução, foram elaboradas as seguintes afirmativas:

I. Lamarck e Darwin foram grandes pesquisadores evolucionistas.

II. Darwin é o autor da teoria do “Uso e Desuso”.

III. Lamarck é autor da teoria dos “Caracteres Adquiridos e Seleção Natural.”.

IV.As evidências da evolução biológica são indícios de que as espécies se modificaram ao longo do tempo.

Está CORRETO o que se afirma em:

15 Q909300 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social de Nº 8.742/1993, a assistência social tem como objetivos:

16 Q909319 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Durante uma competição de atletismo, um saltador em distância busca aprimorar sua técnica para atingir maiores distâncias. Analise as afirmações e marque a CORRETA:

17 Q909320 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Em um estudo de caso sobre autocuidado como fator de educação para a saúde, uma paciente diagnosticada com diabetes tipo 2 busca orientação sobre o manejo da doença. Qual das seguintes opções NÃO exemplifica uma estratégia eficaz de autocuidado para esse cenário?

18 Q909298 | Noções de Informática, Pacote de Aplicativos: Microsoft Office, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Sobre Mala Direta no Microsoft Office, julgue as afirmações abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.

I. Para a criação de mala direta é preciso de um documento modelo (carta, e-mail, etiqueta, por exemplo) e uma fonte de dados, onde esta última pode ser criada no próprio Microsoft Word ou Microsoft Excel.

II. Depois que você tiver uma fonte de dados conectada ao seu documento, adicionar campos de mesclagem é uma maneira de personalizar um documento com as informações da fonte de dados. Os campos de mesclagem vêm dos títulos de coluna na fonte de dados.

III. Mala direta é um recurso do Microsoft Office que permite criação de documentos personalizados a partir de uma fonte de dados criando uma carta modelo no Microsoft Word ou Excel.

19 Q909308 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Definições e teorizações acerca do currículo escolar apontadas pela literatura têm evidenciado concepções variáveis e diferenciações no tocante ao seu significado e funções. O que vem provocando múltiplas pesquisas quanto as questões epistemológicas para melhor compreensão sobre o processo de elaboração e operacionalização do currículo na escola e sua intrínseca relação com o compromisso social, político, econômico e cultural.

LEÃO, Débora Ortiz de . Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas. 1 ed. -Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023. (adaptado).

Considerando as concepções sobre currículo à luz dos pressupostos das teorias pós-crítica, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo escolar precisa ser compreendido não somente como texto, discurso e documento de identidade, mas como prática significativa, criação e emancipação dos sentidos.

II. O currículo em sua forma mais idealizada deverá ser constituído de apenas disciplinas e matérias teóricas no processo de aprendizagem escolar.

III. Na perspectiva de superação como prescrição formal e tradicionalmente compreendido, o currículo deve pressupor a vivência cotidiana da escola e toda a dinâmica das relações instituídas.

IV. Toda concepção de currículo escolar decorre das produções humanas advindas de determinados pressupostos teóricos que incluem compromissos sociais e políticos, demarcados pelos contextos históricos.

V. O Currículo é um conjunto de conhecimentos em constante construção e reconstrução, portanto não é estável e inalterável.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

20 Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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