Questões de Concursos: CEFET MG

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32 Q918392 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Esterilização e Desinfecção em Laboratório, Técnico Laboratório/Área Química, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Em laboratórios de microbiologia, é comum a utilização de etanol 70%(m/m) na desinfecção de bancadas e assepsia das mãos. O álcool precisa estar nessa concentração para garantir que tenha tempo adequado de agir antes de sua evaporação. Entretanto também é comum a aquisição de etanol 96°GL ou (v/v) para preparar o etanol 70% (m/m) por meio de diluição.
Para o preparo de um litro de etanol 70% (m/m), a quantidade aproximada, em mL de etanol 96°GL, é de


Dados: dágua = 1,0 g/mL
detanol96º = 0,8 g/mL

35 Q918422 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os modelistas são intérpretes de uma linguagem muito especial, baseada em desenho e anotações do estilista. A função do modelista consiste em produzir moldes que, após o tecido ter sido cortado, reproduzam fielmente o modelo e as medidas desejadas pela empresa ou cliente (Araújo, 1996).

Para o desenvolvimento dos moldes, a sequência correta é:

36 Q918457 | Design Gráfico, Papéis, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A qualidade de um produto gráfico depende diretamente da seleção adequada do papel. Fatores como acabamento, gramatura e estrutura física do papel devem ser considerados para cada tipo de trabalho. Qualquer erro na especificação de uma dessas características pode determinar um resultado abaixo do esperado. E nem sempre é questão de preço; a opção por um papel mais caro pode até mesmo prejudicar um projeto, por distanciá-lo das necessidades do público-alvo.
COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.

Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura, porém distorce as cores.

( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens e proporciona uma leitura mais confortável.

( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.

( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).

( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2 passa a ser chamado de ‘cartão’.


A sequência correta é

37 Q918471 | Design Gráfico, Diagramação e Editoração, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Estou usando o termo “design do livro” para me referir ao que acontece dentro do livro e não na sua capa. Embora muitos presumam que um designer de livro faz apenas a sobrecapa, geralmente acontece o contrário. Os designers de livro frequentemente não desenham capas de seus livros. O projeto de capa é um problema tão diferente do design de miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo.
HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5.

Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são:

39 Q918429 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

São consideradas fibras têxteis naturais:

40 Q918472 | Design Gráfico, História, Técnico de Laboratório/Área Editoração, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O apetite mundial não só pelas revistas, mas também por sua criação, parece ser insaciável e em nenhum lugar isso é mais aparente do que no aumento dos zines (“fanzines” de baixa tiragem para público minoritário) publicados de forma independente e publicações de interesse especial, que atendam nichos de público no mundo inteiro. Essas publicações esperam oferecer aos leitores algo que os títulos tradicionais, com sua busca por um grande volume de circulação, não oferecem.

CALDEWEEL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design editorial. Trad. Edson Furmankiewicz. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014. p. 30.

Diferentemente do zine, NÃO se trata de uma publicação artesanal independente o
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