Questões de Concursos: CETRO Prepare-se para a prova com questões de CETRO de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CETRO Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q10065 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRODe acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos a) enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional, ampliando-o, diversificando suas ofertas, aprimorando sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articulando-o com todas as políticas públicas. b) criar a cultura da inclusão com urgência, para que todos os portadores de necessidades especiais tenham condições de conviverem com crianças consideradas no padrão de "normalidade". c) incluir concretamente: colocar os portadores de necessidades especiais nas turmas de ensino regular, pois a integração, realizada há um longo tempo no sistema, está superada e não oferece os benefícios da convivência. d) inserir o aluno com necessidades especiais numa turma de alunos ditos "normais", como meio fundamental de garantir o exercício do convívio entre as diferenças, numa sociedade plural como a brasileira. e) eliminar a exclusão dos portadores de necessidades especiais, grupo que não foi alcançado pelas medidas de inclusão que obtiveram sucesso com alunos do Ensino Fundamental, conforme mostram as estatísticas de pesquisas na área. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q190314 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETROSe um número natural dividido por 27 resulta como quociente 32 e o resto é o maior possível, então esse número é a) 837. b) 863. c) 890. d) 894. e) 900. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q241903 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETROConsidere as seguintes premissas: P1. As raposas são espertas. P2. Animais espertos são carinhosos. P3. Quem sabe caçar coelho não é carinhoso. Assinale a alternativa que não apresenta uma consequência lógica dessas premissas. a) Raposas não sabem caçar coelhos. b) Animais carinhosos são espertos. c) Animais carinhosos não sabem caçar coelhos. d) Animais espertos não sabem caçar coelhos. e) Raposas são carinhosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q479522 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Campinas SP, CETROD.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de saúde com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O médico de plantão prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ação farmacológica primária do Omeprazol consiste na redução a) da secreção de pepsina. b) do volume do suco gástrico. c) da secreção de ácido gástrico. d) da motilidade gástrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q241917 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROFonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que a) o sucesso do projeto começa com o apoio incondicional dos órgãos centrais e regionais, fundamentais para dar o rumo às decisões da comunidade escolar. b) o projeto, enquanto atividade humana, é um exercício de exclusiva racionalidade e deve ser construído de modo a não sofrer qualquer alteração no percurso. c) a introdução da prática de projetos permite realizar uma inversão metodológica que fortalece o senso comum. d) o projeto deve ser entendido como o conjunto articulado de propostas e planos de ação, em função de finalidades fundadas em valores previamente explicitados e assumidos. e) a liderança do Diretor de escola legitima a condução das ações por ele definidas e a seleção dos segmentos das comunidades interna e externa para desempenhá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q244151 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Técnico Administrativo, ANVISA, CETROMarcos, Mário e Mateus trabalharam 4, 6 e 10 horas, respectivamente, e devem receber, pelo serviço, um total de R$2.400,00. Considerando que o pagamento será proporcional às horas trabalhadas, assinale a alternativa que apresenta o valor recebido por Mário e Mateus, juntos. a) R$1.200,00. b) R$1.520,00. c) R$1.800,00. d) R$1.920,00. e) R$2.100,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q10057 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSegundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que a) a relevância concentra-se no programa a ser ensinado, de modo a cobri-lo integralmente. b) a avaliação busca meios para remediar as dificuldades dos alunos mais lentos, mais fracos, na esperança de que suas lacunas e/ou dificuldades passarão despercebidas. c) na luta contra o fracasso escolar, é fundamental deter-se no essencial, no cerne dos programas, nos saberes indispensáveis a todos os alunos. d) a apresentação dos programas de ensino, em forma de listas de conteúdos a serem desenvolvidos pelos docentes, tem característica facilitadora. e) a avaliação formativa, a serviço da regulação individualizada dos alunos, elimina a revisão constante do plano de estudos ou a necessidade de relacioná-lo às aprendizagens anteriormente adquiridas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q10095 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSegundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a) os programas desenvolvidos em centros de Educação Infantil devem voltar-se, prioritariamente, às ações de caráter lúdico, espontâneo e prazeroso. b) é muito importante assegurar, nos projetos pedagógicos para a Educação Infantil, uma antecipação de rotinas e procedimentos comuns às classes de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. c) essas Diretrizes, bem como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, não são mandatórias para todas as instituições de Educação Infantil, ficando a critério das equipes pedagógicas a decisão de adotá-las na íntegra, ou não. d) as Propostas Pedagógicas para as instituições de Educação Infantil devem promover, em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo- lingüísticos e sociais da criança. e) a avaliação, na Educação Infantil, deve ser entendida como instrumento de diagnóstico e tomada de decisões, admitindo-se a reprovação e os "vestibulinhos" apenas em casos excepcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q186416 | Raciocínio Lógico, Negações dos quantificadores, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETROSe a afirmação "Existem professores que não são pedagogos" é falsa, então é verdade que a) nenhum professor é pedagogo. b) todo professor é pedagogo. c) nem todos os professores são pedagogos. d) todos os pedagogos são professores. e) nenhum pedagogo é professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q10065 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRODe acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos a) enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional, ampliando-o, diversificando suas ofertas, aprimorando sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articulando-o com todas as políticas públicas. b) criar a cultura da inclusão com urgência, para que todos os portadores de necessidades especiais tenham condições de conviverem com crianças consideradas no padrão de "normalidade". c) incluir concretamente: colocar os portadores de necessidades especiais nas turmas de ensino regular, pois a integração, realizada há um longo tempo no sistema, está superada e não oferece os benefícios da convivência. d) inserir o aluno com necessidades especiais numa turma de alunos ditos "normais", como meio fundamental de garantir o exercício do convívio entre as diferenças, numa sociedade plural como a brasileira. e) eliminar a exclusão dos portadores de necessidades especiais, grupo que não foi alcançado pelas medidas de inclusão que obtiveram sucesso com alunos do Ensino Fundamental, conforme mostram as estatísticas de pesquisas na área. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q190314 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETROSe um número natural dividido por 27 resulta como quociente 32 e o resto é o maior possível, então esse número é a) 837. b) 863. c) 890. d) 894. e) 900. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q241903 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETROConsidere as seguintes premissas: P1. As raposas são espertas. P2. Animais espertos são carinhosos. P3. Quem sabe caçar coelho não é carinhoso. Assinale a alternativa que não apresenta uma consequência lógica dessas premissas. a) Raposas não sabem caçar coelhos. b) Animais carinhosos são espertos. c) Animais carinhosos não sabem caçar coelhos. d) Animais espertos não sabem caçar coelhos. e) Raposas são carinhosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q479522 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Campinas SP, CETROD.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de saúde com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O médico de plantão prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ação farmacológica primária do Omeprazol consiste na redução a) da secreção de pepsina. b) do volume do suco gástrico. c) da secreção de ácido gástrico. d) da motilidade gástrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q241917 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROFonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que a) o sucesso do projeto começa com o apoio incondicional dos órgãos centrais e regionais, fundamentais para dar o rumo às decisões da comunidade escolar. b) o projeto, enquanto atividade humana, é um exercício de exclusiva racionalidade e deve ser construído de modo a não sofrer qualquer alteração no percurso. c) a introdução da prática de projetos permite realizar uma inversão metodológica que fortalece o senso comum. d) o projeto deve ser entendido como o conjunto articulado de propostas e planos de ação, em função de finalidades fundadas em valores previamente explicitados e assumidos. e) a liderança do Diretor de escola legitima a condução das ações por ele definidas e a seleção dos segmentos das comunidades interna e externa para desempenhá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q244151 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Técnico Administrativo, ANVISA, CETROMarcos, Mário e Mateus trabalharam 4, 6 e 10 horas, respectivamente, e devem receber, pelo serviço, um total de R$2.400,00. Considerando que o pagamento será proporcional às horas trabalhadas, assinale a alternativa que apresenta o valor recebido por Mário e Mateus, juntos. a) R$1.200,00. b) R$1.520,00. c) R$1.800,00. d) R$1.920,00. e) R$2.100,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q10057 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSegundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que a) a relevância concentra-se no programa a ser ensinado, de modo a cobri-lo integralmente. b) a avaliação busca meios para remediar as dificuldades dos alunos mais lentos, mais fracos, na esperança de que suas lacunas e/ou dificuldades passarão despercebidas. c) na luta contra o fracasso escolar, é fundamental deter-se no essencial, no cerne dos programas, nos saberes indispensáveis a todos os alunos. d) a apresentação dos programas de ensino, em forma de listas de conteúdos a serem desenvolvidos pelos docentes, tem característica facilitadora. e) a avaliação formativa, a serviço da regulação individualizada dos alunos, elimina a revisão constante do plano de estudos ou a necessidade de relacioná-lo às aprendizagens anteriormente adquiridas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q10095 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSegundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a) os programas desenvolvidos em centros de Educação Infantil devem voltar-se, prioritariamente, às ações de caráter lúdico, espontâneo e prazeroso. b) é muito importante assegurar, nos projetos pedagógicos para a Educação Infantil, uma antecipação de rotinas e procedimentos comuns às classes de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. c) essas Diretrizes, bem como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, não são mandatórias para todas as instituições de Educação Infantil, ficando a critério das equipes pedagógicas a decisão de adotá-las na íntegra, ou não. d) as Propostas Pedagógicas para as instituições de Educação Infantil devem promover, em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo- lingüísticos e sociais da criança. e) a avaliação, na Educação Infantil, deve ser entendida como instrumento de diagnóstico e tomada de decisões, admitindo-se a reprovação e os "vestibulinhos" apenas em casos excepcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q186416 | Raciocínio Lógico, Negações dos quantificadores, Agente Administrativo, CREF 4a Região, CETROSe a afirmação "Existem professores que não são pedagogos" é falsa, então é verdade que a) nenhum professor é pedagogo. b) todo professor é pedagogo. c) nem todos os professores são pedagogos. d) todos os pedagogos são professores. e) nenhum pedagogo é professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro