Questões de Concursos: CONSULPLAN

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101 Q145363 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 10, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

De acordo com a NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da proteção contra incêndio e explosão, no caso dos processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática, deve ser

102 Q473891 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento?

103 Q11102 | Português, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.
As verdades da razão

            Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. “Conversar” não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. Por isso o hábito filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis. [...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.
            [...]Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam “onde estamos e quem somos”. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.
            [... ]A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também - e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda - devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

(Fernando Savater. “As verdades da razão”. In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.)
 
“A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós.” (3º§). Nessa frase, o autor utiliza a ________________ de uma ________________ entre dois elementos distintos: ________________ e ________________ para tornar mais clara a ideia sobre ________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

104 Q116896 | Português, Acentuação Gráfica, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Texto associado.

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A alternativa em que as três palavras são acentuadas pela mesma razão é:

105 Q7146 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Avaliar significa, EXCETO:

106 Q46755 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.

I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.   
II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 

Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira

107 Q115989 | Inglês, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Texto associado.

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Match the columns with words of opposite meanings:
a- Evil ( ) Generosity
b- Inside ( ) Kindness
c- Cruelty ( ) Truth
d- Hate ( ) Loser
e- Despair ( ) Outside
f- Anger ( ) Good
g- Greed ( ) Serenity
h- Lies ( ) Enemy
i- Winner ( ) Love
j- Friend ( ) Hope

108 Q42938 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

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Tempos loucos – Parte 2

     Os adultos que educam hoje vivem na cultura que incentiva ao extremo o consumo. Somos levados a consumir de tudo um pouco: além de coisas materiais, consumimos informações, ideias, estilos de ser e de viver, conceitos que interferem na vida (qualidade de vida, por exemplo), o sexo, músicas, moda, culturas variadas, aparência do corpo, a obrigatoriedade de ser feliz etc. Até a educação escolar virou item de consumo agora. A ordem é consumir, e obedecemos muitas vezes cegamente a esse imperativo.
      Quem viveu sem usar telefone celular por muito tempo não sabe mais como seria a vida sem essa inovação tecnológica, por exemplo. O problema é que a oferta cria a demanda em sociedades consumistas, que é o caso atual, e os produtos e as ideias que o mercado oferece passam a ser considerados absolutamente necessários a partir de então.
       A questão é que temos tido comportamento exemplar de consumistas, boa parte das vezes sem crítica alguma. Não sabemos mais o que é ter uma vida simples porque almejamos ter mais, por isso trabalhamos mais etc. Vejam que a ideia de lazer, hoje, faz todo sentido para quase todos nós. Já a ideia do ócio, não. Ou seja: para descansar de uma atividade, nos ocupamos com outra. A vadiagem e a preguiça são desvalorizadas.
      Bem, é isso que temos ensinado aos mais novos, mais do que qualquer outra coisa. Quando uma criança de oito anos pede a seus pais um celular e ganha, ensinamos a consumir o que é oferecido; quando um filho pede para o pai levá‐la ao show do RBD, e este leva mesmo se considera o espetáculo ruim, ensinamos a consumir, seja qual for a estética em questão; quando um jovem pede uma roupa de marca para ir a uma festa e os pais dão, ensinamos que o que consumimos é mais importante do que o que somos.
      Não há problema em consumir; o problema passa a existir quando o consumo determina a vida. Isso é extremamente perigoso, principalmente quando os filhos chegam à adolescência. Há um mercado generoso de oferta de drogas. Ensinamos a consumir desde cedo e, nessa hora, queremos e esperamos que eles recusem essa oferta. Como?!
       Na educação, essa nossa característica leva a consequências sutis, mas decisivas na formação dos mais novos. Como exemplo, podemos lembrar que estes aprendem a avaliar as pessoas pelo que elas aparentam poder consumir e não por aquilo que são e pelas ideias que têm e que o grupo social deles é formado por pares que consomem coisas semelhantes. Não é a toa que os pequenos furtos são um fenômeno presente em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.
     Nessa ideologia consumista, é importante considerar que os objetos perdem sua primeira função. Um carro deixa de ser um veículo de transporte, um telefone celular deixa de ser um meio de comunicação; ambos passam a significar status, poder de consumo, condição social, entre outras coisas.
      A educação tem o objetivo de formar pessoas autônomas e livres. Mas, sob essa cultura do consumo, esses dois conceitos se transformaram completamente e perderam o seu sentido original. Os jovens hoje acreditam que têm liberdade para escolher qualquer coisa, por exemplo. Na verdade, as escolhas que fazem estão, na maioria das vezes, determinadas pelo consumo e pela publicidade. Tempos loucos, ou não?

(SAYÃO, Rosely. Tempos loucos – Parte 2. Disponível em:http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2006‐10‐01_2006‐10‐15.html. Acesso em: dezembro de 2015.)
“Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente." 

(Consumismo infantil. Um problema de todos. Disponível em: http://criancaeconsumo.org.br/consumismo‐infantil/.   Acesso em: dezembro de 2015.)

Pode‐se dizer que o fragmento anterior apresenta, em relação ao texto “Tempos loucos – Parte 2"

109 Q113089 | Matemática, Estatística descritiva, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Em um supermercado, a reposição de pacotes de arroz nesta segunda-feira, permitiu a construção da seguinte tabela de dados:
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Qual das alternativas representa o desvio médio?

110 Q540893 | Engenharia Civil, Engenheiro, MAPA, CONSULPLAN

A engenharia dos materiais tem como base a “ciência dos materiais”, que estuda os princípios físico-químicos dos materiais e sua viabilidade para aplicação nas mais diversas áreas da produção. De acordo com os princípios e propriedades dos materiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Materiais amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance. Podem, no entanto, apresentar uma ordenação de curto alcance.

( ) Polímeros: consistem em um ou mais tipos de material trabalhando juntos, sendo que as propriedades do conjunto são melhores do que a de um material individual.

( ) Vidros: considerados como super resfriados. Em temperaturas elevadas, os vidros formam líquidos verdadeiros, os átomos movem-se livremente e não há resistência para tensões de cisalhamento.

( ) Compósitos: compostos orgânicos baseados no carbono, hidrogênio e outros não metálicos. A estrutura molecular é muito grande, de baixa densidade, garantindo extrema flexibilidade.

A sequência está correta em

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