Questões de Concursos: COPESE UFT

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11 Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:

12 Q911202 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Cartago ficava no litoral mediterrâneo, perto da atual Túnis, defendida por um sólido circuito de muros com perímetro de 35 quilômetros (os muros que Roma construiu após a invasão dos gauleses tinham menos que a metade disso). Apenas quando Cipião Emiliano isolou a cidade do mar, cortando o acesso a suprimentos, foi que, depois de dois anos de cerco, os romanos conseguiram fazer o inimigo se render e então tomaram a cidade de assalto
Fonte: BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta, 2023, p. 205.
A partir da conquista de Cartago, Roma expande o seu domínio, contrapondo sua cultura e poderio militar no Mediterrâneo. A conquista final de Cartago ocorreu durante:

13 Q911183 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como o Documento Curricular do Tocantins (DCT-TO), são documentos de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Em relação à Matemática, o DCT-TO propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas. Estas unidades, Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao DCT-TO e às unidades temáticas:
I. A unidade temática Números no DCT-TO tem por objetivo desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. II. A unidade Probabilidade e Estatística propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos. III. A Álgebra envolve um conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico. Assim, nessa unidade temática estuda-se as formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais. IV. A unidade Grandezas e Medidas propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações problemas das ciências e da tecnologia por meio de dados estatísticos com o intuito de estudar reconhecer as formas geométricas e resolver equações algébricas, por meio de fatoração.
Assinale a alternativa CORRETA.

14 Q911197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em uma escola de ensino fundamental no Estado do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa abordar, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas”, abordando o objeto do conhecimento “Diversidade de ecossistemas: ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento, a professora pesquisou sobre possíveis metodologias para atender a habilidade e o objeto do conhecimento requeridos. Tendo por base o DCT, assinale a assertiva que não contempla a habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:

15 Q911200 | Biologia, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O professor Thiago, ao ensinar sobre o corpo humano para escolares do 8º ano da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda mencionou que o número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelos especialistas da área devido à complexidade do corpo humano, como, por exemplo, a interconexão e interdependência entre alguns sistemas. Após ter trabalhado alguns destes temas o professor Thiago notou que alguns estudantes estavam com muitas dúvidas, pois tinham apresentado um entendimento equivocado sobre o seguinte ao afirmar erroneamente que:

16 Q911211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Desde o final dos anos de 1980 as linguagens vêm ganhando destaque em publicações sobre o ensino de história no Brasil. Sob a denominação de ‘linguagens’ ou ‘novas linguagens’, o olhar do professor e do pesquisador do ensino de história tem se ampliado em busca de novas alternativas didáticas para a aula de história”
Fonte: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 97(adaptado).
Sobre a perceptiva do ensino e história, o debate sobre a inserção das novas linguagens correspondeu a um contexto em que:

17 Q911249 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à mediação e à gestão de conflitos na prática educativa e social, em uma perspectiva democrática, qual das seguintes opções a define CORRETAMENTE:

18 Q911207 | História, Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822 1831, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A historiografia sobre a preparação para a boa morte registra ser essa uma prática de longa data. No Brasil, no século XIX, ante à eminência da morte, dívidas antigas eram confessadas. Confessava-se dívidas nunca pagas às casas comerciais, caixeiros confessavam ter negociado indevidamente, há anos, com o dinheiro da esposa. Assim, a morte corrigia os declaradamente desonestos. Dessa forma, a morte:

19 Q911186 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para se ler um texto em língua estrangeira, podemos aplicar diferentes estratégias de leitura. Em relação às estratégias, analise as afirmativas abaixo.
I. Consists of having an idea about the content and goals of a reading text before starting to read. To do so, readers look at the title, subtitles, a picture or read the first sentence of each paragraph. II. Reading a text quickly to locate a specific fact or piece of information. This may be a date, a name or a figure. III. Readers relate the content of the passage to self, to other texts or to the world. IV. Making meaning of the text by reading between the lines and using personal knowledge. The aim is to construct meaning beyond what is literally expressed. V. Reading a text quickly to get its general idea of the content.
Fonte: https://www.myenglishpages.com (adaptado).
Assinale a alternativa que representa a ordem CORRETA das estratégias apresentadas nas afirmativas.

20 Q911192 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir e responda a questão.


Cultural stereotypes are fixed ideas that people have about what specific social groups or individuals are like, especially an idea that is wrong. Other terms that are associated with the term stereotype are prejudice and cliché. The term has a Greek origin: stereos means solid or firm and typos mean blow, impression, engraved, or mark. The term was first used in the printing business. The first modern English use of the term was in 1850, meaning “image perpetuated without change.”

Because stereotypes are standardized and simplified ideas of groups based on some prejudices, they are not derived from objective facts but rather from subjective and often unverifiable ideas. As Sociologist Charles E. Hurst states, “one reason for stereotypes is the lack of personal, concrete familiarity that individuals have with persons in other racial or ethnic groups. Lack of familiarity encourages the lumping together of unknown individuals”.

The existence of stereotypes may be explained by the need for groups of people to view themselves as more normal or superior to other groups. Consequently, stereotypes may be used to justify ill-founded prejudices or ignorance and prevent people of stereotyped groups from entering or succeeding in various activities or fields. The stereotyping group is, generally, reluctant to reconsider their attitudes and behavior towards the stereotyped group.

Stereotypes may affect people negatively. This includes forming inaccurate and distortedimages and opinions of people. Stereotypes may also be used for scapegoating or for making general erroneous judgments about people. Some stereotyping people may feel comfortable when they prevent themselves from emotional identification with the stereotyped group, which leads to xenophobic or racist behavior. Finally, another serious consequence of stereotypes is the feeling of inferiority that the stereotyped people may have, which may impair their performance.


Fonte: HURST, Charles. Social Inequality: Forms, Causes and Consequences. Boston: Pearson Education, 2007.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Estereótipos são ideias padronizadas e derivadas de fatos objetivos sobre grupos ou indivíduos que se comportam de maneira errada na sociedade. II. Vem do grego a origem do termo estereótipo, sendo que o uso do termo teve início no contexto do ramo gráfico. III. O sentimento de inferioridade é uma das consequências que as pessoas que sofrem por estereótipos podem vir a sentir. IV. Há pessoas que são estereotipadas porque, por vezes, aparentam se mostrar superiores a outras pessoas. V. Segundo o sociólogo Charles E. Hurst, a falta de familiaridade com indivíduos de outros grupos étnicos e raciais é uma causa para a construção de estereótipos.
Assinale a alternativa CORRETA.
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