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11 Q157294 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Três números inteiros estão em P.G. A soma destes números vale 13 e a soma dos seus quadrados vale 91. Chamando de n o termo do meio desta P.G, quantas comissões de n elementos, a Escola Naval pode formar com 28 professores do Centro Técnico Científico?

12 Q156966 | Inglês, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Which is the correct option to complete the sentence below?
My son is allergic to sea food. If he (1)__________________ shrimps, for example, his throat (2)_________________ immediately.

13 Q156755 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Um tanque de combustível tem a forma de um cilindro circular reto e sua altura mede três metros. O raio da base do cilindro vale, em metros, o dobro da soma dos cubos dos inversos das raízes da equacão: x4+4x3+8x2+8x+4=0. A área lateral do tanque, em m2,mede

14 Q157208 | Matemática, Termo geral, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Numa pirâmide regular cuja base é um quadrado, os números ?2 , o apótema a da base e a altura h da pirâmide formam, nesta ordem, uma progressão aritmética e a soma destes é 9 ?2. O valor da área da superfície total desta pirâmide é

15 Q156999 | Inglês, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Which of the alternatives below completes the sentence correctly?

Juliet and Romeo in the balcony scene: "Oh, Romeo, if my brother _________________________(1) us together, certainly he ______________________(2) you. Please, go away now."

16 Q157447 | Inglês, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

How can you reply to this statement? I had a difficult test yesterday.

17 Q157645 | Português, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Texto associado.

Leia com atenção o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Cultura clonada e mestiçagem
Eduardo Portela

Levantar hoje a questão da cultura é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais. Mas a cultura não pode mais, presentemente, construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.

Apesar de as culturas se manterem arraigadas em seus contextos nacionais, torna-se cada vez mais difícil acreditar que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". De fato, jamais nossas sociedades conheceram ruptura tão generalizada com tradições centenárias. Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, inclusive a do Estadonação, não constituiriam terrenos férteis para a cultura, ou seja, favoráveis à coexistência das diversidades. Um duplo obstáculo seria então evitado: a coesão domesticada e a uniformização artificial.

O primeiro obstáculo advém da fundamentação do modelo hegemônico de identificação em uma cultura única, total, dominante, integrativa. Esta era percebida como algo estático e definitivo. Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos: neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; levamos. muito tempo até perceber que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto. Conceber a cultura como um modo de exclusão conduz inevitavelmente à exclusão da cultura. Por isso, o tema da identidade cultural, que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.

Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional deixando-se dominar pela globalização e pela privatização. As identidades pós-nacionais que estão surgindo ainda não demonstraram sua capacidade de resistir à desigualdade, à injustiça, à exclusão e à violência. Subordinar a cultura a critérios elaborados nos laboratórios da ideologia dominante, que fazem a apologia das especulações na bolsa, dos avatares da oferta e da demanda, das armadilhas da funcionalidade e da urgencia,equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, a substituir a tensão criativa pelo estresse do mercado. Neste sentido, dois grandes perigos nos ameaçam. O primeiro é a tendência atual a considerar a cultura um produto supérfluo, quando, na realidade, ela poderia representar para as sociedades da informação o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais. Freqüentemente se esquece que reparar a fratura social exige que se pague a fatura cultural: o investimento cultural é também um investimento social.

O segundo perigo é o "integrismo eletrônico". Das fábricas e dos supermercados culturais emana uma cultura na qual o tecnológico tem tanta primazia que se pode considerá-la desumanizada.

Mas como "tecnologizar" a cultura reduzindo-a a um conjunto de clones culturais e pretender que ela continue a ser cultura? A cultura clonada é um produto abortado, porque, ao deixar de estabelecer vínculos, deixa de ser cultura. O vínculo é seu signo característico, sua senha de identidade. E esse vínculo é mestiçagem - portanto o oposto da clonagem. A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens. Em todas as partes onde se produziu, a mestiçagem manteve as filiações e forjou uma nova solidariedade que pode servir de antídoto à exclusão. Parafraseando Malraux, eu diria que o terceiro milênio será mestiço, ou não será.
(Texto apresentado na série Conferências do Século XXI, realizada em 1999, e publicado em O Correio da Unesco, jun., 2000)

Assinale a opção cujo termo sublinhado apresenta valor sintático identico ao da oração "...cujos efeitos só hoje avaliamos..." (3° § ).

18 Q157002 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

O aspirante João Paulo possui, em mãos, R$36,00 em moedas de 5,10,25 e 50 centavos. Aumentando?se em 30% a quantidade de moedas de 10, 25, e 50 centavos, o aspirante passou a ter R$ 46,65 . Quando o aumento da quantidade de moedas de 5, 10 e 25 centavos foi de 50% , o aspirante passou a ter R$44,00 em mãos. Considerando o exposto acima, a quantidade mínima de moedas de 50 centavos que o aspirante passou a ter em mãos é

19 Q156801 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Ao meio dia, o navio NE?Brasil encontra?se a 100 km a leste do navio Aeródromo São Paulo. O NE?Brasil navega para oeste com a velocidade de 12 km/h e o São Paulo para o sul a 10 km/h. Em que instante, aproximadamente, os navios estarão mais próximos um do outro?

20 Q157010 | Matemática, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Sejam:

i) r uma reta que passa pelo ponto (?3,?l) .
ii) A e B respectivamente os pontos em que r corta os eixos X e y.
iii)C o ponto simétrico de B em relação a origem.

Se o triângulo ABC é equilátero, a equação da circunferência de centro A e raio igual à distância entre A e C é

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