Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:
I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.
II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.
III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.
IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.
V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.
É CORRETO o que se afirma apenas nos itens
a) I, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, IV e V.
d) I, III e IV.
e) III, IV e V.