Questões de Concursos Públicos: IDESG

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Em qual das situações a seguir um Guarda Patrimonial deve utilizar o telefone público para contatar o Corpo de Bombeiros?

Acerca da análise linguística do vocábulo “conscientização”, assinale a alternativa INCORRETA.

Caso o cozinheiro se depare com uma panela cheia de óleo pegando fogo em cima do fogão, deve proceder da seguinte maneira:
Analise as afirmações a seguir sobre cuidados com a higiene do ambiente e boaspráticas na manipulação de alimentos e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:

▢É obrigatório manter as paredes, piso e teto conservados e sem descascamentos, goteiras,infiltrações, mofos e rachaduras nas cozinhas. ▢  A geladeira e o freezer devem ser limpos e descongelados regularmente. ▢As lixeiras não precisam, obrigatoriamente, de tampa, podendo ficar abertas durante a manipulaçãodo alimento, desde que após o preparo sejam limpas e o lixo embalado e posto para fora do ambiente.

Assinale a alternativa que completa corretamente os parênteses: 
Texto associado.

Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão.


Ensino médio pode passar por nova reforma em 2024.


    O Novo Ensino Médio (NEM), cujas regras começaram a ser aplicadas em 2022, pode ser substituído por outro modelo. A discussão sobre as mudanças, já iniciada no Congresso, deve continuar em 2024. Além de um projeto apresentado pelo Executivo (PL 5.230/2023), o ano também foi marcado por debates na Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino), que apresentou um relatório com recomendações de ajustes na lei.
    
    A reforma do Ensino Médio foi conduzida em 2017, durante o governo Michel Temer, mas as novas regras começaram a ser aplicadas em 2022 para parte dos alunos. A reforma alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, entre outros pontos, determina que disciplinas tradicionais passem a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Cada estudante também passou a montar a sua própria grade de ensino médio escolhendo os chamados “itinerários formativos”.

    Segundo o Ministério da Educação, muitos dos elementos da Lei 13.415, de 2017, que instituiu o NEM, não encontraram apoio de educadores e estudantes. A implementação do novo ensino médio está suspensa desde abril.

    Para críticos das mudanças, a adoção das novas regras foi feita sem o devido debate e poderia aprofundar desigualdades entre estudantes das redes pública e privada. O novo modelo, segundo especialistas, induz jovens de escolas públicas a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade e ofertados precariamente, já que muitas escolas não têm infraestrutura adequada.

    A mudança nas regras pode impactar a vida de quase 8 milhões de estudantes. Dados do último censo escolar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que, em 2022, 7,86 milhões de alunos se matricularam no ensino médio. Desse total, 6,89 milhões de matrículas foram em escolas públicas e 971 mil em escolas particulares. Se acompanhada a tendência de anos anteriores, o número de matrículas deve crescer no censo escolar de 2023, cujos resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/17/ensino-medio-pode-passar-por-nova-reforma-em-2024 (adaptado).

No trecho “O novo modelo, segundo especialistas, induz jovens de escolas públicas a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por:
Texto associado.

Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão.


Ensino médio pode passar por nova reforma em 2024.


    O Novo Ensino Médio (NEM), cujas regras começaram a ser aplicadas em 2022, pode ser substituído por outro modelo. A discussão sobre as mudanças, já iniciada no Congresso, deve continuar em 2024. Além de um projeto apresentado pelo Executivo (PL 5.230/2023), o ano também foi marcado por debates na Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino), que apresentou um relatório com recomendações de ajustes na lei.
    
    A reforma do Ensino Médio foi conduzida em 2017, durante o governo Michel Temer, mas as novas regras começaram a ser aplicadas em 2022 para parte dos alunos. A reforma alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, entre outros pontos, determina que disciplinas tradicionais passem a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Cada estudante também passou a montar a sua própria grade de ensino médio escolhendo os chamados “itinerários formativos”.

    Segundo o Ministério da Educação, muitos dos elementos da Lei 13.415, de 2017, que instituiu o NEM, não encontraram apoio de educadores e estudantes. A implementação do novo ensino médio está suspensa desde abril.

    Para críticos das mudanças, a adoção das novas regras foi feita sem o devido debate e poderia aprofundar desigualdades entre estudantes das redes pública e privada. O novo modelo, segundo especialistas, induz jovens de escolas públicas a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade e ofertados precariamente, já que muitas escolas não têm infraestrutura adequada.

    A mudança nas regras pode impactar a vida de quase 8 milhões de estudantes. Dados do último censo escolar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que, em 2022, 7,86 milhões de alunos se matricularam no ensino médio. Desse total, 6,89 milhões de matrículas foram em escolas públicas e 971 mil em escolas particulares. Se acompanhada a tendência de anos anteriores, o número de matrículas deve crescer no censo escolar de 2023, cujos resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/17/ensino-medio-pode-passar-por-nova-reforma-em-2024 (adaptado).

Com base no texto, pode-se afirmar que a reforma do Ensino Médio conduzida em 2017 teve como objetivo(s):
I. Introduzir o ensino de novas disciplinas isoladas. II. Agrupar disciplinas tradicionais em áreas do conhecimento. III. Aumentar a carga horária das disciplinas de matemática e ciências.
Das assertivas, pode-se afirmar que:

Um novo serviço de viagens foi lançado através de um aplicativo para smartphones. O serviço informava que os novos clientes teriam 10 viagens com um valor promocional: seria cobrada uma taxa de R$ 8,50 fixas, além de uma taxa variável a depender do nível do carro (dividido em quatro níveis, considerando fatores como ar-condicionado, espaço interno, entre outros), bem como R$ 0,20 para cada 100 metros percorridos. A tabela a seguir apresenta os valores da taxa variável:


Nível do Carro

Taxa Variável

Nível do Carro

Taxa Variável

Mini

R$ 1,50

Plus

R$ 3,75

Standart

R$ 2,25

Platina

R$ 6,00



Se um novo cliente utilizará sua primeira viagem em um Carro Plus, qual das alternativas apresenta a equação F, dependente de ‘k’, que traz o valor da viagem, sendo ‘k’, o número de quilômetros da viagem? (Considere 1km = 1.000 metros).

Considere que existem dois conjuntos, os quais são formados por números naturais, ou seja, números maiores ou iguais a zero, e que não são fracionados. O primeiro conjunto, K, é formado somente por números ímpares e que tais números estão compreendidos entre o primeiro número natural que possui o algarismo 5 em sua composição, e o terceiro número natural que possui o algarismo 1 em sua composição. O segundo conjunto, W, é formado por números que são maiores do que 10 e menores do que o seu próprio dobro. A partir dessas informações, quantos elementos terá o conjunto resultante da intersecção entre K e W?

Em relação ao estoque de alimentos não perecíveis, qual é a prática recomendada para manter a qualidade e segurança dos alimentos?