Questões de Concursos: NC UFPR

Prepare-se para a prova com questões de NC UFPR de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q485261 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Quantos centímetros são necessários para representar uma feição linear de 7,2 km (escala real) na escala 1:63.000 (escala cartográfica)?

12 Q483799 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Um topógrafo, contratado para determinar o desnível entre um terreno e uma mina d?água, posicionou uma mira sobre o cano de escoamento de água da mina e realizou leitura igual a 0,219. Posicionou outra mira na entrada do terreno e realizou leitura igual a 2,011. Assinale a alternativa que representa o desnível entre a mina (ré) e o terreno (vante).

13 Q483927 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR

O sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), utilizado para o mapeamento sistemático brasileiro, é empregado para a confecção de produtos cartográficos por parte da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o sistema UTM, assinale a alternativa INCORRETA.

14 Q321692 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

15 Q483158 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Considerando o erro gráfico de 0,2 mm, assinale a alternativa que apresenta a precisão gráfica das escalas 1:45.000, 1:120.000 e 1:230.000, respectivamente.

16 Q324251 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

17 Q169789 | , Biólogo, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR

O Programa Nacional de Educação Ambiental apresenta diretrizes e objetivos que fundamentam as ações de educação ambiental, tendo em vista o cenário de ameaças crescentes à biodiversidade, o desenvolvimento desordenado, a poluição ambiental e um quadro de exclusão e injustiças sociais. Levando em consideração que as estratégias de enfrentamento da problemática socioambiental são diversas e previstas em linhas de ação, assinale a alternativa correta.

18 Q333710 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

As dimensões de um retângulo são numericamente iguais às coordenadas do vértice da parábola de equação f(x) = x2 + 2x + 8. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta para a área do retângulo.

19 Q170288 | , Biólogo, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR

Para calcular o número de indivíduos de uma espécie de roedor que está presente em um parque público, um biólogo utilizou a técnica de amostragem de marcação-recaptura. Na primeira avaliação das armadilhas colocadas na área, foram capturados e marcados 40 indivíduos. Duas semanas depois, 50 animais foram capturados, sendo que, destes, cinco estavam marcados. Com base nesses dados, pode-se estimar corretamente que o tamanho da população naquela região é de:

20 Q341383 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Profissional de Nível Universitário Jr, ITAIPU Binacional, NC UFPR

Com relação aos anagramas da palavra ITAIPU, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Há 360 anagramas distintos.

( ) Há 30 anagramas distintos em que as duas consoantes estão juntas.

( ) Há 24 anagramas que começam e terminam com a letra I.

( ) Há 200 anagramas em que as letras I estão separadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.