Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Catas Altas MG

Encontre aqui questões Prefeitura de Catas Altas MG de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No texto Avaliação de políticas, programas e projetos sociais, Ivanete Boschetti apresenta alguns aspectos para análise e avaliação das políticas sociais. Para essa autora, não faz(em) parte do aspecto Configuração e abrangência dos direitos e benefícios, o(s) seguinte(s) indicador(es):

Os autores do texto Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias afirmam que a participação social nos processos de deliberação das políticas sociais vem evoluindo ao longo do tempo.

A respeito dessa evolução, assinale a alternativa correta.

Catas Altas participou da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em outubro e novembro de 2019, tendo priorizado, depois das crianças entre seis meses e cinco anos de idade, os jovens adultos entre 20 e 29 anos.


O foco nesse grupo se justifica porque

Segundo o texto Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, a teoria social de Marx, matriz teórico-metodológica que orientou o debate profissional do Serviço Social nos anos 1980, traz algumas ideias basilares.

Com relação a essas ideias, assinale a alternativa incorreta.

  INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.



Milhares de pessoas adotam em Madri o
Considerando que a Lei Orgânica do Município de Catas Altas traz algumas disposições específicas sobre a alienação e aquisição de bens públicos, assinale a alternativa correta.

A Lei Orgânica do Município de Catas Altas prevê vedações ao acúmulo remunerado de cargos públicos.

No entanto, caso haja compatibilidade de horários, poderão ser cumulados

  INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.



Milhares de pessoas adotam em Madri o

  INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


Mudança climática está acabando com

oxigênio dos oceanos, diz relatório


Rio — As mudanças climáticas e acidificação estão acabando com o oxigênio dos oceanos e ameaçam muitas espécies, de acordo com o maior estudo sobre o assunto publicado neste sábado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), no momento em que ocorre, em Madri, a Conferência do Clima da ONU (COP25).

A taxa global de oxigênio nos oceanos diminuiu cerca de 2% entre 1960 e 2010, segundo o relatório. A perda das reservas de oxigênio pode ser de 3 a 4% até 2100 se as emissões continuarem aumentando no ritmo atual.

As conclusões indicam que a perda de oxigênio “constitui uma ameaça crescente para a pesca e para alguns grupos de espécies como atuns, marlins e tubarões”, segundo a IUCN, que mantém uma “lista vermelha” de referência sobre as espécies ameaçadas no mundo.

“À medida que os oceanos perdem o oxigênio pelo aquecimento, o delicado equilíbrio da vida marinha enfraquece”, disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da IUCN.

A desoxigenação é explicada principalmente por dois fenômenos: o aumento “de nutrientes dos continentes e dos depósitos de nitrogênio derivados do uso de combustíveis fósseis” e “o aquecimento das águas oceânicas devido às mudanças climáticas”.

A IUCN analisou 700 lugares no mundo, geralmente perto da costa ou em mares semifechados, com baixa taxa de oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960. 



Disponível em: <http://twixar.me/J4vT>.

Acesso em: 9 dez. 2019 (Adaptação).


  INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.



Milhares de pessoas adotam em Madri o