Em consulta de enfermagem uma mulher de 40 anos, foram identificados os seguintes diagnósticos:
a) Déficit de conhecimento sobre se preparo para a realização do exame de colpocitologia oncótica.
b) Integridade tissular prejudicada caracterizada por lesão ectópica no colo uterino relacionada à fatores mecânicos de exposição (vida sexual ativa).
c) Incontinência urinária, por pressão caracterizada por perda de urina aos esforços, relacionada à cistocele.
d) Disfunção sexual caracterizada pela verbalização de dispareunía e ausência de prazer relacionada a problemas de relacionamento com o companheiro.
e) Conforto alterado relacionado à hipermenorragia e metrorragia decorrentes de miomatose uterina.
Com relação aos diagnósticos apresentados, dentre outras intervenções, a mulher deve ser orientada a:
a) Abster-se de relações sexuais, não estar menstruada e interromper o uso de pomadas ou qualquer outro tratamento local, nos sete dias que antecedem a coleta do exame colpocitológico.
b) Manter higiene genital, utilizar cremes vaginais antissépticos, usar preservativos como forma de prevenção das DST/AIDS e realizar conização.
c) Realizar os exercícios de Hoffmann para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e procurar urinar a intervalos maiores de forma a esvaziar toda a bexiga e prevenir infecções urinárias.
d) Procurar controle/tratamento hormonal das manifestações da miomatose e prevenir dieteticamente o aparecimento de discrasias ocasionadas pelas perdas sangüíneas.
e) Avaliar e discutir com seu companheiro os fatores que ocasionam dificuldades sexuais, explorando questões e medos associados ao sexo e procurar ajuda especializada.