Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, em relação às estruturas aditivas, apresentam quatro idéias de adição a serem trabalhadas em sala de aula: 12
Idéia A : idéia de combinar estados para obter um outro.
Idéia B : idéia de transformação.
Idéia C : idéia de comparação.
Idéia D : idéia de composição de transformações.
Esse documento mostra ainda exemplos de problemas associados a cada uma dessas idéias:
Problema 1 : Hoje Carlos mede 1,83 m de altura. Neste último ano ele cresceu 7 cm. Qual era sua altura há um ano?
Problema 2 : Carlos pesa 65,5 kg e Paulo pesa 7,5 kg a mais que Carlos. Qual é o peso de Carlos?
Problema 3: os resultados de uma pesquisa sobre os esportes preferidos pelos alunos de uma escola indicam que 2/5 preferem futebol, 1/4 prefere voleibol, 1/3 prefere basquete e os demais não optaram por nenhuma dessas modalidades. Qual é a fração do total de alunos que indica a opção por esses três esportes?
Problema 4 : no início de um jogo Ricardo tinha um certo número de pontos. No decorrer do jogo ele ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25 pontos. O que aconteceu com seus pontos no final do jogo?
Associando cada idéia a cada um dos problemas podemos obter a seguinte relação:
a) A-3, B-2, C-1 e D-4.
b) A-1, B-2, C-3 e D-4.
c) A-3, B-1, C-2 e D-4.
d) A-4, B-3, C-2 e D-1.
e) A-4, B-1, C-2 e D-3.