Considerando os termos da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para o ensino da Língua Portuguesa nos
anos iniciais do Ensino Fundamental, relacione
corretamente os objetos de conhecimento com as
respectivas habilidades apresentadas a seguir, numerando
os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Leitura de imagens em narrativas visuais;
2. Reconstrução das condições de produção e recepção de
textos;
3. Contagem de histórias;
4. Estratégia de leitura;
5. Formação do leitor literário.
( ) Recontar oralmente, com e sem apoio de
imagem, textos literários lidos pelo professor.
( ) Localizar informações explícitas em textos.
( ) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e
tirinhas, relacionando imagens e palavras e
interpretando recursos gráficos (tipos de balões,
de letras, onomatopeias). ( ) Reconhecer que os textos literários fazem parte
do mundo do imaginário e apresentam uma
dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio
artístico da humanidade.
( ) Identificar a função social de textos que circulam
em campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,
reconhecendo para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se
destinam. A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 4, 5, 3, 2, 1.
b) 3, 4, 1, 5, 2.
c) 2, 5, 4, 3, 1.
d) 1, 4, 3, 2, 5.