Questões de Concursos: UECECEV

Prepare-se para a prova com questões de UECECEV de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q903235 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na infância o desenvolvimento motor é evidenciado pela aquisição de amplas habilidades motoras que possibilitam um gradativo domínio de seu corpo em diferentes posturas. O desenvolvimento motor não depende apenas de aspectos biológicos de crescimento e maturação, mas de experiências vividas pelo indivíduo e das relações com o ambiente que o cerca. A respeito da Fase Motora Fundamental, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A fase do movimento fundamental corresponde ao período do desenvolvimento motor em que as crianças estão explorando o ambiente, experimentando as diversas possibilidades de movimentos e desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais. ( ) As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar) e de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio). ( ) Dos dois aos seis anos de idade a criança se encontra na fase motora fundamental. ( ) O desenvolvimento de habilidades motoras é amplamente afetado pelo contexto, então faz-se necessário que a criança seja exposta a variados estímulos ambientais e corporais para o melhor desenvolvimento dessas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

42 Q903249 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O trabalho com as competências socioemocionais auxilia no desempenho acadêmico e cognitivo dos alunos. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza o ensino para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Considerando as competências socioemocionais, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo.

( ) Exercitar a curiosidade intelectual como estratégia para o desenvolvimento do raciocínio, convidando ao questionamento e à análise crítica. ( ) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender e explicar a realidade e colaborar com a construção de uma sociedade justa. ( ) Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. ( ) Refletir sobre a importância do conhecimento não apenas na esfera intelectual, mas também cultural, social, física e emocional.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

43 Q903250 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Tendo como referência o ensino para o desenvolvimento de competências socioemocionais, analise as seguintes afirmações:

I. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar. II. Mudanças de postura são sentidas na sala de aula, os alunos se tornam mais responsáveis, focados e organizados, sendo protagonistas de seu aprendizado. III. Estudantes com essas competências mais desenvolvidas apresentam rendimentos melhores do que seus colegas em Matemática e Língua Portuguesa.

Sobre essas afirmações, é correto dizer que

44 Q903255 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, p. 328) em relação ao ensino de História:

“Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história”.

Para tanto, de acordo com a BNCC (2017), os professores devem assumir processos pedagógicos diante dos objetos históricos que incluem ações de

45 Q903256 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando os graus e modos de interação disciplinar, segundo Jantsch (1979), numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Interdisciplinaridade; 2. Transdisciplinaridade.

( ) Sistema de níveis e de objetivos múltiplos. ( ) Sistema de dois níveis e de objetivos múltiplos. ( ) Cooperação procedendo de nível superior. ( ) Coordenação com vistas a uma finalidade comum dos sistemas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

46 Q903258 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Com relação à Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz o destaque para quatro eixos, a saber: Oralidade; Análise Linguística/Semiótica; Leitura/Escuta; e Produção de Textos. Considerando a forma como cada um desses eixos é caracterizado no âmbito da BNCC, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No eixo Oralidade, aprofundam-se o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais. ( ) No eixo Produção de Textos, amplia-se o letramento pela progressiva incorporação de estratégias de produção de textos de diferentes gêneros textuais. ( ) No eixo Leitura/Escuta, sistematiza-se a alfabetização, particularmente nos dois primeiros anos, e desenvolvem-se, ao longo dos três anos seguintes, a observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens e seus efeitos nos discursos. ( ) No eixo Análise Linguística/Semiótica, amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

47 Q903259 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais. Dentre as opções apresentadas a seguir, assinale a que contém somente temas e/ou conteúdos transversais.

48 Q903260 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando os termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, relacione corretamente os objetos de conhecimento com as respectivas habilidades apresentadas a seguir, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Leitura de imagens em narrativas visuais; 2. Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; 3. Contagem de histórias; 4. Estratégia de leitura; 5. Formação do leitor literário.

( ) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. ( ) Localizar informações explícitas em textos. ( ) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). ( ) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. ( ) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

49 Q903384 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

As tendências pedagógicas da Educação Física Escolar no Brasil apresentam grande relação com a história vivida no país. A tendência marcada por ocorrer no período da ditadura militar, entre os anos de 1964 e 1985, foi a tendência
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.