As avaliações, em um passado não distante, serviam
apenas para julgar e rotular os alunos; pior ainda, eram
instrumentos de punição. Hoje, ao contrário, é entendida
como uma possibilidade de conhecer melhor o aluno no
que se refere às suas dificuldades e potencialidades, assim
como um meio de compreender se as metodologias de
ensino utilizadas pelos professores estão sendo resolutivas.
Considerando as possibilidades de avaliação apresentadas a
seguir, assinale a afirmação verdadeira.
a) A avaliação diagnóstica tem por objetivo informar e
verificar o aprendizado dos alunos, da turma e da escola
como um todo ao final de um processo de
aprendizagem.
b) A avaliação formativa é realizada durante todo o
processo das aulas a fim de verificar se a forma como o
conteúdo está sendo transmitido faz com que seja
absorvido pelos alunos.
c) A avaliação continuada é realizada sempre no início de
um processo, para obter os dados e informações
necessários na construção do planejamento de ensino.
d) A avaliação somativa é realizada no início e no final de
um processo de ensino, para comparar o aluno em
relação aos colegas.