Questões de Concursos: UEG NÚCLEO

Prepare-se para a prova com questões de UEG NÚCLEO de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q175211 | Direito Constitucional, Forças Armadas e Segurança Pública, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

São atribuições da Polícia Federal:

72 Q172754 | Informática, Correio eletrônico, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

A difusão do uso de e-mail facilitou os processos de investigação. A atividade de busca de informações passou a ter como oportunidade o acesso a um grande reduto de dados: o histórico constante nas caixas de e-mail.
Entretanto, existem ainda restrições como a seguinte:

73 Q178630 | Direito Administrativo, Licitação, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

A Lei n. 8.666/93, que instituiu normas para licitação e contratos da Administração Pública, prevê regras acerca da contratação direta. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

74 Q177381 | Direito Civil, Direito de Família, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

O ordenamento jurídico brasileiro, buscando acolher diferentes condições de vida em comum que se apresentam na sociedade, reconhece a situação jurídica denominada posse de estado de casados. Considerando-se tal situação, é CORRETO afirmar:

75 Q174713 | Informática, Segurança da Informação, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

Sobre fundamentos de segurança da informação e programas maliciosos, é CORRETO afirmar:

76 Q175466 | Direito Penal, Culpabilidade, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

A Constituição Federal expressamente previu no art. 5º, XLV, que nenhuma pena passará da pessoa do condenado, alçando a status constitucional o princípio do nullum crime sine culpa (não há crime sem culpa).

Nessa perspectiva, afirma-se:

I. Ao vedar toda forma de responsabilidade pessoal por fato de outrem, a Constituição expressou o princípio segundo o qual a aplicação da pena pressupõe a atribuibilidade psicológica de um fato delitivo à vontade contrária ao dever do indivíduo.

II. A culpabilidade deve ser analisada sob três perspectivas, quais sejam, da responsabilidade pessoal, da responsabilidade subjetiva e da função de limitação e garantia do cidadão ao poder punitivo estatal.

III. A teoria psicológica da culpabilidade pauta-se pela idéia de que a culpabilidade não passa de um mero vínculo de caráter psicológico, que une o autor ao fato por ele praticado, sendo que o dolo e a culpa são espécies dessa relação psicológica que tem, por pressuposto, a imputabilidade do agente.

IV. Para a teoria finalista da culpabilidade, dolo e culpa são corpos estranhos na culpabilidade, que consistiria na reprovabilidade da conduta ilícita de quem tem capacidade genérica de entender e querer e podia, nas circunstâncias em que o fato ocorreu, conhecer a sua ilicitude, sendo-lhe inexigível comportamento que se ajuste ao direito.

Assinale a alternativa CORRETA:

78 Q175040 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

Quanto aos contratos administrativos regidos pela Lei n. 8.666/93, é CORRETO afirmar:

79 Q177789 | Direito Constitucional, Família, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

O direito de família brasileiro funda-se na Constituição Federal, sendo informado por princípios que lhe são próprios e que promovem a proteção da unidade familiar, reconhecendo nela relevante instituição social. Dentre esses, o princípio da autonomia familiar integra o sistema normativo brasileiro, garantindo a liberdade de exercício inerente ao poder familiar. Com relação ao referido princípio, é CORRETO afirmar:

80 Q175148 | Direito Constitucional, Administração pública, Delegado de Polícia, PC GO, UEG NÚCLEO

É aplicável às empresas públicas e às sociedades de economia mista e suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços o seguinte preceito:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.