Questões de Concursos: UFCG

Prepare-se para a prova com questões de UFCG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101 Q170184 | Matemática, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

Um determinado antibiótico (na forma de suspensão oral) deve ser ingerido na quantidade de 2 mg por quilograma de massa corporal. Sabendo que sua concentração é igual a 10 mg/ml, quantos ml desse antibiótico devem ser prescritos para um paciente que pesa 60 kg?

102 Q254940 | Português, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Texto associado.

Com base no texto a seguir, responda às questões de 12 a 16.

Ao longo da História, as possibilidades de sucesso na vida de uma pessoa estiveram quase sempre predeterminadas por seu local de nascimento. Uma criança oriunda de uma sociedade abastada tinha mais chances de ter uma vida melhor do que a mais inteligente e talentosa criança nascida em um país menos favorecido. É possível que isso ainda seja realidade, mas em escala menor que antes. O que mudou foi o fato de a tecnologia da informação tornar o acesso à informação e às transações comerciais muito mais fácil, mesmo para quem vive em regiões remotas. Estão se abrindo as oportunidades para que um número maior de pessoas participe da economia global independentemente de sua origem. Em breve – se já não agora – as probabilidades de sucesso de um indiví- duo com excelente formação na China, na Índia ou em qualquer outro país, superarão o potencial de um indivíduo não-capacitado da Europa ou dos Estados Unidos. Embora essa tendência possa causar um problema competitivo para as economias mais avançadas, ela tirará bilhões de pessoas da pobreza e criará um mundo mais estável, pacífico e justo. Para prosperar e vencer nesta nova realidade, os países desenvolvidos e os em desenvolvimento precisam se concentrar em aumentar o potencial produtivo de sua força de trabalho. Uma maneira de fazer isso é investir na tecnologia da informação. A vantagem competitiva pode advir do aprimoramento da força de trabalho pelo investimento em educação ( Gates, Bill. Revista Época, 26 de maio de 2008, p.128).

A palavra "mesmo" (2º §) denota

103 Q259446 | Português, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Texto associado.

Responda às questões 1 a 8 com base no texto I, a seguir.

Ética no trabalho

O comportamento qualificado como bom ou mal está ligado a maneira de ver e agir de cada pessoa. A ética está ligada a verdade e este é o primeiro passo para aproximar-se do comportamento correto. No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito. Na verdade não há fórmula matemática que nos responda, com toda certeza, qual deve ser a atitude ética diante das circunstâncias que a vida profissional nos impõe, mas na dúvida, decida-se pelo correto. Segundo o filósofo alemão Kant, a única coisa certa em qualquer situação é a "boa vontade", que podemos entender também como boa intenção. Traduzindo em linguagem mais simples, ética é a ciência da moral. E por sua vez, moral é a parte da Filosofia que trata dos costumes e deveres do homem. A missão da ética é explicar a moral efetiva e nesse sentido pode influir na própria moral. A moral é constituída por atos humanos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto. A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos, entre outros membros da comunidade em geral. A conduta do profissional inevitavelmente repercutirá na maneira como ele mesmo será tratado pelos demais, e isso formará uma boa ou má imagem profissional. As falhas éticas no ambiente de trabalho muitas vezes ocorrem por desconhecimento, por ingenuidade, por alienação e por descuido. Ou seja, nem sempre essas falhas estão associadas ao mau caráter do profissional. Na maioria dos esquemas de corrupção, pessoas desavisadas são usadas como vítimas. Além disso, em muitas situações a pessoa pode se envolver em problemas éticos sem dimensionar o resultado futuro de sua conduta inapropriada. A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

(http://www.revistasalute.com.br. Acessado em 24 de julho de 2008)

A leitura do texto possibilita várias inferências, EXCETO:

104 Q170947 | Informática, Windows XP, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

O Windows XP permite que o usuário configure o mouse de acordo com suas necessidades. Esta opção é acessível a partir de um ícone localizado em:

105 Q169795 | Informática, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

Um _____________________ é um método para armazenar e organizar arquivos de computadores, permitindo fácil acesso a estes arquivos. Escolha a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

106 Q169262 | Informática, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

Uma forma de identificar um arquivo é através de sua extensão. Escolha a alternativa cujo tipo de arquivo não corresponde à extensão apresentada.

107 Q171985 | Português, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

Assinale a alternativa em que o termo "que" exerce função semelhante ao "que" em destaque a seguir "... transforma-se em crime que assombra as famílias..." (3º§).

108 Q917027 | Português, Redação, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Leia o excerto abaixo:


“[...] Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. [...]”.


Considerando a ordem das palavras no trecho “decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades”, assinale a opção que mantém o sentido original da frase sem alterar significativamente a ênfase das informações.

109 Q917192 | Engenharia Civil, Desenho Técnico na Engenharia Civil, Técnico em Edificações, UFCG, UFCG, 2025

Atualmente, a indústria da construção está num avançado processo de transição do CAD (Computer Aided Design) tradicional para o sistema BIM (Building Information Modeling). Acerca deste tema, veja as informações abaixo:

I - A tecnologia CAD é baseada em documentos que usam desenhos em 2D, no máximo, em perspectivas usando pontos, linhas, polígonos elementares e planos, por exemplo.
II - O Sistema BIM se baseia em modelos inteligentes, que fornecem os desenhos de plantas, cortes, vistas, perspectivas em um mesmo modelo.
III - Embora o Sistema BIM apresente ferramentas modernas, a tecnologia CAD garante uma confiabilidade maior aos projetos.

A partir das informações é CORRETO concluir o que se afirma em:

110 Q917133 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A produção agropecuária é umas das atividades mais importantes no cenário mundial, destacando-se pela produção de alimentos, fibras e bioenergia. Em contrapartida, também gera uma quantidade enorme de resíduos que sempre foram considerados como material sem valor econômico e altamente poluidor do meio ambiente. Entretanto, atualmente, tecnologias permitem o aproveitamento destes resíduos, que não apresentem contaminantes nocivos à saúde, de forma a gerarem novos produtos, naquilo que se convencionou chamar de economia circular ou bioeconomia. Em relação aos resíduos vegetais podemos verificar uma grande diversidade e complexidade química, o que permite a destinação à produção de diferentes produtos finais como energia, alimentos, produtos químicos e materiais. Podemos separar os resíduos em quatro tipos principais: oleaginosas, sacarídeas (ou açucaradas), amiláceas e lignocelulósicas. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Todo e qualquer resíduo da agropecuária pode ser aproveitado para gerar novos produtos para o consumo.
II - Resíduos vegetais oleaginosos podem ser oriundos da extração de óleos vegetais de diferentes espécies de plantas.
III - Os resíduos vegetais podem gerar mais de um produto final, por apresentarem uma constituição diversificada em sua composição.

A partir do apresentado é CORRETO concluir o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.