Questões de Concursos: UFCG

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121 Q917136 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A análise de solo é uma etapa de grande importância na produção agrícola, pois fornecerá informações químicas e físicas sobre a condição do solo de cultivo e, a partir destas, como realizarmos as adequações de acordo com a cultura a ser implantada. O primeiro passo é a amostragem do solo, um ponto de grande importância. Ela necessita ser representativa de toda a área a ser implantada, uma vez que, uma amostragem realizada de forma errada pode comprometer todo o desenvolvimento da cultura. Requisitos técnicos devem ser seguidos para se dividir as áreas e realizar uma amostragem correta de solos, assim como, pontos importantes devem ser considerados a fim de garantir a representatividade do terreno. Entre os requisitos técnicos a serem considerados, podemos citar: características físicas dos solos, topografia, manejo da área, drenagem e vegetação pré-existente. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – O manejo da área a ser amostrada influencia pouco na metodologia, visto que, somente as camadas superficiais do solo são revolvidas.
II – Em áreas com o mesmo tipo de solo, terrenos elevados podem ser amostrados junto com as partes mais baixas.
III – Áreas com vegetação diferentes em cobertura de solo influenciam as características físicas e químicas do solo.

A partir das proposições é CORRETO concluir o que se afirma em:

122 Q917141 | Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A qualidade das sementes de plantas cultivadas está atrelada a diversos fatores, relacionados desde sua produção, passando pelo processamento e armazenamento. Vários testes são realizados a fim de definir a qualidade de lotes de sementes a serem utilizadas para novos plantios. O teste de pureza tem como objetivo determinar a composição percentual por peso, a identidade das diferentes espécies de sementes, do material inerte da amostra e, por inferência, do lote de sementes. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - São consideradas puras todas as sementes e/ou unidades de dispersão pertencentes à espécie em exame.
II - Na classificação de outras sementes devem ser incluídas as unidades de dispersão de qualquer outra espécie de planta que não aquela da semente pura.
III - Classificados como material inerte deve incluir todos os outros materiais e estruturas não definidas como semente pura ou outras sementes.

A partir do texto é CORRETO concluir o que se afirma em:

123 Q917175 | Contabilidade Pública, Depreciação, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.
As informações abaixo servirão de base para responder à questão.


Considere que a UFCG adquiriu um trator novo, para uso, pelo valor de R$ 200.000,00. Esse trator será utilizado em serviços internos do campus de Pombal ao longo de toda a sua vida útil, e, ao final desse tempo, estima-se que será vendido por R$ 25.000,00, com uma despesa estimada de venda de 20% desse valor. A UFCG irá utilizar o método de depreciação linear para esse trator e a taxa a ser utilizada será a da depreciação fiscal.
Considerando a vida útil normalmente definida para tratores na legislação brasileira, a taxa de depreciação anual a ser utilizada no cálculo dos lançamentos de depreciação desse trator será de:

124 Q917024 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Com base no fragmento do conto apresentado, assinale a alternativa CORRETA sobre o sentimento predominante da narradora ao refletir sobre a cor dos olhos de sua mãe:

125 Q917113 | Administração Geral, Missão, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre as características da Visão Organizacional:

I - Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva.
II - Idealização de um futuro desejado para a empresa.
III - Articulação das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro.

A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:

126 Q917122 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O milho é cultivado no Brasil em três períodos: safra de verão, safrinha ou safra de outono; e a última nos meses de maio a junho, principalmente nos estados do Nordeste. Na safra de 2011/2012 a área de milho safrinha superou a de verão. Empresas do setor de sementes investiram no desenvolvimento de cultivares que apresentassem duplicidade de adaptabilidade e produtividade, tanto para safra de verão, como para safrinha. Diversas empresas continuam mantendo seus projetos de desenvolvimento de cultivares destinadas estritamente para safra de verão ou safrinha, posicionando seus materiais para épocas específicas. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O cultivo de materiais de milho com dupla aptidão de plantio, safra de verão ou safrinha, permite uma maior disponibilidade de variedade de materiais no mercado.

PORQUE

II - As cultivares presentes atualmente no mercado podem ser semeadas tanto em primeira (verão) quanto em segunda safra (safrinha), principalmente pela ampla adaptabilidade e estabilidade dos híbridos para essas épocas de semeadura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

127 Q917125 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O fitormônio etileno (C2H4) é responsável por regular diversas etapas fisiológicas de desenvolvimento da planta, além da maturação e senescência da planta e seus órgãos. Muitos pesquisadores o consideram como o “hormônio do amadurecimento”, por conta do papel fundamental nos processos de amadurecimento de frutos. As diferentes espécies de frutíferas podem apresentar taxas de síntese de etileno variáveis conforme o tipo de amadurecimento de seus frutos. Existem frutos que não são capazes de produzir o fitormônio em quantidade suficiente caso sejam destacados da planta, enquanto, em outras espécies essa produção não é afetada mesmo se colhido e separado da planta. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Espécies de frutíferas que produzem frutos que podem ser colhidos em completa maturação fisiológica e continuam o processo de amadurecimento fora da planta.

PORQUE

II – Os frutos produzem uma quantidade de etileno muito elevadas durante o processo de amadurecimento por exemplo: banana, abacate e manga.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

128 Q917137 | Agropecuária, Manejo do Solo, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Quando há necessidade de se realizar a verificação de algum parâmetro de um alimento produzido na indústria, ou nas áreas de cultivo, se torna impossível a verificação laboratorial de todo o lote ou produto gerado. Por isso se deve realizar uma amostragem, ou seja, uma série sucessiva de etapas operacionais específicas para que a amostra seja realmente representativa do todo. Em laboratório, nem toda amostra será analisada, o que torna o processo de amostragem ainda mais importante. Frações serão utilizadas para as diferentes análises e outra parte será armazenada como contraprova, caso haja a necessidade de repetir alguma análise ou ocorra perda de material no processo analítico. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Seguindo critérios técnicos, várias amostras serão coletadas e unidas para formar a amostra bruta, que deve ser uma réplica, em ponto reduzido, do universo considerado para análise.

PORQUE

II – Na análise laboratorial a amostra bruta será ainda reduzida, conforme o tipo de produto, em uma fração denominada amostra de laboratório, que deverá continuar sendo representativa do universo considerado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

129 Q917147 | Agropecuária, Manejo de Pragas e Patógenos, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A resistência em pragas de grãos armazenadas no Brasil tem assumido grande importância nos últimos anos. Já foram detectadas raças resistentes aos inseticidas químicos usados para seu controle, evidenciando a necessidade urgente de fazer manejo integrado de pragas no armazenamento. Nesse contexto, as principais pragas de grãos armazenados são:

130 Q917158 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Instrução Normativa n.º 1.234, de 11 de janeiro de 2012, e suas atualizações dispõem sobre a retenção de tributos incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações, empresas públicas federais, sociedades de economia mista e demais entidades que menciona, e pelos órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações. Para atender às determinações dessa legislação, a UFCG, ao efetuar pagamentos a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras de construção civil, fica obrigada a efetuar a retenção, entre outros tributos, da CSLL. O valor da CSLL a ser retido será determinado mediante a aplicação da alíquota de:
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