Questões de Concursos: UFCG

Prepare-se para a prova com questões de UFCG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

211 Q917127 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A classificação de um produto de origem vegetal permite estabelecer padrões de qualidade que facilitarão a comercialização e o entendimento entre compradores e produtores. O feijão é consumido em todas as regiões do país, sendo base da alimentação da população brasileira. Como outros produtos vegetais, o feijão também possui legislação específica para determinar seus padrões de qualidade. Entre os dois grupos podemos considerar desde sua morfologia, onde serão determinadas suas classes, até a determinação das porcentagens de seus defeitos, como danos causados por pragas, danos físicos, dentre outros, que permitirão a classificação quanto ao tipo do feijão. Considerando as informações sobre a classificação dos grãos de feijão, podemos afirmar que:

212 Q917129 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O cultivo da cana-de-açúcar está presente no país desde o período colonial. O processamento tem como finalidade principal a produção de etanol e açúcar no país. A qualidade da cana-de-açúcar influencia diretamente nos atributos dos produtos gerados, por isso, hoje em dia, toda usina possui um setor específico destinado ao controle da qualidade, geralmente relacionado a um laboratório. Diversos parâmetros devem ser analisados a fim de garantir um produto de excelência ao final do processo. A porcentagem de sacarose é um dos mais importantes, mas impurezas e fibras também influenciam nesses padrões. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I – A pureza é representada pela porcentagem de sacarose nos sólidos solúveis totais.
II – A presença de palhiço não é recomendada na cana-de-açúcar a ser processada.
III – A porcentagem mais alta de fibra na cana-de-açúcar indica um teor maior de sacarose.

A partir do exposto é CORRETO concluir o que se afirma em:

213 Q917139 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Espécies de plantas podem apresentar em suas sementes dormência, fenômeno pelo qual sementes, mesmo sendo viáveis e tendo todas as condições ambientais, não conseguem germinar. Existem pelo menos três sistemas de dormência em sementes: o controle de água no interior da semente, o controle do desenvolvimento do eixo embrionário e, por último, controle do equilíbrio entre as substâncias inibidoras e promotoras de crescimento. Estes sistemas podem apresentar suas ações em conjunto, ou isolados, dependendo da espécie e das condições ambientais. Os sistemas de dormência apresentados podem ser relacionados por:

214 Q917143 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A exportação brasileira de frutas cresceu 6% em volume e 26,7% em valor, em comparação com 2022, totalizando 1.085 milhão de toneladas exportadas para mercados exigentes, como os países árabes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, ABRAFRUTAS (https://abrafrutas.org/2024/03/, consulta em 21 de novembro de 2024). Um dos motivos desse sucesso, é a escolha correta de espécies e cultivares plantadas, tendo em vista o valor cultural, o valor comercial, qualidade e a oferta de produção no ano, com a finalidade de consumo in natura ou industrial. Nesse contexto, avalie as proposições a seguir:

I - A escolha da espécie e cultivares está condicionada à resistência das plantas a pragas e doenças, produtividade, resistência ao transporte, vigor e precocidade de produção.
II - A escolha da espécie e cultivares está associada à preferência do mercado quanto à aceitação do produto in natura e a demanda para a agroindústria de processamento.
III - A disponibilidade de mão-de-obra, especialmente qualificada, para trabalhos de campo é um fator atrativo e não influencia na escolha de espécies e cultivares na fruticultura.

Sobre as sentenças acima é CORRETO concluir o que se afirmar em:

215 Q917144 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A segurança dos produtos agrícolas em nível de produção primária é obtida pela aplicação de práticas e procedimentos planejados, desde a etapa de seleção de área física para cultivo, até a expedição do produto agrícola pela fazenda, que permitam o controle de perigos imediatos e mediatos. As Boas Práticas, assim como os princípios do Sistema APPCC, são ferramentas de gestão indispensáveis para a segurança na produção primária.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Os programas de segurança têm que considerar os perigos que podem permanecer ou afetar o produto pós-colheita, assim como, os que podem incidir sobre o meio ambiente, o trabalhador rural e a própria qualidade e quantidade da produção.
II - O aspecto de prevenção e controle de perigos é importante para a segurança, mesmo que a aplicação de toda a sequência lógica do Sistema APPCC não seja aplicável, em função das características do processo do produto.
III - O Programa de Segurança na Produção Primária Agrícola considera a segurança do consumidor, a segurança da lavoura e a segurança dos trabalhadores rurais. A segurança do meio ambiente não compete a esse Programa.

Sobre as sentenças acima é CORRETO concluir o que se afirma em:

216 Q917154 | Contabilidade Pública, Lei nº 43201964, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Lei n.º 4.320/1964 estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Conforme essa lei, as despesas são classificadas nas categorias econômicas de:

217 Q917155 | Contabilidade Pública, Lei nº 43201964, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Lei n.º 4.320/1964 inclui as subvenções no grupo de transferências correntes. Nesse contexto, avalie as proposições a seguir:

I - Para os efeitos da Lei n.º 4.320/1964, são consideradas subvenções as transferências destinadas a cobrir despesas de capital das entidades beneficiadas.
II - As subvenções são classificadas como sociais, financeiras e econômicas.
III - As subvenções econômicas são aquelas destinadas a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

Está CORRETO o que se afirma em:

218 Q917159 | Contabilidade Pública, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Na literatura especializada sobre custos, encontramos diversos métodos de custeio, tais como o custeio por absorção, amplamente utilizado pelas empresas para fins de valoração de estoques e de apuração de resultados. Para as instituições públicas, a NBC TSP 34 – Custos no setor público sugere alguns métodos de custeio, destacando que esses métodos de custeio diferem entre si em função dos recursos utilizados ou consumidos que devem ou não ser atribuídos aos objetos de custos. Para instituições públicas que se encontram em estágios iniciais, com menor grau de maturidade de modelos de gerenciamento de custos, a norma recomenda a utilização do método de custeio:

219 Q917174 | Contabilidade Pública, Lei nº 43201964, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

A Lei n.º 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, define créditos adicionais como sendo as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Esses créditos adicionais classificam-se em:

220 Q917176 | Contabilidade Pública, Depreciação, Técnico em Contabilidade, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.
As informações abaixo servirão de base para responder à questão.


Considere que a UFCG adquiriu um trator novo, para uso, pelo valor de R$ 200.000,00. Esse trator será utilizado em serviços internos do campus de Pombal ao longo de toda a sua vida útil, e, ao final desse tempo, estima-se que será vendido por R$ 25.000,00, com uma despesa estimada de venda de 20% desse valor. A UFCG irá utilizar o método de depreciação linear para esse trator e a taxa a ser utilizada será a da depreciação fiscal.
A partir das informações disponibilizadas, o valor residual estimado para esse trator é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.