Questões de Concursos: UFMA

Prepare-se para a prova com questões de UFMA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q710146 | Administração Geral, Administrador, UFMA, UFMA

A ISO 9000 tem como uma de suas características:

12 Q687991 | Marketing, Publicitário, UFMA, UFMA

Qual “Era” é imediatamente anterior à “Era do Marketing”:

13 Q683019 | Português, Interpretação Textual, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA

Texto associado.
Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
De acordo com o texto, determine a razão principal para o movimento antivacina estar na lista de problemas graves da Organização Mundial da Saúde. 

14 Q688373 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA

Considerando o conceito de stored procedures em bancos de dados, qual das afirmativas a seguir está correta?

15 Q708988 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto dos Servidores Públicos Federais Lei n 8112 1990, Administrador, UFMA, UFMA

O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e ressalta na, Seção II, os principais deveres do Servidor Público. Dentro desse contexto, assinale entre as alternativas abaixo aquela que NÃO contém um desses deveres,

16 Q681800 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

As estratégias de comunicação que optam por uma estética caseira, ou mesmo precária, baseada na ideia de storytelling, estão fazendo essas escolhas em virtude de quê?

17 Q684062 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrica, UFMA, UFMA

“O sistema de proteção que possui esta propriedade é capaz de reconhecer e selecionar as condições que deve
operar, a fim de evitar operações desnecessárias”. Esta afirmação refere-se a qual propriedade básica de um
sistema de proteção de sistemas elétricos de potência?

18 Q691417 | Enfermagem, Enfermeiro, UFMA, UFMA

Acerca da etapa do planejamento na administração e do gerenciamento em saúde, é CORRETO afirmar que a(o)s: 

19 Q687367 | Português, Interpretação Textual, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA

Texto associado.

Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

                Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos.

                Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. 

                 No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 

                                                                        (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o texto, determine a razão principal para o movimento antivacina estar na lista de problemas graves da Organização Mundial da Saúde.

20 Q689934 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA

Dentro de uma instituição, do ponto de vista da comunicação organizacional, quais são as diretrizes que a norteiam:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.