Questões de Concursos: Agente Comunitário de Saúde

Prepare-se para a prova com questões de Agente Comunitário de Saúde de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q916019 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se os parasitas, agentes de doenças infecciosas, analisar os itens.

I. Os parasitas podem prejudicar o ser humano produzindo substâncias ruins ao organismo, irritando o local parasitado e/ou absorvendo elementos nutritivos do organismo parasitado.
II. Os parasitas patogênicos são aqueles organismos inofensivos à saúde humana e que são usados em processos industriais e farmacêuticos.
III. Os microrganismos sempre podem ser classificados como patogênicos e não patogênicos, independentemente do local que se encontram no corpo humano. Por exemplo, a bactéria E. coli sempre é prejudicial.

Está CORRETO o que se afirma:

12 Q918145 | Enfermagem, Planejamento Familiar, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre os métodos contraceptivos, é correto afirmar que:

I. O uso de contraceptivos hormonais orais requer prescrição médica e acompanhamento periódico.
II. O dispositivo intrauterino (DIU) é um método de barreira que previne a fecundação.
III. A laqueadura tubária é um método contraceptivo irreversível.
IV. Os preservativos masculinos e femininos protegem contra DST e gravidez indesejada.

Está correto o que se afirma em:

13 Q916487 | Saúde Pública, Processo Histórico de Construção do Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) é considerada um marco na história das conferências e para a saúde pública no Brasil. Realizada em 1986, ela foi a primeira Conferência Nacional da Saúde aberta à sociedade e seu relatório final serviu de base para o capítulo sobre Saúde na Constituição Federal de 1988, resultando na criação do:

14 Q915996 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

Durante uma visita domiciliar, a mãe de uma criança ficou em dúvida sobre a finalidade da vacina pentavalente. Para quais doenças essa vacina oferece proteção?

15 Q916018 | Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Com relação à atuação do Agente Comunitário de Saúde, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Trata-se de um profissional obrigatório na composição das ESFs.
( ) A jornada de trabalho de cada agente pode sofrer variações, podendo atuar 10, 15, 16 ou 20 horas semanais nas ESFs, de acordo com a necessidade do município.
( ) O número de integrantes por equipe varia frente à necessidade populacional, critérios demográficos, epidemiológicos ou socioeconômicos.

16 Q916480 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

"A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito."
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/sus

Assinale a alternativa que corresponde ao princípio do Sistema Único de Saúde abordado no trecho acima.

17 Q916239 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Podemos afirmar que o princípio doutrinário da integralidade do SUS:

18 Q918148 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

A malária é uma doença endêmica em algumas regiões do Brasil. Sobre os vetores, sintomas e medidas de controle, assinale a alternativa correta:

19 Q916464 | Texto associado, Ortografia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
A reportagem a seguir se refere à questão.

POR QUE AS VACINAS CONTRA MPOX SÓ ESTÃO CHEGANDO AGORA NA ÁFRICA?

REUTERS

25/08/2024 – 11:03

As primeiras 10 mil vacinas para mpox deverão finalmente chegar na semana que vem na África, onde uma nova e perigosa estirpe do vírus – que afeta as pessoas há décadas – está causando um alarme global.
A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, disseram autoridades de saúde pública e cientistas.
Entre os obstáculos está a demora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em iniciar oficialmente o processo necessário para dar aos países pobres acesso fácil a grandes quantidades de vacinas através de agências internacionais, o que só aconteceu este mês. Autoridades e cientistas disseram à Reuters que isso poderia ter começado anos atrás.
A mpox é uma infecção potencialmente mortal que causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus que se espalham por contato físico. Em 14 de agosto, a OMS declarou a mpox uma emergência de saúde global depois que a nova cepa, conhecida como clado Ib, começou a se proliferar da República Democrática do Congo para os países africanos vizinhos.
Em resposta às perguntas da Reuters sobre os atrasos na distribuição da vacina, a agência de saúde da ONU disse na sexta-feira que iria flexibilizar alguns dos seus procedimentos neste caso, num esforço para acelerar o acesso dos países pobres às vacinas mpox.A compra direta de vacinas caras é inviável para muitos países de baixa renda. Existem duas injeções principais de mpox, feitas pela Bavarian Nordic, da Dinamarca, e pela KM Biologics, do Japão. A Nordic Bavarian custa US$ 100 a dose e o preço da KM Biologics é desconhecido.
A longa espera pela aprovação da OMS para que as agências internacionais comprem e distribuam a vacina forçou os governos africanos individuais e a agência de saúde pública do continente – os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – a solicitarem doações de vacinas aos países ricos. Esse processo complicado pode entrar em colapso, como já aconteceu antes, se os doadores sentirem que devem manter a vacina para proteger o seu próprio povo.

[...]

Fonte: REUTERS. Por que as vacinas contra mpox só estão chegando agora na África? Revista IstoÉ, 25 ago. 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/por-que-as-vacinas-contra-mpox-so-estao-chegando-agora-na-africa/. Acesso em: 27 ago. 2024. Adaptado.
Considere as seguintes afirmativas sobre o trecho da reportagem.

A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, [...].

I- A palavra que exerce a mesma função sintática nas duas ocorrências.
II- Em sua primeira ocorrência, a palavraquese classifica como um pronome relativo.
III- Em sua segunda ocorrência, a palavraquese classifica como uma conjunção integrante.
IV- A oração entre hífens é subordinada adverbial causal.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

20 Q916492 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_ nacionais_vigilancia_saude.pdf

São componentes da vigilância em saúde:

I.Vigilância ambiental.
II.Vigilância da saúde do trabalhador.
III.Vigilância sanitária.

É CORRETO o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.