Início

Questões de Concursos Agente de Apoio Escolar

Resolva questões de Agente de Apoio Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q890724 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao se completar a operação de deletar um arquivo que se encontra na Lixeira do Windows ocorre o seguinte resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q890721 | Informática, Editor de Textos, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No editor de textos Microsoft Word, que pertence à suíte de aplicativos Office, é bastante comum o uso da opção de JUSTIFICAR, que se refere à formatação de parágrafos.
Essa opção causa o efeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q890726 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“João era conhecido por sua natureza extrovertida e participativa, mas começou a exibir mudanças em seu comportamento. Na escola, ele, que era ativo e engajado, passou a evitar interações com colegas e a mostrar uma falta de interesse pelas atividades de sala de aula. Em casa, seus pais observaram que ele passou a ter dificuldades para dormir e se tornou irritadiço.”
A situação acima descreve um problema de ordem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q890735 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Um aluno apresenta recorrentemente indícios de maus-tratos ao chegar à escola. Após denúncia realizada pelos funcionários da instituição, os pais do estudante foram detidos. Eles agora enfrentam a possibilidade de serem condenados a uma pena de reclusão que varia de um a quatro anos.”
De acordo com o Art. 136 do Código Penal, relativo ao crime de maus-tratos, a situação acima indica que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q890727 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Uma escola localizada num bairro repleto de desafios sociais tinha o muro frequentemente vandalizado pelos alunos, mas ganhou nova vida quando os supostos ‘vândalos’ foram convidados a pintá-lo livremente. Sob orientação artística, transformaram o muro em um mural que expressava suas histórias e sonhos.”
O trecho acima descreve a solução encontrada por uma escola para um problema de comportamento entre os alunos. Essa solução teve o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q890722 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No sistema operacional Windows as extensões podem informar ao sistema operacional qual aplicativo deve ser aberto para visualizar ou alterar um determinado tipo de arquivo.
A extensão .MP4 representa um arquivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q890733 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Uma escola decide restringir a menção e o uso de certos autores da teoria educacional em sala de aula e nas demais atividades escolares por parte dos professores. A administração teme que a abordagem de tópicos considerados sensíveis gere controvérsia ou desconforto por parte dos pais.”
A situação descrita afronta diretamente um princípio legal da educação nacional que resguarda a prática docente que trata da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q890737 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Os responsáveis de uma criança foram acusados de abandono de incapaz após terem ido embora e inadvertidamente a deixado sozinha em uma festa noturna no centro de uma grande cidade.”
Conforme o Art. 133 do Código Penal, os responsáveis poderão ter suas penas aumentadas em um terço porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q890725 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sabe-se hoje que o desenvolvimento infantil, o aprendizado e o bem-estar da criança dependem da garantia e da manutenção de diversos fatores.
Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Condições de segurança inadequadas nos ambientes escolar e doméstico.
II. Alimentação insuficiente para as exigências nutricionais do organismo.
III. A condição de pessoa com deficiência, seja física, sensorial ou intelectual.
São obstáculos para o desenvolvimento infantil o que é indicado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q890732 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Durante o recreio em uma escola primária, um aluno começa a se engasgar enquanto come sua merenda. Ele tosse fracamente, não consegue falar, está agitado e segura a garganta com as mãos.”
Diante da situação descrita, a ação correta a ser tomada por um adulto presente é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q890736 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Após o término das aulas, uma aluna foi retirada da escola por um adulto que não possuía sua guarda legal e agiu contrariamente à vontade dos responsáveis legítimos da criança. Após a resolução do incidente, essa pessoa não enfrentou penalidades legais.”
De acordo com o art. 249 do Código Penal, relativo ao crime de subtração de incapazes, a situação acima indica que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q890723 | Informática, Windows, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao tentar criar um arquivo no sistema operacional Microsoft Windows 10 em português, um usuário recebeu uma mensagem de erro afirmando ser um nome de arquivo inválido.

Entre os nomes de arquivo abaixo aquele que é válido neste sistema operacional é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q890729 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Grande parte das famílias brasileiras tem dificuldades para distinguir entre os alimentos saudáveis e os alimentos não-saudáveis, como é o caso dos ultraprocessados.
Com relação ao tema, analise os itens a seguir:
I. Achocolatados, bebidas lácteas e cereais matinais.
II. Morangos, tomates e saladas de verduras.
III. Bisnaguinhas, bolos recheados e pão de forma.
Assinale a opção que indica somente alimentos ultraprocessados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q890734 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A pessoa passa a gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana após maioridade.
( ) Considera-se criança a pessoa entre zero e doze anos de idade incompletos.
( ) Às crianças e aos adolescentes é garantida preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q890728 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os conceitos básicos relativos à higiene de ambientes e pessoas às respectivas definições:
1. Assepsia
2. Antissepsia
3. Esterilização
4. Desinfecção
( ) Eliminação de micro-organismos patogênicos, mas não necessariamente de todos, em objetos inanimados.
( ) Processo pelo qual todos os microrganismos são destruídos através de métodos físicos ou químicos.
( ) Aplicação de agentes químicos em tecidos vivos para reduzir a possibilidade de infecção, sepse ou putrefação.
( ) Conjunto de medidas adotadas para prevenir a introdução de microrganismos em um local ou tecido.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1080373 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, relacione os conceitos básicos por ele definidos e seus respectivos exemplos.
1. Acessibilidade
2. Barreira
3. Ajuda Técnica
4. Desenho Universal
( ) Rampas de acesso para cadeirantes e sinalização em Braille em prédios públicos.
( ) Programas que fazem leitura de tela com voz para pessoas com deficiência visual.
( ) Um empregador que hesita em contratar um candidato qualificado por causa de sua deficiência.
( ) Um edifício projetado de forma que possa ser bem utilizado por pessoas com e sem deficiência.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.