Questões de Concursos: Agente de Defensoria Cientista Social

Prepare-se para a prova com questões de Agente de Defensoria Cientista Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q192388 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

O economista brasileiro Celso Furtado (1920-2004) introduziu uma importante inovação no debate sobre o subdesenvolvimento em meados do século XX, ao caracterizá-lo como uma formação histórica autônoma em vez de uma etapa necessária para a consecução do desenvolvimento capitalista. Constituem dimensões nucleares de sua definição de subdesenvolvimento:

13 Q193875 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Consiste a se observar observando, a observar o observador em seu trabalho de observação ou de transcrição de suas observações, por um retorno sobre a experiência do campo, sobre a relação com os informantes.

O trecho acima se refere ao seguinte instrumental de pesquisa:

14 Q193214 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Entre os requisitos necessários para o funcionamento da poliarquia, Robert Dahl estabelece a presença de algumas garantias institucionais, tais como:

15 Q186044 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.

Essa concepção da ciência social é proposta por

16 Q186534 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Considere as proposições abaixo.

I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.

II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.

III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.

O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:

18 Q187421 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Aaron Cicourel, Harold Garfinkel e Georg Simmel são autores representativos, respectivamente, das seguintes correntes de teoria sociológica:

19 Q186127 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Na pesquisa científica são geralmente utilizados dois tipos de raciocínio. O primeiro decompõe a realidade a fim de descobrir seus elementos formadores. O outro a reconstrói sob uma nova forma, a partir desses elementos descobertos, proporcionando assim uma visão de conjunto. Tais operações são, respectivamente:

20 Q190148 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Segundo Max Weber, a luta pela apropriação diferencial dos bens em uma dada sociedade pode ser caracterizada a partir de três dimensões. Correlacione corretamente a dimensão ao seu conceito:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.