Questões de Concursos: Agente de Defensoria Programador

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21 Q191241 | Programação, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Um dos artifícios para aumentar a produtividade em programação orientada a objetos utilizando a plataforma Java é a reutilização de componentes de software em múltiplos projetos. Um dos artifícios que podem ser utilizados para essa finalidade são as interfaces. Sobre elas, é correto afirmar:

22 Q193784 | Programação, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Um diagrama de classes descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Com relação aos conceitos da UML relacionados às classes do diagrama de classes é correto afirmar que

23 Q185989 | Informática, E ping, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

A arquitetura e-PING ? Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico ? define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. Nesse contexto, estabeleceu a Organização e Intercâmbio de Informações através do Padrão de linguagem para intercâmbio de dados, Padrão para transformação de dados e Padrão para modelagem de dados. Os padrões adotados são, respectivamente,

24 Q191090 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Texto associado.

Contribuição de um antropólogo

A maior contribuição do antropólogo Claude Lévi-Strauss
(que, ainda jovem, trabalhou no Brasil, e morreu, centenário, em
2009) é de uma simplicidade fundamental, e se expressa na
convicção de que não pode existir uma civilização absoluta
mundial, porque a própria ideia de civilização implica a coexistência
de culturas marcadas pela diversidade. O melhor da
civilização é, justamente, essa "coalizão" de culturas, cada uma
delas preservando a sua originalidade. Ninguém deu um golpe
mais contundente no racismo do que Lévi-Strauss e poucos
pensadores nos ensinaram, como ele, a ser mais humildes.

Lévi-Strauss, em suas andanças pelo mundo, foi um
pensador aberto para influências de outras disciplinas, como a
linguística. Foi ele também quem abriu as portas da antropologia
para as ciências de ponta, como a cibernética, que era
então como se chamava a informática, conectando-a com novas
disciplinas como a teoria dossistemas e a teoria da informação.
Isso deu um novo perfil à antropologia, que propiciou uma nova
abertura para as ciências exatas, e reuniu-a com as ciências
humanas.

Em 1952, escreveu o livro Raça e história, a pedido da
Unesco, para combater o racismo. De fato, foi um ataque feroz
ao etnocentrismo, materializado num texto onde se formulavam
de modo claro e inteligível teses que excediam a mera
discussão acadêmica e se apoiavam em fatos. Comenta o
antropólogo brasileiro Viveiros de Castro, do Museu Nacional:
"Ele traz para diante dos olhos ocidentais a questão dos índios
americanos, algo que nunca antes havia sido feito. O
colonialismo não mais podia sair nas ruas como costumava
fazer. Foi um crítico demolidor da arrogância ocidental: os
índios deixaram de ser relíquias do passado, deixaram de ser
alegorias, tornando-se nossos contemporâneos. Isso vale mais
do que qualquer análise."

Reconhecer a existência do outro, a identidade dooutro,
a cultura do outro - eis a perspectiva generosa que Lévi-Strauss
abriu e consolidou, para que nos víssemos a todos como
variações de uma mesma humanidade essencial.

(Adaptado de Carlos Haag, Pesquisa Fapesp, dezembro 2009)

É preciso corrigir a redação da seguinte frase:

25 Q188312 | Português, Flexão verbal de tempopresente, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Texto associado.

Contribuição de um antropólogo

A maior contribuição do antropólogo Claude Lévi-Strauss
(que, ainda jovem, trabalhou no Brasil, e morreu, centenário, em
2009) é de uma simplicidade fundamental, e se expressa na
convicção de que não pode existir uma civilização absoluta
mundial, porque a própria ideia de civilização implica a coexistência
de culturas marcadas pela diversidade. O melhor da
civilização é, justamente, essa "coalizão" de culturas, cada uma
delas preservando a sua originalidade. Ninguém deu um golpe
mais contundente no racismo do que Lévi-Strauss e poucos
pensadores nos ensinaram, como ele, a ser mais humildes.

Lévi-Strauss, em suas andanças pelo mundo, foi um
pensador aberto para influências de outras disciplinas, como a
linguística. Foi ele também quem abriu as portas da antropologia
para as ciências de ponta, como a cibernética, que era
então como se chamava a informática, conectando-a com novas
disciplinas como a teoria dossistemas e a teoria da informação.
Isso deu um novo perfil à antropologia, que propiciou uma nova
abertura para as ciências exatas, e reuniu-a com as ciências
humanas.

Em 1952, escreveu o livro Raça e história, a pedido da
Unesco, para combater o racismo. De fato, foi um ataque feroz
ao etnocentrismo, materializado num texto onde se formulavam
de modo claro e inteligível teses que excediam a mera
discussão acadêmica e se apoiavam em fatos. Comenta o
antropólogo brasileiro Viveiros de Castro, do Museu Nacional:
"Ele traz para diante dos olhos ocidentais a questão dos índios
americanos, algo que nunca antes havia sido feito. O
colonialismo não mais podia sair nas ruas como costumava
fazer. Foi um crítico demolidor da arrogância ocidental: os
índios deixaram de ser relíquias do passado, deixaram de ser
alegorias, tornando-se nossos contemporâneos. Isso vale mais
do que qualquer análise."

Reconhecer a existência do outro, a identidade dooutro,
a cultura do outro - eis a perspectiva generosa que Lévi-Strauss
abriu e consolidou, para que nos víssemos a todos como
variações de uma mesma humanidade essencial.

(Adaptado de Carlos Haag, Pesquisa Fapesp, dezembro 2009)

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

26 Q192231 | Informática, SOA, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Em relação à SOA ? Service-oriented architecture, considere:

I. A SOA visa otimizar o compartilhamento e reutilização dos componentes de TI através de uma estrutura em que a lógica do aplicativo pode ser decomposta em pedaços ou serviços e serem reutilizados, modificados e aplicados em diferentes áreas dentro e fora da empresa sem ajustar a tecnologia subjacente.

II. Ao contrário das WebServices, na SOA, duas áreas diferentes, com aplicativos e dados diferentes, e possivelmente sistemas operacionais ainda mais diferentes podem compartilhar o serviço sem uma grande quantidade de codificações customizadas para fazê-lo funcionar.

III. Uma empresa pode construir sistemas de TI flexíveis com serviços fortemente acoplados que podem ser compartilhados, modificados e permutados sem enfrentar dificuldades com a customização de tecnologias subjacentes, mesmo, levando em conta a existência de grande quantidade de linhas de códigos da linguagem WSDL.

IV. Um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.

É correto o que se afirma APENAS em

27 Q192859 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, que não é muito comentada. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...].
Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra.


(Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23)

Um dos fatos importantes que fazem parte da revolução demográfica mencionada no texto é

28 Q190837 | Raciocínio Lógico, Associações, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Uma pilha com 14 cartas tem em cada uma delas um número natural impresso em uma de suas faces e que vão do 1 ao 14. O número está voltado para cima e as cartas estão dispostas em ordem decrescente. A carta com o número 14 está em cima da pilha, visível, embaixo dela está a carta 13, assim por diante até chegar a carta 1, a que está embaixo de todas. Sua interferência na pilha de cartas é que você passa as duas cartas que estão em cima da pilha para baixo da pilha, uma de cada vez e exclui da pilha a carta seguinte. Repete esse procedimento de passar duas cartas para baixo da pilha, uma de cada vez, e excluir da pilha a carta seguinte até excluir a carta com o número 14. Após a exclusão da carta com o número 14, o número de cartas que ainda estão na pilha é

29 Q185607 | Programação, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

As duas classes a seguir resolvem o mesmo problema, porém, a ClasseB utiliza recursão e a ClasseA, não:

 public class ClasseB {
      public static void main(String[] args) {
          Scanner in = new Scanner(System.in);
          System.out.print("Entre com o valor de n:");
          int n = in.nextInt();
          for (int i = 1; i <= n; i++) {
               long f = teste(i);
               System.out.println(f);
     }
}
 public static long teste(int n) {
          if (n <= 2) {
          return 1;
          } else {
          return teste(n - 1) + teste(n - 2);
     }
  }
}
 
import java.util.Scanner;
 public class ClasseA {
      public static void main(String[] args) {
          Scanner in = new Scanner(System.in);
          System.out.print("Entre com o valor de n:");
          int n = in.nextInt();
          for (int i = 1; i <= n; i++) {
          long f = teste(i);
          System.out.println(f);
    }
}
 public static long teste(int n) {
          if (n <= 2)
          return 1;
          long a=1;
          long b=1;
          long c = 1;
          for (int i=3; i<=n; i++){
          c=a+b;
          b=a;
          a=c;
    }
          return c;
  }
}


Analisando as duas classes e refletindo sobre o uso de recursão é possível concluir que

30 Q191471 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Considere um sistema de referência com apenas duas posições que serão chamadas de vertical (V) e horizontal (H). Imagine um trem de brinquedo composto por apenas quatro vagões. Esses vagões estão ordenados e ocupam apenas as posições V e H. Uma primeira informação sobre as posições dos vagões mostra o primeiro vagão na posição V, o segundo na posição H, o terceiro na posição V e o quarto na posição V, formando a sequência: V, H, V, V para os vagões. Serão fornecidas outras cinco novas informações sobre as posições dos vagões em forma de sequência das letras V e H.

2a informação: V, V, H, V;
3a informação: H, V, V, H;
4a informação: V, H, V, V;
5a informação: V, V, H, V;
6a informação: H, V, V, H;

Supondo que as informações sobre as posições continuem seguindo o mesmo padrão, a sequência que identifica a 10a informação é

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