Questões de Concursos: Agente de Educação de Trânsito

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21 Q693880 | Direito Urbanístico, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

De acordo com a Lei 12.587, o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo denomina-se __________, sendo instituída por ____________ do poder público outorgante. Os termos que tornam a afirmação correta são, respectivamente

22 Q687976 | Legislação Estadual, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

Sobre a Lei Estadual no. 5.810, considere as afirmativas a seguir.
I. Considera-se como de efetivo exercício, para todos os fins, o afastamento decorrente de férias.
II. A reversão é o reingresso, no serviço público, do servidor em disponibilidade, em cargo de natureza e padrão
de vencimento correspondente ao que ocupava.
III. Quanto à suspensão, a ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos.
Está correto o que se afirma em

23 Q684665 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

No cotidiano, o cidadão assume diversos papéis no trânsito, e em diferentes momentos pode ser pedestre, passageiro e condutor. É correto afirmar que
I. a convivência harmoniosa entre os cidadãos no espaço urbano envolve educação, responsabilidade e conscientização;
II. o pedestre é o elemento mais frágil no trânsito, por isso todas as campanhas educativas são voltadas a ele;
III. todo cidadão é pedestre e passageiro, por isso deve saber mais sobre regras de circulação e ser mais responsável do que um condutor.
Está/Estão correto(s) o(s) item/itens

24 Q682485 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

Sobre a veiculação de mensagens educativas de trânsito é correto afirmar o seguinte:

25 Q691822 | Português, Interpretação Textual, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

Texto associado.
                                   Bicicletas e o trânsito na cidade
O ciclista também deve respeitar a sinalização. Quando estiver pedalando,
nunca circule pelas calçadas e, especialmente, respeite os pedestres.
Lembre-se sempre que a bicicleta é um veículo com pouca estabilidade.
Pedale atento às condições da via para evitar derrapagens, movimentos bruscos
e quedas. Sinalize suas manobras com o braço esquerdo, indicando conversões
à direita, esquerda ou parada. E vale à pena conferir se o motorista viu e
entendeu o seu sinal. Na dúvida, não execute a manobra.
Sempre que possível, planeje uma rota por vias calmas e de pouco
trânsito, trafegue sempre pelo canto direito da pista, no mesmo sentido dos
demais veículos. Muito cuidado ao pedalar em avenidas, ruas e estradas com
grande fluxo de veículos e pedestres, especialmente em vias onde circulam
caminhões e ônibus, que vão disputar a faixa da direita com você. Para ciclistas,
nem sempre o caminho mais curto é o mais prático ou seguro.
                               TORNE SEU PASSEIO MAIS SEGURO
No trânsito é muito importante aplicar a regra do VER E SER VISTO para
a segurança de todos que circulam nas vias e passeios. Seja mais visível no
trânsito e evite acidentes: roupas escuras dificultam a visibilidade, use roupas
claras e capacete colorido. Além dos refletores na traseira, dianteira e laterais da
bicicleta, que são obrigatórios, instale uma lanterna com luz branca na dianteira e
vermelha na traseira para passeios noturnos. Ainda que não ilumine
satisfatoriamente a rua, torna você muito mais visível evitando que pedestres ou
carros cruzem seu caminho.
Use sempre o capacete, ao se deslocar de casa para o trabalho, ao
praticar esportes, treinos, passeios ou simplesmente para uma volta no bairro.
Além de torná-lo mais visível, ele protege sua cabeça em caso de quedas e
acidentes. Compre o seu próprio capacete e escolha o tamanho ideal para você:
ele não pode ficar muito folgado e mover-se em sua cabeça, nem muito apertado
e fazer pressão na sua testa. O capacete não foi feito para usar inclinado para
trás como se fosse um boné. Deixando sua testa à mostra ela estará exposta a
pancadas em caso de queda.
Use também luvas e óculos. As luvas dão firmeza, mantêm as mãos
secas, evitam calos e protegem em caso de quedas. Os óculos protegem de
insetos, chuva, vento e areia. Mas lembre-se: use óculos de lente amarela
somente em condições de baixa luminosidade, quando em dias ensolarados ele
ofusca os olhos e dificulta a visão. Para os pés prefira tênis de cadarços curtos ou
velcro para não enroscar nas rodas.
Lembre-se:
- Quando não estiver sinalizando, mantenha as duas mãos sobre o guidão;
- Não faça ziguezagues com sua bicicleta, mantenha-a em linha reta e em
trajetórias seguras na via pública;
- Não circule por ruas com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos, você
estará perdendo um dos sentidos fundamentais à sua atenção;
- Circulando por vias com semáforos, comporte-se como os demais veículos,
parando quando o sinal estiver vermelho e seguindo em frente no verde;
- Nas zonas com muitos estacionamentos de automóveis reduza a velocidade e
procure observar veículos saindo e entrando nas vagas.
Disponível em http://www.transitoideal.com/pt/artigo/1/condutor/25/bicicletas-e-o-transito-na-cidade. Acessado em 19/02/2019
A leitura do texto deixa claro que, de acordo com as leis de trânsito,

26 Q681856 | Legislação Estadual, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

É ______________ ao servidor o direito à licença para desempenho de mandato em confederação, federação, sindicato representativo da categoria, associação de classe de âmbito ____________ , ______ prejuízo de remuneração do cargo efetivo. Os termos que tornam a afirmação correta, são, respectivamente,

27 Q693650 | Português, Interpretação Textual, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

Texto associado.
                                   Bicicletas e o trânsito na cidade
O ciclista também deve respeitar a sinalização. Quando estiver pedalando,
nunca circule pelas calçadas e, especialmente, respeite os pedestres.
Lembre-se sempre que a bicicleta é um veículo com pouca estabilidade.
Pedale atento às condições da via para evitar derrapagens, movimentos bruscos
e quedas. Sinalize suas manobras com o braço esquerdo, indicando conversões
à direita, esquerda ou parada. E vale à pena conferir se o motorista viu e
entendeu o seu sinal. Na dúvida, não execute a manobra.
Sempre que possível, planeje uma rota por vias calmas e de pouco
trânsito, trafegue sempre pelo canto direito da pista, no mesmo sentido dos
demais veículos. Muito cuidado ao pedalar em avenidas, ruas e estradas com
grande fluxo de veículos e pedestres, especialmente em vias onde circulam
caminhões e ônibus, que vão disputar a faixa da direita com você. Para ciclistas,
nem sempre o caminho mais curto é o mais prático ou seguro.
                               TORNE SEU PASSEIO MAIS SEGURO
No trânsito é muito importante aplicar a regra do VER E SER VISTO para
a segurança de todos que circulam nas vias e passeios. Seja mais visível no
trânsito e evite acidentes: roupas escuras dificultam a visibilidade, use roupas
claras e capacete colorido. Além dos refletores na traseira, dianteira e laterais da
bicicleta, que são obrigatórios, instale uma lanterna com luz branca na dianteira e
vermelha na traseira para passeios noturnos. Ainda que não ilumine
satisfatoriamente a rua, torna você muito mais visível evitando que pedestres ou
carros cruzem seu caminho.
Use sempre o capacete, ao se deslocar de casa para o trabalho, ao
praticar esportes, treinos, passeios ou simplesmente para uma volta no bairro.
Além de torná-lo mais visível, ele protege sua cabeça em caso de quedas e
acidentes. Compre o seu próprio capacete e escolha o tamanho ideal para você:
ele não pode ficar muito folgado e mover-se em sua cabeça, nem muito apertado
e fazer pressão na sua testa. O capacete não foi feito para usar inclinado para
trás como se fosse um boné. Deixando sua testa à mostra ela estará exposta a
pancadas em caso de queda.
Use também luvas e óculos. As luvas dão firmeza, mantêm as mãos
secas, evitam calos e protegem em caso de quedas. Os óculos protegem de
insetos, chuva, vento e areia. Mas lembre-se: use óculos de lente amarela
somente em condições de baixa luminosidade, quando em dias ensolarados ele
ofusca os olhos e dificulta a visão. Para os pés prefira tênis de cadarços curtos ou
velcro para não enroscar nas rodas.
Lembre-se:
- Quando não estiver sinalizando, mantenha as duas mãos sobre o guidão;
- Não faça ziguezagues com sua bicicleta, mantenha-a em linha reta e em
trajetórias seguras na via pública;
- Não circule por ruas com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos, você
estará perdendo um dos sentidos fundamentais à sua atenção;
- Circulando por vias com semáforos, comporte-se como os demais veículos,
parando quando o sinal estiver vermelho e seguindo em frente no verde;
- Nas zonas com muitos estacionamentos de automóveis reduza a velocidade e
procure observar veículos saindo e entrando nas vagas.
Disponível em http://www.transitoideal.com/pt/artigo/1/condutor/25/bicicletas-e-o-transito-na-cidade. Acessado em 19/02/2019
Em No trânsito é muito importante aplicar a regra do VER E SER VISTO para a segurança de todos que circulam nas vias e passeios (linhas 16 e 17), a palavra grifada é sinônimo de

28 Q684677 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

Um agente de trânsito fez o registro da autuação não flagrante de um veículo estacionado no canteiro central. Relatou à autoridade no próprio auto de infração, informando, como pede o Código de Trânsito Brasileiro, os seguintes dados:

29 Q691446 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

A Política Nacional de trânsito quando se refere ao transporte e ao trânsito aborda questões fundamentais.  Considere as afirmativas a seguir.
I. A adaptação das cidades para o uso intensivo do automóvel tem levado à violação da natureza, das áreas residenciais e de uso coletivo.
II. Acomodar, com qualidade e eficiência, a crescente população, os seus deslocamentos e o aumento da frota de veículos, é um desafio.
III. A estatística nacional de acidentes de trânsito no Brasil é precisa e completa, refletindo de forma fidedigna a insegurança da população.
Está correto o que se afirma em

30 Q690409 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP

O uso do etilômetro como medidor de teor alcoólico no ar alveolar é um procedimento adotado pelas autoridades de trânsito e seus agentes na fiscalização do consumo de álcool. Considere as afirmativas a seguir.
I. Para medição realizada inferior a 0,40mg/L o erro máximo admissível será de 0,034mg/L
II. A utilização do teste com etilômetro em fiscalização não é considerado prioritário.
III. De acordo com os "Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro", o resultado do Valor Considerado deve considerar apenas duas casas decimais, desprezando-se as demais, sem arredondamento.
Está correto o que se afirma em
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