1 - Em relação às ideias do texto, assinale a inferência correta. A informação do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário sobre a arrecadação de impostos no país, através do instrumento denominado Impostômetro, é mais um elemento de transparência da democracia brasileira. É bom para o país que instituições independentes façam este tipo de acompanhamento do poder público. Mas seria importante, também, que os próprios governos mantivessem constante atualização pública do que arrecadam e gastam, para que os cidadãos se sintam efetivamente representados pelos governantes que elegem. O sistema de impostos é a maneira histórica com que o poder público, no país e no mundo, arrecada recursos para sustentar-se, para promover os serviços essenciais e para investir em obras de sua responsabilidade. Neste sentido, o sistema é imprescindível, integrando de maneira fundamental a estruturação do Estado e da sociedade. Assim, numa sociedade organizada, pagar imposto faz parte dessa espécie de contrato social que garante ao país o funcionamento adequado, a promoção da saúde, da segurança e da educação e a manutenção das instituições e dos poderes. O controle social dos gastos públicos e a ? scalização dos cidadãos em relação ao uso adequado dos recursos são questões básicas para a qualidade do crescimento do país. (?ero Hora, RS, Editorial, 28/7/2010)
a) O Instituto Brasileiro de Planejamento é uma ins- tituição o? cial pública.
b) O acompanhamento do poder público por institui- ções independentes prejudica o desenvolvimento do País, porque elas têm seus próprios interes- ses.
c) A qualidade do crescimento do país está relacio- nada com o controle social dos gastos públicos realizado pelos cidadãos.
d) Se os governos mantivessem informações dispo- níveis sobre seus gastos e sua arrecadação, a administração ? caria prejudicada.
e) O sistema de impostos é dispensável para a es- truturação do Estado e da sociedade.