Questões de Concursos: Agrônomo

Prepare-se para a prova com questões de Agrônomo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q197930 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. Seu estudo, elaborado com o objetivo de serem minimizados os riscos relacionados aos fenômenos climáticos, permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O zoneamento agrícola é uma ferramenta de gestão de riscos, tanto para os agricultores quanto para as seguradoras, e fornece indicações das melhores épocas de plantio das culturas, de forma a serem minimizados os riscos de perdas por eventos climáticos.

II. Na elaboração do zoneamento agrícola, são analisados exclusivamente os parâmetros de clima, tendo em vista que todos os demais fatores de produção dependem das condições meteorológicas locais.

III. Na metodologia do zoneamento agrícola, são quantificados os riscos climáticos que podem ocasionar perdas na produção e é elaborada a relação de municípios e os respectivos plantios indicados, bem como os calendários de plantio.

IV. Para fazer jus ao seguro agrícola, o produtor deve observar as recomendações desse pacote tecnológico, uma vez que alguns agentes financeiros condicionam a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento.

É correto apenas o que se afirma em

12 Q196520 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O tratamento quarentenário é uma ação de defesa aplicada por empresas credenciadas no Ministério da Agricultura, com o objetivo de assegurar a ausência de pragas em produtos vegetais tratados com agrotóxicos autorizados. O tratamento evita o ingresso de pragas desconhecidas no País. No tratamento fitossanitário, são utilizados produtos, como os agrotóxicos, para erradicar ou controlar as pragas existentes em território nacional. As medidas fitossanitárias são focadas na redução da probabilidade de introdução ou, caso a praga já esteja presente, na redução da probabilidade de sua dispersão. No caso de pragas quarentenárias, isso significa que a praga ou está ausente ou sua introdução está sendo prevenida em novas áreas e que, nas localidades onde ocorre, está sendo oficialmente controlada.

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Pragas quarentenárias A1 são aquelas que, não presentes no país, se introduzidas, têm potencial para causar importantes danos econômicos.

II. Pragas quarentenárias A2 são aquelas que, já existentes no país e para as quais há programa oficial de controle, têm potencial para afetar a economia, mas são pouco difundidas.

III. Presente em alguns estados brasileiros, a doença denominada cancro cítrico, causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, ataca todas as variedades e espécies de citros e é uma das mais graves doenças da citricultura brasileira, classificada como praga quarentenária A2.

É correto o que se afirma em

13 Q195986 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O entendimento do solo na natureza, a sua classificação e a sua distribuição espacial, são decisivos na transferência dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de pesquisa, do uso e da ocupação das terras. A produtividade de algumas culturas vem aumentando substancialmente, mesmo em áreas anteriormente consideradas marginais à exploração agrícola.

Considerando-se a diversidade de solos no Brasil, o conhecimento e uso do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos são essenciais como integradores de informações (características, limitações e potencialidades dos solos) e facilitadores na comunicação e extrapolação de informações entre os usuários dos solos.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília, DF: EMBRAPA Solos, 2006, 306 p. (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Os Argissolos são solos com horizonte B textural (acumulação de argila em horizonte subsuperficial), com evolução recente e atuação completa dos processos de formação e mobilização de argila da parte mais superficial do solo.

II. Os Latossolos apresentam horizonte B latossólico (horizonte subsuperficial, uniforme em cor, textura e estrutura), evolução muito avançada, com atuação severa dos agentes de intemperismo.

III. Os Neossolos são solos bastante evoluídos, constituídos por material mineral ou orgânico com menos de 20 cm de espessura.

IV. Os Plintossolos são solos com expressiva presença de plintita (material constituído basicamente de uma mistura de argila e óxidos de ferro na quase ou total ausência de matéria orgânica) e apresentam restrições de drenagem, o que lhes confere mosqueados e reações de oxirredução.

É correto apenas o que se afirma em

14 Q200084 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

Em relação às atividades de extensão rural junto às comunidades tradicionais de agricultores, avalie as afirmações a seguir.

I. Os objetivos do trabalho devem ser informados aos agricultores antes do início das atividades.

II. As propostas de trabalho devem ser construídas de forma participativa, envolvendo os conhecimentos tradicionais e técnicos.

III. A adoção de unidades demonstrativas é técnica consagrada de extensão rural.

É correto o que se afirma em

15 Q197793 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo. Essa cultura está distribuída em todas as regiões do país e com produtividade elevada, o que contribui favoravelmente na balança comercial brasileira.

Sobre esse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - O impacto do frete no custo total da soja é muito diferenciado.

PORQUE

II - O Brasil apresenta infraestruturas ferroviária e hidroviária insuficientes, o que torna necessária a utilização do modal rodoviário para o transporte da produção de soja.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

16 Q197587 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

O método de irrigação por inundação é o mais simples e, por isso, o mais usado. A inundação contínua ou permanente é o principal método de irrigação na cultura do arroz. Para a manutenção de uma lâmina de água sobre o terreno, este deve ser sistematizado e dividido em tabuleiros delimitados por diques. Quanto às condições topográficas, o tamanho dos tabuleiros deve ser tal que a diferença em elevação, nas duas direções, entre o ponto mais alto e o mais baixo, não deve exceder dois terços da altura da lâmina média que se deseja manter no tabuleiro.

Considere que o terreno para o cultivo de arroz irrigado por inundação, após ser sistematizado, apresente declividade de 0,2% em uma direção e de 0,04% em outra; que o projeto preveja a construção de tabuleiros retangulares; e que o manejo da água se concilie com a manutenção de uma lâmina média de 15 cm.

Com base nessas informações, as dimensões que o tabuleiro deverá ter são

17 Q198050 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

A poda de frutificação tem a função de retirar o excesso de ramos, visando-se ao equilíbrio entre o processo de frutificação e a quantidade de folhas e ramos, o que estabiliza a produção em relação à quantidade, à qualidade de frutos e ao período de colheita.

Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O conhecimento da prática da poda permite projetar as instalações para manuseio, embalagem e conservação dos frutos.

PORQUE

II. É possível escalonar a produção de frutos de acordo com a época de poda.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

18 Q197496 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

Em sistemas de integração lavoura/pecuária, a utilização de forrageiras leguminosas é vantajosa para os bovinos e ovinos, devido ao elevado teor de proteína dessas plantas, e também para cultivos em rotação, como os cereais, que se beneficiam com o nitrogênio mineralizado durante decomposição da leguminosa. Esse maior acúmulo de compostos nitrogenados, como aminoácidos e proteínas, deve-se à capacidade que as leguminosas possuem de realizar simbiose com bactérias diazotróficas, conhecidas como rizóbios.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A inoculação das sementes com rizóbios permite ao agricultor reduzir os custos na produção de forragem para os animais e na produção de grãos, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa pelos ruminantes.

PORQUE

II. Os rizóbios realizam a fixação biológica de nitrogênio, proporcionam diminuição e até mesmo substituição das adubações nitrogenadas de custo elevado, e evitam que o excesso de nitrato dessas contamine o ambiente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

19 Q197621 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

Em um projeto de manejo de animais para a produção de leite bovino, os três principais elementos climáticos relacionados à ambiência e ao conforto térmico animal que devem ser levados em consideração para o aumento da produtividade são

20 Q196196 | Agronomia, Agrônomo, ENADE, INEP

Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América (EUA), estimam que um terço dos alimentos que consumimos é diretamente dependente do papel das abelhas na natureza. Elas também são responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos existentes. Os cientistas acreditam que o prejuízo causado pela diminuição desses insetos chega a 14 bilhões de dólares, somente nos EUA.

Até agora, não há consenso entre os cientistas sobre o que teria ocasionado a desaparição das abelhas. Alguns creditam a razão ao cultivo de monoculturas, à intensificação do uso de agrotóxicos e às queimadas. Outros pensam que a domesticação desses insetos, para a produção de mel, fez com que não conseguissem sobreviver na natureza. O fato com que todos concordam é que o problema afeta todo o planeta.
Disponível em: .
Acesso em: 15 de ago. 2012.

Sobre esse assunto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Possíveis causadores da diminuição de abelhas na natureza, os pacotes tecnológicos que visam à alta produtividade agrícola comprometem a sustentabilidade do planeta.

PORQUE

II. Os agrônomos, ao adotarem, nas recomendações de inseticidas, critérios que priorizem produtos mais seletivos, podem preservar a vida das abelhas e evitar problemas de polinização e diminuição da produção de mel.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.