Questões de Concursos Públicos: Aluno Oficial Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Aluno Oficial com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Aluno Oficial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q11132 | Geografia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioLeia o trecho a seguir. “A orogênese e a epirogênese não podem ser entendidas como movimentos desarticulados. As duas são produto da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas. A epirogênese corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos (epirogênese positiva ou negativa). A orogênese corresponde a movimentos da superfície terrestre através do enrugamento ou dobramento de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontros de placas.” (ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008) Os processos referidos no trecho podem ser classificados como a) exógenos ativos. b) endógenos passivos. c) ajustes isostáticos. d) endógenos ativos. e) exógenos passivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q15770 | Matemática, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP, Ensino MédioAugusto fez compras em 5 lojas e gastou, em cada uma delas, metade do dinheiro que possuía no momento da compra. Na saída, ele pagou R$ 2,00 de estacionamento e ainda sobraram R$ 20,00. Com relação à quantia que Augusto possuía antes das compras, é correto afirmar que: a) era menor do que R$ 400,00. b) estava entre R$ 401,00 e R$ 500,00. c) estava entre R$ 501,00 e R$ 600,00. d) estava entre R$ 601,00 e R$ 700,00. e) estava acima de R$ 700,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q11128 | Sociologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioPara responder à questão, leia o texto a seguir. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais ou antigos. (BRYM, R. J. et al. Sexualidade e gênero. In: BRYM, R. J. et al. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008) Sob a perspectiva sociológica, quais são as causas da violência de gênero? a) A ideologia burguesa que conduz as mulheres à submissão às autoridades constituídas. b) A hierarquização das relações de trabalho, que transferiu a autoridade masculina da esfera pública para a vida privada. c) A modernização social, que conduziu homens e mulheres à banalização de todas as formas de violência. d) A interferência do Estado na vida privada, com a criação de leis de proteção à mulher e à criança. e) Uma concepção arraigada na sociedade de que é natural e correto que os homens dominem as mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q11143 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioNa noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista. (REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003) O episódio descrito no trecho contribuiu para a) a longa duração do tráfico negreiro, pois, diante do crescente conflito social, os defensores do escravismo reconheceram que era necessário trazer mais escravos para o Brasil. b) a abolição da escravidão poucos anos depois, pois os grandes proprietários sentiram-se ameaçados e inseguros e perceberam a necessidade de adotar o trabalho livre. c) a intensificação das tensões no interior da elite de grandes proprietários no contexto da Regência, incomodados com as diversas revoltas que explodiram à época. d) o aprofundamento da crise que levou à renúncia de Dom Pedro I, considerado um monarca politicamente inábil e incapaz de manter a imensa população de escravos sob controle. e) a crise política que levou ao Golpe da República e ao início da Primeira República, devido ao descontentamento dos grandes proprietários com a gestão liberal do período regencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q11152 | Português, Literatura, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioTexto associado.Leia os versos das Liras, de Tomás Antônio Gonzaga, para responder às questões Os teus olhos espalham luz divina, a quem a luz do sol em vão se atreve; papoila ou rosa delicada e fina te cobre as faces, que são cor da neve. Os teus cabelos são uns fios d’ouro; teu lindo corpo bálsamo vapora. Ah! não, não fez o céu, gentil pastora, para a glória de amor igual tesouro! Graças, Marília bela, graças à minha estrela! (Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)Nos versos, o eu lírico retrata a mulher amada de forma a) negativa, estando o lado físico a suplantar o lado espiritual. b) depreciativa, retirando da Natureza elementos que a erotizam. c) graciosa, pintando-a como um ser simples, mas sensual. d) ambígua, sendo divina e, mesmo assim, atraente. e) idealizada, buscando na Natureza as cores para pintá-la. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q15771 | Matemática, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP, Ensino MédioUma loja de sabonetes realiza uma promoção “Compre um sabonete e leve outro pela metade do preço”. Outra promoção que a loja pode fazer oferecendo o mesmo desconto percentual é: a) “Leve dois e pague um”. b) “Leve três e pague dois”. c) “Leve quatro e pague três”. d) “Leve três e pague um”. e) “Leve cinco e pague quatro”. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q11138 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioSabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso. (MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas) Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar a) o aparecimento das formas democráticas de governo. b) a proibição do trabalho infantil. c) o surgimento das universidades. d) a conquista de direitos políticos pelas mulheres. e) a invenção da ideia de República. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q338699 | Matemática, Cálculo Aritmético, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioUm comerciante vende todos os seus produtos com acréscimo de 50% sobre o valor de custo. Certo dia, ele fez uma promoção em todos os produtos que vende, concedendo desconto de 10% sobre o preço normal de venda. Nesse dia, esse comerciante vendeu cada unidade de um de seus produtos pelo preço promocional de R$ 27,00. Sendo assim, o valor unitário de custo desse produto foi a) R$ 22,40. b) R$ 20,00. c) R$ 18,60. d) R$ 16,00. e) R$ 14,80. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q11129 | Sociologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioPor que entre os animais só existe sociedade, e não existe cultura? a) Pela impossibilidade de viverem coletivamente; criam regras de convívio social que não são passadas para os descendentes. b) Porque o instinto animal impossibilita o desenvolvimento da simbolização, portanto não criam regras de convívio social. c) Por serem os animais regidos pela capacidade de simbolização; criam regras flexíveis que impedem o estabelecimento de tradições. d) Porque os animais não possuem a capacidade de simbolização da vida social nem uma tradição viva passada de geração em geração. e) Pela possibilidade de criar um sistema de símbolos entrelaçados entre si que definam seu padrão de comportamento, transmitido de geração em geração. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q11140 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio“Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”, desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio de Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti (1791-1825). (Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional, 03.03.2010) O clima instaurado na ocasião tinha origem a) na propaganda abolicionista promovida pelos revolucionários haitianos e pela população do norte dos EUA, mais afeita ao trabalho livre, à pequena propriedade e à policultura, e defensora da libertação dos escravos em todo o continente americano. b) na defesa da revolução realizada pelos herdeiros políticos da Revolução Francesa, que defendiam que o governo francês exportasse a radicalidade revolucionária para o outro lado do Atlântico, ameaçando a existência institucional do Império no Brasil. c) na aproximação política entre os líderes republicanos da independência de alguns países da América Latina, como Bolivar (Venezuela), San Martin (Argentina) e Toussaint- -Louverture (Haiti), que queriam transformar o Brasil em uma República. d) no fantasma que assombrou por décadas os senhores escravistas do Brasil, receosos de que se repetisse aqui o movimento haitiano, no qual convergiram abolição da escravidão e proclamação da independência, incluindo o massacre de brancos. e) no sentimento anticomunista existente no Brasil desde o início do século XIX, quando a elite escravista assistiu assustada à tomada do poder no Haiti por revolucionários socialistas, inspirados nas ideias do socialismo utópico de Saint-Simon. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q11132 | Geografia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioLeia o trecho a seguir. “A orogênese e a epirogênese não podem ser entendidas como movimentos desarticulados. As duas são produto da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas. A epirogênese corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos (epirogênese positiva ou negativa). A orogênese corresponde a movimentos da superfície terrestre através do enrugamento ou dobramento de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontros de placas.” (ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008) Os processos referidos no trecho podem ser classificados como a) exógenos ativos. b) endógenos passivos. c) ajustes isostáticos. d) endógenos ativos. e) exógenos passivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q15770 | Matemática, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP, Ensino MédioAugusto fez compras em 5 lojas e gastou, em cada uma delas, metade do dinheiro que possuía no momento da compra. Na saída, ele pagou R$ 2,00 de estacionamento e ainda sobraram R$ 20,00. Com relação à quantia que Augusto possuía antes das compras, é correto afirmar que: a) era menor do que R$ 400,00. b) estava entre R$ 401,00 e R$ 500,00. c) estava entre R$ 501,00 e R$ 600,00. d) estava entre R$ 601,00 e R$ 700,00. e) estava acima de R$ 700,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q11128 | Sociologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioPara responder à questão, leia o texto a seguir. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais ou antigos. (BRYM, R. J. et al. Sexualidade e gênero. In: BRYM, R. J. et al. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008) Sob a perspectiva sociológica, quais são as causas da violência de gênero? a) A ideologia burguesa que conduz as mulheres à submissão às autoridades constituídas. b) A hierarquização das relações de trabalho, que transferiu a autoridade masculina da esfera pública para a vida privada. c) A modernização social, que conduziu homens e mulheres à banalização de todas as formas de violência. d) A interferência do Estado na vida privada, com a criação de leis de proteção à mulher e à criança. e) Uma concepção arraigada na sociedade de que é natural e correto que os homens dominem as mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q11143 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioNa noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista. (REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003) O episódio descrito no trecho contribuiu para a) a longa duração do tráfico negreiro, pois, diante do crescente conflito social, os defensores do escravismo reconheceram que era necessário trazer mais escravos para o Brasil. b) a abolição da escravidão poucos anos depois, pois os grandes proprietários sentiram-se ameaçados e inseguros e perceberam a necessidade de adotar o trabalho livre. c) a intensificação das tensões no interior da elite de grandes proprietários no contexto da Regência, incomodados com as diversas revoltas que explodiram à época. d) o aprofundamento da crise que levou à renúncia de Dom Pedro I, considerado um monarca politicamente inábil e incapaz de manter a imensa população de escravos sob controle. e) a crise política que levou ao Golpe da República e ao início da Primeira República, devido ao descontentamento dos grandes proprietários com a gestão liberal do período regencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q11152 | Português, Literatura, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioTexto associado.Leia os versos das Liras, de Tomás Antônio Gonzaga, para responder às questões Os teus olhos espalham luz divina, a quem a luz do sol em vão se atreve; papoila ou rosa delicada e fina te cobre as faces, que são cor da neve. Os teus cabelos são uns fios d’ouro; teu lindo corpo bálsamo vapora. Ah! não, não fez o céu, gentil pastora, para a glória de amor igual tesouro! Graças, Marília bela, graças à minha estrela! (Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)Nos versos, o eu lírico retrata a mulher amada de forma a) negativa, estando o lado físico a suplantar o lado espiritual. b) depreciativa, retirando da Natureza elementos que a erotizam. c) graciosa, pintando-a como um ser simples, mas sensual. d) ambígua, sendo divina e, mesmo assim, atraente. e) idealizada, buscando na Natureza as cores para pintá-la. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q15771 | Matemática, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP, Ensino MédioUma loja de sabonetes realiza uma promoção “Compre um sabonete e leve outro pela metade do preço”. Outra promoção que a loja pode fazer oferecendo o mesmo desconto percentual é: a) “Leve dois e pague um”. b) “Leve três e pague dois”. c) “Leve quatro e pague três”. d) “Leve três e pague um”. e) “Leve cinco e pague quatro”. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q11138 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioSabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso. (MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas) Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar a) o aparecimento das formas democráticas de governo. b) a proibição do trabalho infantil. c) o surgimento das universidades. d) a conquista de direitos políticos pelas mulheres. e) a invenção da ideia de República. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q338699 | Matemática, Cálculo Aritmético, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioUm comerciante vende todos os seus produtos com acréscimo de 50% sobre o valor de custo. Certo dia, ele fez uma promoção em todos os produtos que vende, concedendo desconto de 10% sobre o preço normal de venda. Nesse dia, esse comerciante vendeu cada unidade de um de seus produtos pelo preço promocional de R$ 27,00. Sendo assim, o valor unitário de custo desse produto foi a) R$ 22,40. b) R$ 20,00. c) R$ 18,60. d) R$ 16,00. e) R$ 14,80. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q11129 | Sociologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino MédioPor que entre os animais só existe sociedade, e não existe cultura? a) Pela impossibilidade de viverem coletivamente; criam regras de convívio social que não são passadas para os descendentes. b) Porque o instinto animal impossibilita o desenvolvimento da simbolização, portanto não criam regras de convívio social. c) Por serem os animais regidos pela capacidade de simbolização; criam regras flexíveis que impedem o estabelecimento de tradições. d) Porque os animais não possuem a capacidade de simbolização da vida social nem uma tradição viva passada de geração em geração. e) Pela possibilidade de criar um sistema de símbolos entrelaçados entre si que definam seu padrão de comportamento, transmitido de geração em geração. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q11140 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio“Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”, desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio de Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti (1791-1825). (Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional, 03.03.2010) O clima instaurado na ocasião tinha origem a) na propaganda abolicionista promovida pelos revolucionários haitianos e pela população do norte dos EUA, mais afeita ao trabalho livre, à pequena propriedade e à policultura, e defensora da libertação dos escravos em todo o continente americano. b) na defesa da revolução realizada pelos herdeiros políticos da Revolução Francesa, que defendiam que o governo francês exportasse a radicalidade revolucionária para o outro lado do Atlântico, ameaçando a existência institucional do Império no Brasil. c) na aproximação política entre os líderes republicanos da independência de alguns países da América Latina, como Bolivar (Venezuela), San Martin (Argentina) e Toussaint- -Louverture (Haiti), que queriam transformar o Brasil em uma República. d) no fantasma que assombrou por décadas os senhores escravistas do Brasil, receosos de que se repetisse aqui o movimento haitiano, no qual convergiram abolição da escravidão e proclamação da independência, incluindo o massacre de brancos. e) no sentimento anticomunista existente no Brasil desde o início do século XIX, quando a elite escravista assistiu assustada à tomada do poder no Haiti por revolucionários socialistas, inspirados nas ideias do socialismo utópico de Saint-Simon. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro