Questões de Concursos: Analista Ambiental Júnior

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11 Q483082 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Há ondas que podem ser formadas por movimentos da crosta terrestre, tais como tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremotos), por deslizamentos, por vulcões, ou ainda pela quebra de geleiras. Essas ondas

12 Q483606 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

É característica dos poluentes de origem industrial e dos poluentes da mineração em ambientes marinhos

13 Q484179 | Geografia, Geografia Específica dos Estados, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os recifes biológicos são construções antigas, sensíveis e que vêm sofrendo extinções ao longo do tempo. São construídos em regiões tropicais rasas onde é depositado carbonato de cálcio. Qual o estado brasileiro onde está localizada a única formação atólica do Atlântico?

14 Q485024 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Várias ações preventivas podem reduzir os impactos ambientais nos ecossistemas marinhos. Nesse sentido, uma ação que NÃO deve ser realizada é

15 Q809108 | Legislação Federal, Lei 12984 2005, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, em seu artigo 33, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Considerando-se as informações acima e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a logística reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o(a)

16 Q484040 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Toda pesquisa ou estudo oceanográfico necessita da exatidão dos pontos de coleta de dados. O sistema GPS (Geoposicionamento por Satélite) é atualmente um padrão internacional para o posicionamento em oceanografia. É correto afirmar sobre o sistema GPS, EXCETO que

17 Q484362 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os oceanógrafos fazem medidas, obtêm dados de sensoriamento remoto por satélites artificiais, fazem experiências nos laboratórios, analisam dados e podem estudar fenômenos oceânicos com modelos numéricos em computadores. Assim, a modelagem matemática e numérica se apresenta como uma ferramenta de grande valia. Com respeito aos modelos computacionais, analise as afirmativas abaixo.

I - Podem ser utilizados mesmo que se conheça pouco das condições reais do ambiente, levando a hipóteses a serem confi rmadas por experiências de campo ou de laboratório.

II - São utilizados na otimização das redes de monitoramento ambiental, que possuem custos elevados, mas que geram informações essenciais para um melhor entendimento dos sistemas de interesse.

III - São utilizados para descrever de forma satisfatória a hidrodinâmica em regiões costeiras, pois possuem grande importância na defi nição de estratégias de gerenciamento de corpos d’água costeiros.

IV - Podem ser utilizados no estudo de impactos ambientais de projetos de engenharia.

Está correto o que se afirma em

18 Q485228 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A distribuição vertical da temperatura nos oceanos não é uniforme nas diferentes latitudes. A esse respeito, afirma-se que, em

19 Q484512 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os dados coletados por satélites internacionais permitem o monitoramento de diversas variáveis na superfície. As tecnologias utilizadas para o monitoramento da temperatura da água e da concentração de clorofila são, respectivamente,

20 Q721588 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Reconhecendo a necessidade de articulação dos diversos Projetos de Educação Ambiental da Bacia de Campos, RJ, o Ibama lançou, em 2006, o documento intitulado Bases para a Formulação de um Programa de E.A. para a Bacia de Campos, que remete ao documento Orientações Pedagógicas do Ibama para a Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambiental no Licenciamento de Atividades de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural, centrado na formulação e execução do Programa de Educação Ambiental. No âmbito de ambos os documentos, o Programa de Educação Ambiental deverá ser construído em conjunto com

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