Questões de Concursos: Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Prepare-se para a prova com questões de Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q197897 | Programação, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a linguagens e ambientes de programação Java, C# e paradigma de programação orientada a objetos, julgue o  item  subsequente.

No paradigma orientado a objetos, o polimorfismo está relacionado à herança de métodos. O Java possui duas modalidades de polimorfismo: overriding, que consiste em alterar o método em uma subclasse mantendo-se sua mesma assinatura da superclasse; e overloading, no qual há métodos de mesmo nome associados por meio da herança, porém, com argumentos diferentes.

12 Q196448 | Informática, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

CREATE TABLE Pessoa

(
Id int NULL,
Matricula int NOT NULL,
Nome varchar(255) NOT NULL,
DataNascimento date NULL)
CREATE TABLE EnderecoPessoa 
    (Id int NOT NULL,
TipoEndereco char (1) NOT NULL,
Endereco varchar(255),
Cidade char(55),
UF varchar (2)
)

Considerando os scripts acima para criação das Tabelas Pessoa e EnderecoPessoa, julgue o  item  seguinte.

O comando abaixo insere corretamente apenas um registro na tabela Pessoa.
INSERT INTO Pessoa (Id,Matricula) VALUES (1,287)

14 Q199632 | Informática, MVC, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o seguinte item, acerca da arquitetura em três camadas.

MVC (Model-view-controller) é um modelo de arquitetura de software que separa, de um lado, a representação da informação e, de outro, a interação do usuário com a informação.

15 Q199437 | Redes de Computadores, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, referente à arquitetura de aplicações web.

Intranet é uma rede privada de computadores. Extranet pode ser vista como extensão de uma intranet para usuários externos a uma organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet.

17 Q194584 | Direito Administrativo, Organização da administração pública, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração pública, julgue o item subsequente.
Uma pessoa que ocupe, por mais de vinte anos e, de forma ininterrupta, um imóvel rural pertencente a uma autarquia terá direito, desde que requeira em juízo, à propriedade desse bem por usucapião.

18 Q198044 | Informática, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento e à automação de processos, julgue o  item  subsecutivo.

As atividades de um workflow devem incluir, minimamente, atores que as executem, rotas que explicitam o encadeamento e o destino das atividades, documentos produzidos e consumidos durante a execução das atividades e regras que devem ser respeitadas durante a execução das atividades.

19 Q199324 | Direito Administrativo, Entidades paraestatais ou terceiro setor, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração pública, julgue o item subsequente.
As entidades paraestatais colaboram no desempenho de atividades não lucrativas às quais o poder público dispensa especial proteção, mas não integram a estrutura da administração pública.

20 Q194667 | Raciocínio Lógico, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se
destacaram são apresentados a seguir.
Argumento 1:
P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.

P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.

P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.

P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

Argumento 2:
Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.

Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.

Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.

Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.

Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.

C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá
interesse em investir seus recursos próprios em parte da construçãoe na operação da ferrovia.

Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue o item seguinte, relativo à lógica sentencial.

A negação da proposição P1 estará corretamente expressa por “O governo não quer que a ferrovia seja construída, não há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção ou haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação”.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.