Questões de Concursos: Analista Bancário

Prepare-se para a prova com questões de Analista Bancário de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

161 Q11955 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista Bancário, BNB, FGV

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros, sendo a sistemática de metas de inflação uma das principais diretrizes dessa política. Usualmente a meta de inflação tem sido definida por um valor central e as margens de tolerância, em pontos percentuais, para cima e para baixo. Para 2014, o valor central e as margens de tolerância foram fixadas, respectivamente, em:

162 Q726569 | Conhecimentos Bancários, Produtos e Serviços Financeiros, Analista Bancário, Banco do Nordeste, ACEP

Em relação às modalidades das operações de linhas de crédito no mercado financeiro brasileiro, assinale a alternativa CORRETA

163 Q15966 | Conhecimentos Bancários, Analista Bancário, BNB, ACEP

Tendo em vista a necessidade de manter o sistema bancário brasileiro sólido e eficiente, o Banco Central do Brasil tem ajustado as normas do mercado financeiro nacional às normas internacionais, com o objetivo de evitar riscos que comprometam essa solidez. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA

164 Q726703 | Conhecimentos Bancários, Produtos e Serviços Financeiros, Analista Bancário, Banco do Nordeste, ACEP

Com o intuito de promover a inclusão bancária e para estimular o microcrédito, foram criadas contas especiais de depósito à vista e de poupança, com características específicas, em bancos múltiplos com carteira comercial, em bancos comerciais e na Caixa Econômica Federal. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

165 Q11983 | Português, Analista Bancário, BNB, FGV

Texto associado.
SEM SOLUÇÃO
Carlos Heitor Cony - Folha de São Paulo

  Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Rio centro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar.
  Tampouco ressuscitamos o entusiasmo das festividades, os desfiles e a tradicional arenga de um ditador que, durante anos, começava seus discursos com o famoso mantra: "Trabalhadores do Brasil".
  De qualquer forma, era um pretexto para os governos de plantão forçarem um clima de conciliação nacional, o salário mínimo era aumentado e, nos teatros da praça Tiradentes, havia sempre uma apoteose patriótica com os grandes nomes do rebolado agitando bandeirinhas nacionais. Nos rádios, a trilha musical era dos brados e hinos militares, na base do "avante camaradas".
  Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais. Com os suculentos escândalos (mensalão, Petrobrás e outros menos votados), as manifestações contra os 12 anos de PT, que começaram no ano passado, só não tiveram maior destaque porque a mídia deu preferência mais que merecida aos 20 anos da morte do nosso maior ídolo esportivo.
  Depois de Ayrton Senna, o prestígio de nossas cores está em baixa, a menos que Paulo Coelho ganhe antecipadamente o Nobel de Literatura e Roberto Carlos dê um show no Teatro alla Scala, em Milão, ou no Covent Garden, em Londres.
  Sim, teremos uma Copa do Mundo para exorcizar o gol de Alcides Gighia, na Copa de 1950, mas há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a FIFA, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.
  A única solução para tantos infortúnios seria convidar o papa Francisco para apitar a final do Mundial, desde que Sua Santidade não roube a favor da Argentina.
“... os suculentos escândalos... só não tiveram maior destaque porque a mídia deu preferência mais que merecida aos 20 anos da morte do nosso maior ídolo esportivo.”

Nesse segmento o autor do texto:

166 Q11956 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista Bancário, BNB, FGV

Acerca do Banco do Nordeste do Brasil, é correto afirmar que:

167 Q106457 | Conhecimentos Bancários, Linhas de crédito, Analista Bancário, BNB, FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE

Nas operações destinadas ao comércio e serviços, não é permitido financiar:

168 Q15963 | Conhecimentos Bancários, Analista Bancário, BNB, ACEP

A regulamentação do sistema financeiro permite a abertura de diversos tipos de contas bancárias, que têm características e finalidades diversas. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA

169 Q11951 | Conhecimentos Bancários, Analista Bancário, BNB, FGV

Num contrato bancário de concessão de crédito com garantia hipotecária de bem imóvel de propriedade do mutuário Cooperativa do Vale do Rio Pardo, cujo valor de avaliação é de R$4.590.000,00 (quatro milhões quinhentos e noventa mil reais), é imprescindível que:

170 Q105270 | Conhecimentos Bancários, Títulos de crédito, Analista Bancário, BNB, FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE

"Leão compra uma TV na loja da Márcia e, não tendo dinheiro para pagar à vista, emite um título de crédito tendo como beneficiária Márcia. Esta, satisfeita com a venda, mas necessitando do dinheiro o quanto antes, desconta o título num Banco. Todavia, a TV apresenta defeitos e Leão, insatisfeito, procura por Márcia para desfazer o negócio e desobrigar-se do pagamento do título emitido. Por sua vez, o Banco, atual credor do título, alega a inexistência de vínculo com a operação de compra e venda e aciona Leão para honrar o título, informando que se ele desejar desfazer a operação de compra da TV deverá demandar diretamente contra Márcia."

A situação narrada ilustra uma característica comum aos títulos de crédito. Assinale a opção que a contempla.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.