Questões de Concursos: Analista Educacional

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11 Q820625 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação às definições da Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade), julgue os próximos itens. A expressão “pessoa portadora de deficiência”, empregada na Lei de Acessibilidade, refere-se a indivíduo que apresenta limitação temporária com relação ao meio e à sua utilização.

12 Q822218 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue os itens que se seguem a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação. O poder público é o responsável direto pela promoção da formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes para facilitar a comunicação de pessoas surdas e surdas-cegas.

13 Q321300 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A organização de um grêmio estudantil constitui

14 Q320308 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

15 Q819752 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi possível regulamentar a competência de cada ente federado nos diferentes níveis e modalidades educacionais. No que diz respeito à divisão de competências, cabe aos estados brasileiros assegurar o ensino

16 Q820298 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os próximos itens, referentes à sua natureza e função. A valorização da atividade docente deve ocorrer, principalmente, mediante a revisão das condições salariais e, secundariamente, por meio de formação inicial e continuada.

17 Q427397 | Direito Constitucional, Educação, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Diversos autores afirmam que a leitura e a releitura de mundo possibilitam desvelar a própria realidade como também reescrever a própria história. Reescrever significa desconstruir a organização social em vigor para construção de outra sociedade multicultural, na qual diversas “tribos” se encontram.

Nesse sentido, o paradigma da inclusão está em consonância com as novas exigências educacionais, pois

18 Q816948 | Legislação Federal, Legislação sobre Portadores de Deficiência, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O termo deficiência está definido internacionalmente como uma expressão física, mental ou sensorial de natureza permanente ou transitória. Nesse sentido, a deficiência

19 Q323612 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Paulo trabalha na escola ABCD. Em uma conversa com professores dessa escola, observou que eles acessam frequentemente a Internet na busca dos mais variados conhecimentos. Teve então a ideia de disponibilizar o conteúdo das aulas nas páginas de um site. Para isso, ensinou aos professores uma linguagem de marcação (que utiliza tags) de uso universal para apresentar conteúdo em páginas Web.

A linguagem ensinada por Paulo foi:

20 Q433788 | Direito Constitucional, Educação, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos. A ampliação do FUNDEB, além de possibilitar uma quantidade maior de matrículas, aumentou a vinculação de impostos para o financiamento da educação.
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