Questões de Concursos: Analista Financeiro Técnico

Prepare-se para a prova com questões de Analista Financeiro Técnico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q739936 | Economia, Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário Análise IS LM, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

De elevada relevância, o mercado de ações é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional. A respeito dessa instituição, julgue os itens subseqüentes.

No mercado a termo, o investidor se compromete a comprar ou vender uma quantidade certa de uma ação-objeto, por um preço fixado dentro de um prazo predeterminado. As operações contratadas poderão ser liquidadas no vencimento ou em data antecipada solicitada pelo comprador, pelo vendedor ou por acordo mútuo das partes.

12 Q354253 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à planificação contábil padrão e à função e ao funcionamento das contas no âmbito das normas gerais de contabilidade das entidades fechadas de previdência privada (EFPPs), nos termos da Portaria MPAS n.º 4.858/1998.

A conta contribuições normais tem como função registrar as receitas oriundas da(s) patrocinadora(s), referentes ao custeio normal do plano de benefícios e previstas na avaliação atuarial anual.

13 Q353586 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Considerando a Portaria MPAS n.o 4.858/1998, julgue os itens a seguir, relativos à contabilidade.

Os encargos financeiros decorrentes da aquisição de bens e direitos prontos para uso devem ser contabilizados como despesa do período de utilização do crédito ou financiamento.

14 Q353458 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos modelos e às instruções de preenchimento das demonstrações contábeis no âmbito das normas gerais de contabilidade das EFPPs, nos termos da Portaria MPAS n.º 4.858/1998.

A periodicidade do demonstrativo contábil - balanço patrimonial, que será objeto de divulgação e também de envio à Secretaria da Previdência Complementar, é anual.

17 Q725859 | Conhecimentos Bancários, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Nos itens abaixo, são apresentadas situações hipotéticas que demonstram a composição da aplicação dos recursos provenientes das alienações de patrimônio vinculado ao fundo com finalidade previdenciária indicado em cada item, na forma de bens, direitos ou ativos de qualquer natureza. Julgue essas situações, verificando se estão adequadas aos ditames da Resolução n.o 2.652/1999 do BACEN.

Fundo EE:

- 100% em títulos de emissão do Tesouro Estadual.

18 Q353720 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à planificação contábil padrão e à função e ao funcionamento das contas no âmbito das normas gerais de contabilidade das entidades fechadas de previdência privada (EFPPs), nos termos da Portaria MPAS n.º 4.858/1998.

A codificação do plano de contas não poderá ser alterada pelas entidades sem a autorização expressa da Secretaria da Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social.

19 Q725516 | Conhecimentos Bancários, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

A Resolução n.o 2.652/1999 do Banco Central do Brasil (BACEN), que dispõe acerca das aplicações dos recursos dos fundos com finalidade previdenciária, veda

aos fundos com finalidade previdenciária a aplicação em créditos securitizados pelo Tesouro Nacional.

20 Q354219 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Analista Financeiro Técnico, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas de procedimentos contábeis no âmbito das normas gerais de contabilidade das EFPPs, nos termos da Portaria MPAS n.º 4.858/1998.

O programa de investimentos é destinado ao gerenciamento da aplicação dos recursos existentes na entidade.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.