Questões de Concursos: Analista Judiciário Biblioteconomia

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51 Q134194 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 4a, FCC

O planejamento eficaz depende da qualidade e quantidade

52 Q137704 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

A NBR 10520 determina que, para enfatizar trechos de citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão

53 Q138393 | Biblioteconomia, Normas Técnicas, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas técnicas da área
de documentação e aos sumários.

Alguns elementos, tais como listas de tabelas, de abreviaturas e de siglas e símbolos, não devem figurar no sumário, que deve corresponder ao último elemento pré-textual do documento.

54 Q134231 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das fontes de informação, julgue os itens que se seguem.

A diferença fundamental entre os dicionários gerais e os especializados é que os primeiros têm como finalidade apresentar os diversos significados das palavras e os especializados levam em consideração o sentido do termo em relação a um campo do conhecimento.

55 Q139393 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 3a Região, FCC

A frase em que a concordância se faz em conformidade com a norma-padrão é:

56 Q138379 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 3a, FCC

O dinheiro de Antônio é a quarta parte do de Bianca que, por sua vez, é 80% do dinheiro de Cláudia. Mexendo apenas no dinheiro de Antônio, um aumento de x% fará com que ele fique com o mesmo dinheiro que Cláudia tem. Nas condições dadas, x é igual a

58 Q137654 | Biblioteconomia, Princípio de administração, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE AM, FCC

É uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles.

A definição acima refere-se à

59 Q136904 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 3a, FCC

Diante, apenas, das premissas “Nenhum piloto é médico”, “Nenhum poeta é médico” e “Todos os astronautas são pilotos”, então é correto afirmar que :

60 Q136438 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

Texto associado.

Num encontro pela liberdade de opinião

Vimos aqui hoje para defender a liberdade de opinião
assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também
em defesa da liberdade de ensino. Por isso mesmo, queremos
chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande
perigo que ameaça essa liberdade.

Como é possível uma coisa dessas? Por que o perigo é
mais ameaçador que em anos passados? A centralização da
produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas
mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do
país. Esse pequeno grupo exerce um domínio esmagador sobre
as instituições dedicadas à educação de nossa juventude, bem
como sobre os grandes jornais dos Estados Unidos. Ao mesmo
tempo, goza de enorme influência sobre o governo. Por si só,
isso já é suficiente para constituir uma séria ameaça à liberdade
intelectual da nação. Mas ainda há o fato de que esse processo
de concentração econômica deu origem a um problemaanteriormente
desconhecido - o desemprego de parte dos que estão
aptos a trabalhar. O governo federal está empenhado em
resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos
processos econômicos - isto é, por uma limitação da chamada
livre interação das forças econômicas fundamentais da oferta e
da procura.

Mas as circunstâncias são mais fortes que o homem. A
minoria econômica dominante, até hoje autônoma e desobrigada
de prestar contas a quem quer que seja, colocou-se em
oposição a essa limitação de sua liberdade de agir, exigida para
o bem de todo o povo. Para se defender, essa minoria está
recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor.
Não deve nos surpreender, pois, que ela esteja usando sua
influência preponderante nas escolas e na imprensa para
impedir que a juventude seja esclarecida sobre esse problema,
tão vital para o desenvolvimento da vida neste país.
Não preciso insistir no argumento de que a liberdade de
ensino e deopinião, nos livros ou na imprensa, é a base do
desenvolvimento estável e natural de qualquer povo. Possamos
todos nós, portanto, somar as nossas forças. Vamos manternos
intelectualmente em guarda, para que um dia não se diga
da elite intelectual deste país: timidamente e sem nenhuma
resistência, eles abriram mão da herança que lhes fora
transmitida por seus antepassados - uma herança de que não
foram merecedores.

(Albert Einstein, Escritos da maturidade. Conferência pronunciada
em 1936)

Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:

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