Questões de Concursos: Analista Judiciário Biblioteconomia

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81 Q138549 | Matemática, Probabilidade, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Suponha que determinado partido político pretenda ter candidatos
próprios para os cargos de governador, senador e deputado federal
e que tenha, hoje, 5 possíveis nomes para o cargo de governador,
7 para o cargo de senador e 12 para o cargo de deputado federal.
Como todos os pré-candidatos são muito bons, o partido decidiu que
a escolha da chapa (governador, senador e deputado federal) será
por sorteio. Considerando que todos os nomes têm chances iguais
de serem escolhidos, julgue os itens seguintes.

Considerando que José seja um dos pré-candidatos ao cargo de governador, a probabilidade de que José esteja na chapa sorteada será maior que 0,1.

82 Q135875 | Português, Crase, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 3a, FCC

Em nossa cultura, ...... experiências ...... passamos soma- se ...... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto ...... pathos pode converter-se em éthos.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

83 Q139524 | Informática, Redes de Computadores, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e modos de utilização
da Internet e de intranets, assim como a conceitos básicos de
tecnologia e segurança da informação.

Um hub é um equipamento que permite a integração de uma ou mais máquinas em uma rede de computadores, além de integrar redes entre si, com a característica principal de escolher qual é a principal rota que um pacote de dados deve percorrer para chegar ao destinatário da rede.

84 Q136154 | Biblioteconomia, Seleção, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

A definição a respeito de a quem caberá a última palavra na seleção de materiais de informação é uma questão bastante capciosa, pois

85 Q135976 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às normas técnicas na área de documentação,

julgue os itens subseqüentes.

O resumo que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original, chama-se indicativo.

86 Q137229 | Biblioteconomia, Sistemas de Informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática
para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma
biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à
avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Entre os aspectos da otimização do processamento técnico, incluem-se a possibilidade de construção de remissivas para autores e assuntos e a correção automática de todos os registros associados a um autor ou assunto mediante alterações na lista de autoridade.

87 Q136725 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Na Classificação Decimal de Dewey, os conceitos são representados de acordo com relações de coordenação, de subordinação e de superordenação. Em geral, as classes, em qualquer nível, são subordinadas à classe de nível imediatamente superior; coordenadas com uma ou mais classes de mesmo nível; e superordenadas a uma ou mais classes de nível inferior.
A afirmativa acima está

88 Q138178 | Biblioteconomia, Gestão do conhecimento e da Informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.

89 Q137542 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

Texto associado.

Num encontro pela liberdade de opinião

Vimos aqui hoje para defender a liberdade de opinião
assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também
em defesa da liberdade de ensino. Por isso mesmo, queremos
chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande
perigo que ameaça essa liberdade.

Como é possível uma coisa dessas? Por que o perigo é
mais ameaçador que em anos passados? A centralização da
produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas
mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do
país. Esse pequeno grupo exerce um domínio esmagador sobre
as instituições dedicadas à educação de nossa juventude, bem
como sobre os grandes jornais dos Estados Unidos. Ao mesmo
tempo, goza de enorme influência sobre o governo. Por si só,
isso já é suficiente para constituir uma séria ameaça à liberdade
intelectual da nação. Mas ainda há o fato de que esse processo
de concentração econômica deu origem a um problemaanteriormente
desconhecido - o desemprego de parte dos que estão
aptos a trabalhar. O governo federal está empenhado em
resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos
processos econômicos - isto é, por uma limitação da chamada
livre interação das forças econômicas fundamentais da oferta e
da procura.

Mas as circunstâncias são mais fortes que o homem. A
minoria econômica dominante, até hoje autônoma e desobrigada
de prestar contas a quem quer que seja, colocou-se em
oposição a essa limitação de sua liberdade de agir, exigida para
o bem de todo o povo. Para se defender, essa minoria está
recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor.
Não deve nos surpreender, pois, que ela esteja usando sua
influência preponderante nas escolas e na imprensa para
impedir que a juventude seja esclarecida sobre esse problema,
tão vital para o desenvolvimento da vida neste país.
Não preciso insistir no argumento de que a liberdade de
ensino e deopinião, nos livros ou na imprensa, é a base do
desenvolvimento estável e natural de qualquer povo. Possamos
todos nós, portanto, somar as nossas forças. Vamos manternos
intelectualmente em guarda, para que um dia não se diga
da elite intelectual deste país: timidamente e sem nenhuma
resistência, eles abriram mão da herança que lhes fora
transmitida por seus antepassados - uma herança de que não
foram merecedores.

(Albert Einstein, Escritos da maturidade. Conferência pronunciada
em 1936)

Considere as seguintes afirmações:

I. A frase do texto que resume o fato problematizado por Einstein é: O governo federal está empenhado em resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos processos econômicos (...).

II. Na frase as circunstâncias são mais fortes que o homem, o termo sublinhado refere-se ao movimento de reação em que se estão empenhando os intelectuais.

III. No contexto do último parágrafo, a afirmação de que eles abriram mão da herança denota a quebra de uma tradição histórica de defesa dos ideais de liberdade.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

90 Q135448 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Para Lancaster, a especificidade do vocabulário torna mais minuciosos os matizes de significado que permite expressar, de maneira que esses matizes

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