Questões de Concursos: Analista Judiciário Pedagogia

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101 Q154549 | Pedagogia, Ética Profissional Pedagogo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Toda profissão traz dilemas éticos. A área pedagógica se depara com alguns dilemas que lhe são próprios, como o senso de

102 Q153447 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.

Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização

104 Q154581 | Pedagogia, Legislação, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Segundo o art. 9º inciso IV da LDB 9394/96, a incumbência de traçar um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos, reforçando a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum é

105 Q154165 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A relação professor-aluno plena ocorre mediante a interação de três níveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interação estabelecida.

106 Q153922 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

108 Q149283 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo.

A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:

I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.

III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.

IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.

V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.

Está correto o que se afirma APENAS em

109 Q149412 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

110 Q154137 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

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