Questões de Concursos: Analista Judiciário Pedagogia

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51 Q152333 | Pedagogia, Comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O conceito de Learning Organization (Organização Aprendente) de Peter Senge traz subsídios importantes para se pensar a educação nas organizações, especialmente no que tange à capacidade de se ter a visão de conjunto da organização e de se compreender as interações das partes entre si e delas com o todo. Essa capacidade relaciona-se a ideia de

52 Q147758 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A LDB 9394/96 instituiu

53 Q151020 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino e aprendizagem.

54 Q151354 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.

A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.

55 Q152480 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

As imagens de família presentes em determinados livros didáticos são exemplos de um tipo de currículo intitulado oculto, pois não são explicitados em documentos.

56 Q151100 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.

57 Q151137 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Uma dimensão essencial à atuação do pedagogo na empresa é o trabalho em equipe. Algumas variáveis estruturais e organizacionais do trabalho em equipe são definidas a seguir.
Aquela que se refere à coesão grupal é a que

58 Q153784 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes

59 Q155659 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.

60 Q147998 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.

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