Questões de Concursos: Analista Ministerial Área Arquitetura

Prepare-se para a prova com questões de Analista Ministerial Área Arquitetura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q718855 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

Para fins de projeto e execução de fundações, são necessárias investigações geotécnicas locais do terreno (solo ou rocha ou mistura de ambos), abrangendo:

I. sondagens de reconhecimento e sondagens para a retirada de amostras deformadas e descomprimidas;

II. ensaios exclusivamente de penetração dinâmica;

III. realização de provas de carga;

IV. medições de nível de água e de pressão dinâmica ou por capilaridade.

É correto o que consta em

22 Q718362 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e projeto urbano, julgue os itens de 59 a 65.

Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, havendo, ou não, implicação de abertura de novas vias ou logradouros públicos.

23 Q719343 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

As instalações hidráulicas devem ser projetadas de modo a permitir fácil acesso para eventual execução de reparos, independente de serem embutidas ou aparentes, e não podem interferir nas condições de estabilidade das construções. É correto afirmar que

24 Q718837 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

Um dos conceitos mais utilizados nas reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos trata de lugares obsoletos nos quais somente certos valores residuais parecem se manter apesar de sua completa desafeição da atividade da cidade. São lugares estranhos ao sistema urbano, exteriores mentais no interior físico da cidade que aparecem como contra imagem da mesma, tanto no sentido de sua crítica como no sentido de sua possível alternativa. A expressão empregada para denominar esse conceito é:

25 Q718108 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos relacionados aos diferentes sistemas de instalações em edifícios, julgue os itens que se seguem.

Os tubos de queda para lixo em unidades domiciliares constituem um sistema de instalação especial regulamentado por normas municipais, ainda que controvertidos em diversos meios, e que por isso devem receber análise pormenorizada.

26 Q720609 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

A etapa de levantamento de quantidades é uma das que mais exigem do orçamento porque implica em leitura de projeto, cálculo de áreas e volumes, tabulação de números, etc. É correto o que se afirma em:

27 Q718190 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

A adoção do partido arquitetônico em função das características climáticas, além da forma mais apropriada, deve considerar:

28 Q719200 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

Na construção civil, a madeira é utilizada para múltiplas finalidades, incluindo a produção de madeira compensada. Quanto às chapas de compensado é correto afirmar que

29 Q716388 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

A etapa de desenvolvimento do projeto de arquitetura na qual as informações técnicas a produzir são aquelas necessárias e suficientes ao atendimento das exigências da lei para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos, como departamento de obras e de urbanismo municipais, conselho dos patrimônios artísticos e históricos municipais e estaduais, autoridades estaduais e federais para a proteção dos mananciais e do meio ambiente, Departamento de Aeronáutica Civil, é denominada:

30 Q717852 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando que equidade, erradicação da pobreza, qualidade de vida, fortalecimento da família, cidadania, entre outros, são princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos, julgue os itens subsequentes.

A diversificação espacial e a utilização mista de moradias e serviços comprometem o desenvolvimento urbano sustentável.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.