Questões de Concursos: Analista Ministerial Área Arquitetura

Prepare-se para a prova com questões de Analista Ministerial Área Arquitetura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q715948 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

Na avaliação e benfeitorias urbanas devem ser levados em consideração os seguintes elementos:

I. finalidade;

II. características construtivas;

III. conservação;

IV. obsoletismo físico.

É correto o que consta em

52 Q716077 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

A gestão das águas e dos resíduos sólidos envolve dois grandes fluxos com várias interfaces e mútuas interferências, ambos marcados, na maioria dos casos pela insustentabilidade que ainda afeta a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Entre as ações urbanas capazes de contribuir para a melhoria desse quadro tem-se

53 Q716208 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os itens que se seguem.

A água da chuva pode ser utilizada prioritariamente em atividades que não incluam sua ingestão por seres humanos, como descarga de vasos sanitários, tarefas de limpeza e rega de jardins. A sua utilização para consumo humano, especialmente em regiões áridas onde sua oferta seja escassa, deve, no entanto, ser precedida de um processo de desinfecção desse tipo de água com cloro ou mesmo com radiação ultravioleta.

54 Q719604 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

No que concerne a obra e fiscalização, julgue os próximos itens.

Para o orçamento-base da licitação de obra pública, é necessário conhecer a composição analítica do cálculo do custo unitário de um serviço, ou seja, os insumos necessários para sua realização, os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e o consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.

55 Q719035 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da teoria da história da arquitetura e do urbanismo.

O prédio do antigo Cine Rex, patrimônio histórico da cidade de Teresina-PI, apresenta traços arquitetônicos típicos do estilo art nouveau, em que predominam linhas retas, rigor geométrico e padrões lineares repetitivos.

56 Q716876 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

Há solos de grande porosidade, formados tanto por areias como por argilas e que apresentam a característica de ter suas partículas unidas por uma espécie de cimentação, proporcionada por materiais como o calcário. Esses solos, ao entrar em contato com a água (pelo aumento do nível do lençol freático, por exemplo), têm rompida a ligação entre suas partículas, sofrendo perda imediata de sua estrutura, o que ocasiona um recalque bastante drástico e perigoso. Esse tipo solo é denominado de

57 Q719188 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

Considera-se junta de concretagem parcial aquela em que a redução da espessura, em relação à seção de concreto, seja igual ou maior a

58 Q718538 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e projeto urbano, julgue os itens de 59 a 65.

Considera-se consórcio imobiliário a forma de viabilização de planos de urbanização ou edificação por meio da qual o proprietário transfere ao poder público municipal seu imóvel e, após a realização das obras, recebe, como pagamento, unidades imobiliárias devidamente urbanizadas ou edificadas.

59 Q716343 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

A diferença de pressões exercida pelo ar sobre um edifício pode ser causada pelo vento ou pela diferença de densidade do ar interno e externo, ou por ambas as forças agindo simultaneamente. O fenômeno provocado pela diferença de densidade é:

60 Q719318 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE AP, FCC

Uma das finalidades da avaliação de impacto ambiental é auxiliar na seleção da alternativa mais viável e menos invasiva, em termos ambientais, para se executar determinados projetos. Um estudo de impacto ambiental (EIA) é feito para determinada proposta de projeto de interesse econômico ou social que requer a realização de intervenções físicas no ambiente (obras). A elaboração do EIA prevê uma sequência concatenada de etapas de planejamento e preparação extremamente importantes para a obtenção de um resultado final satisfatório. Entre as principais atividades preparatórias previstas usualmente na elaboração de um EIA são considerados, em ordem sequencial: levantamento

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.