Questões de Concursos Públicos: Analista Sociocultural

Encontre aqui questões Analista Sociocultural de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.

I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.

II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.

III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.

 Está correto apenas o que se afirma em

As inovações no campo das metodologias de ensino têm se pautado no desenvolvimento e uso dos recursos tecnológicos. Essas inovações são conhecidas como Metodologias Ativas e um dos exemplos é a Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem Based Learning – PBL. As alternativas seguintes apresentam outros exemplos de Metodologias Ativas, exceto a:
Assinale a alternativa onde encontramos o grau superlativo absoluto.

Assinale a alternativa incorreta sobre a formação do adjetivo grifado.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI – MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:

Para José Carlos Libâneo, a avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensino e aprendizagem e deve ser objetiva de modo a comprovar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. No ato de avaliar a aprendizagem, o professor pode fazer uso de instrumentos variados. As alternativas apresentam alguns exemplos de instrumentos e técnicas de avaliação, exceto:
A escola é o ambiente formal dos saberes, do conhecimento, e o aluno está aprendendo a todo momento, adquirindo novos conhecimentos. Tudo o que é ensinado na escola é considerado currículo. Dessa forma, o currículo que não faz parte do oficial, que não é explícito é chamado de currículo: