Início Questões de Concursos Analista de Comercialização e Logística Júnior Resolva questões de Analista de Comercialização e Logística Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista de Comercialização e Logística Júnior Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q807328 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir. I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio. II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire. III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q812037 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm razão dos negócios serem fechados rapidamente, não tendo as partes tempo hábil para discutir detalhes contratuais, os contratos VCP são, frequentemente, celebrados com o uso de um formulário padrão. Um tipo de formulário padrão para esses contratos, adotado no transporte de petróleo e seus derivados, é denominado ✂️ a) BIMCO. ✂️ b) GENCON. ✂️ c) AMWELSH. ✂️ d) ASBATANKVOY. ✂️ e) BALTIMORE FORM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q814870 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma regra fundamental a ser adotada para se evitar abalroamento entre embarcações é ✂️ a) não parar ou inverter a máquina para evitar a perda do controle da embarcação. ✂️ b) executar manobras somente em contato visual com a outra embarcação, para que não haja indecisão na manobra. ✂️ c) executar manobras adotando pequenas alterações sucessivas de rumo e/ou velocidade. ✂️ d) manter a embarcação próxima ao limite de boreste, estando em um canal estreito. ✂️ e) dar preferência a embarcação à vela, que tenha menos de 20 m, quando navegando em canal estreito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q418394 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir. I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional. II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade. III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q815011 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAs gestões náuticas dos contratos de afretamento por período, por viagem e a casco nu são, de responsabilidade, respectivamente, do ✂️ a) afretador, fretador e fretador. ✂️ b) afretador, afretador e fretador. ✂️ c) fretador, fretador e afretador. ✂️ d) fretador, afretador e afretador. ✂️ e) fretador, afretador e fretador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q816837 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo se analisarem os valores históricos do frete no Mercado Mundial de Afretamentos, conclui-se que ✂️ a) o frete corresponde a uma parcela significativa do valor transportado, chegando a mais de 20% no caso do petróleo. ✂️ b) os preços cobrados possuem alta volatilidade, com valores oscilando muito ao longo da história. ✂️ c) as estações climáticas do ano e as alterações de consumo que elas impõem correspondem a interferências insignificantes nos fretes. ✂️ d) o preço do frete é regido estritamente pelo critério da oferta de navios, que, quando ultrapassa a demanda, faz o preço cair. ✂️ e) o mercado spot não está relacionado aos contratos Timecharter, implicando nenhuma interferência em valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q341263 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm dado é viciado de tal forma que a probabilidade de observar-se um número é proporcional ao seu valor. Qual a probabilidade de um jogador obter o resultado 1? ✂️ a) 1/21 ✂️ b) 2/21 ✂️ c) 1/7 ✂️ d) 4/21 ✂️ e) 5/21 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q810372 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSão obrigações do segurado e do segurador, respectivamente, ✂️ a) pagar a indenização e avisar sobre qualquer circunstância que possa vir a agravar os riscos. ✂️ b) pagar o prêmio e pagar a franquia. ✂️ c) tomar medidas para evitar o aumento dos danos e entregar a apólice, devidamente assinada. ✂️ d) pagar a franquia e pagar qualquer avaria que aconteça à embarcação durante a viagem. ✂️ e) avisar sobre a ocorrência do sinistro, dentro do prazo, e tomar medidas para evitar o aumento dos danos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q814849 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo transporte de mercadorias, qual hipótese NÃO se refere a vício próprio da carga? ✂️ a) Evaporação de líquidos. ✂️ b) Deterioração de cargas perecíveis. ✂️ c) Insuficiência de embalagem. ✂️ d) Avaria a bordo devido ao mau tempo. ✂️ e) Vazamento de líquidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q806824 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA MARPOL 73/78 estabelece que os navios-tanques deverão possuir Certificado Internacional de Prevenção da Poluição por Óleo (IOPP) para valores de arqueação bruta, a partir de ✂️ a) 100 ✂️ b) 150 ✂️ c) 250 ✂️ d) 350 ✂️ e) 400 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q819048 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOOcorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que ✂️ a) é uma forma alternativa de composição de litígio entre partes. ✂️ b) é um processo moroso, com prazos longos e indefinidos. ✂️ c) é regida por um sistema jurídico único, no Brasil ✂️ d) tem aplicação proibida na esfera pública, sendo utilizada apenas em âmbito privado. ✂️ e) sua sentença não tem força judicial se assinada a cláusula compromissória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q808627 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao serviço de praticagem, analise as afirmativas a seguir I - Todos os navios que atracam em portos brasileiros, por motivos de segurança da navegação, são obrigados a utilizar o serviço de praticagem. II - As manobras nas bacias de evolução e atracação e a condução das embarcações em águas restritas do porto, exceto no canal de acesso, são feitas pela praticagem. III - A função do prático é desenvolvida a bordo dos navios, para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do prático. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q815070 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao abalroamento entre embarcações, excluindo- se as embarcações com problemas no sistema de governo, tem preferência sobre as demais uma embarcação ✂️ a) A) de propulsão mecânica. ✂️ b) à vela. ✂️ c) com capacidade de manobra restrita. ✂️ d) engajada em atividade de pesca. ✂️ e) com maior comprimento de linha d’água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q819593 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo dimensionar-se uma frota de navios, o fator que NÃO influencia na definição das dimensões principais do navio ideal a ser empregado no transporte de determinada carga é ✂️ a) o preço da carga a ser transportada. ✂️ b) o peso específico da carga a ser transportada. ✂️ c) a profundidade máxima nos portos de operação. ✂️ d) a rota a ser percorrida pelo navio. ✂️ e) as dimensões da carga a ser transportada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q817026 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO período de tempo, estabelecido pelas partes num contrato de afretamento, durante o qual o fretador colocará seu navio à disposição do afretador para as operações de carga ou descarga, sem pagamento adicional de frete, é denominado ✂️ a) lien. ✂️ b) laytime. ✂️ c) laydays. ✂️ d) demurrage. ✂️ e) all time saved. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q806595 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir. I – Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio. II – Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros. III – Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q816455 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo analisar os termos preparatórios de um contrato de afretamento a casco nu, um analista identificou uma proposição INCORRETA, que afirmava que o ✂️ a) afretador do navio responderá perante terceiros e perante o proprietário em caso de colisão ou abalroação pelo navio. ✂️ b) afretador do navio será o responsável pelas despesas portuárias relativas ao navio, permanecendo as referentes aos tripulantes sob a responsabilidade do proprietário ou armador. ✂️ c) proprietário do navio, por não ter a posse do mesmo, não terá direito aos fretes gerados pela embarcação durante o período do contrato. ✂️ d) proprietário do navio não é responsável pelos atos do comandante e da tripulação perante os embarcadores e consignatários, visto que são eles prepostos do afretador. ✂️ e) proprietário do navio não será responsabilizado por eventual avaria à carga perante o embarcador ou consignatário, visto que o transportador será, sempre, o armador disponente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q813441 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIODiante da entrada de uma grande embarcação em uma baía, um analista de comercialização e logística foi questionado sobre aspectos relacionados aos seguros marítimos, respondendo que o(a) ✂️ a) seguro do casco engloba todo o navio, exceto máquinas e acessórios. ✂️ b) prêmio é uma participação do segurado num percentual do sinistro, feito pela dedução no pagamento da indenização. ✂️ c) indenização traz lucros ao segurado. ✂️ d) não convocação do prático em zona de praticagem obrigatória pode causar a rescisão do seguro. ✂️ e) probabilidade de ocorrência de riscos não interfere na base de cálculo dos valores envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q339395 | Raciocínio Lógico, Experimentos Aleatórios, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm uma fila com dez pessoas, entre elas, André, Andresa e José, qual a probabilidade de que eles estejam juntos nessa fila, independente de suas posições relativas, caso a ocupação da fila seja completamente aleatória? ✂️ a) 1/4 ✂️ b) 1/5 ✂️ c) 1/10 ✂️ d) 1/15 ✂️ e) 1/30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q809942 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a) ✂️ a) Tribunal Marítimo. ✂️ b) Capitania dos Portos. ✂️ c) Diretoria de Portos e Costas. ✂️ d) Agência da Capitania dos Portos. ✂️ e) Delegacia da Capitania dos Portos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q807328 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir. I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio. II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire. III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q812037 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm razão dos negócios serem fechados rapidamente, não tendo as partes tempo hábil para discutir detalhes contratuais, os contratos VCP são, frequentemente, celebrados com o uso de um formulário padrão. Um tipo de formulário padrão para esses contratos, adotado no transporte de petróleo e seus derivados, é denominado ✂️ a) BIMCO. ✂️ b) GENCON. ✂️ c) AMWELSH. ✂️ d) ASBATANKVOY. ✂️ e) BALTIMORE FORM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q814870 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma regra fundamental a ser adotada para se evitar abalroamento entre embarcações é ✂️ a) não parar ou inverter a máquina para evitar a perda do controle da embarcação. ✂️ b) executar manobras somente em contato visual com a outra embarcação, para que não haja indecisão na manobra. ✂️ c) executar manobras adotando pequenas alterações sucessivas de rumo e/ou velocidade. ✂️ d) manter a embarcação próxima ao limite de boreste, estando em um canal estreito. ✂️ e) dar preferência a embarcação à vela, que tenha menos de 20 m, quando navegando em canal estreito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q418394 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir. I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional. II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade. III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q815011 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAs gestões náuticas dos contratos de afretamento por período, por viagem e a casco nu são, de responsabilidade, respectivamente, do ✂️ a) afretador, fretador e fretador. ✂️ b) afretador, afretador e fretador. ✂️ c) fretador, fretador e afretador. ✂️ d) fretador, afretador e afretador. ✂️ e) fretador, afretador e fretador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q816837 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo se analisarem os valores históricos do frete no Mercado Mundial de Afretamentos, conclui-se que ✂️ a) o frete corresponde a uma parcela significativa do valor transportado, chegando a mais de 20% no caso do petróleo. ✂️ b) os preços cobrados possuem alta volatilidade, com valores oscilando muito ao longo da história. ✂️ c) as estações climáticas do ano e as alterações de consumo que elas impõem correspondem a interferências insignificantes nos fretes. ✂️ d) o preço do frete é regido estritamente pelo critério da oferta de navios, que, quando ultrapassa a demanda, faz o preço cair. ✂️ e) o mercado spot não está relacionado aos contratos Timecharter, implicando nenhuma interferência em valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q341263 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm dado é viciado de tal forma que a probabilidade de observar-se um número é proporcional ao seu valor. Qual a probabilidade de um jogador obter o resultado 1? ✂️ a) 1/21 ✂️ b) 2/21 ✂️ c) 1/7 ✂️ d) 4/21 ✂️ e) 5/21 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q810372 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSão obrigações do segurado e do segurador, respectivamente, ✂️ a) pagar a indenização e avisar sobre qualquer circunstância que possa vir a agravar os riscos. ✂️ b) pagar o prêmio e pagar a franquia. ✂️ c) tomar medidas para evitar o aumento dos danos e entregar a apólice, devidamente assinada. ✂️ d) pagar a franquia e pagar qualquer avaria que aconteça à embarcação durante a viagem. ✂️ e) avisar sobre a ocorrência do sinistro, dentro do prazo, e tomar medidas para evitar o aumento dos danos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q814849 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo transporte de mercadorias, qual hipótese NÃO se refere a vício próprio da carga? ✂️ a) Evaporação de líquidos. ✂️ b) Deterioração de cargas perecíveis. ✂️ c) Insuficiência de embalagem. ✂️ d) Avaria a bordo devido ao mau tempo. ✂️ e) Vazamento de líquidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q806824 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA MARPOL 73/78 estabelece que os navios-tanques deverão possuir Certificado Internacional de Prevenção da Poluição por Óleo (IOPP) para valores de arqueação bruta, a partir de ✂️ a) 100 ✂️ b) 150 ✂️ c) 250 ✂️ d) 350 ✂️ e) 400 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q819048 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOOcorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que ✂️ a) é uma forma alternativa de composição de litígio entre partes. ✂️ b) é um processo moroso, com prazos longos e indefinidos. ✂️ c) é regida por um sistema jurídico único, no Brasil ✂️ d) tem aplicação proibida na esfera pública, sendo utilizada apenas em âmbito privado. ✂️ e) sua sentença não tem força judicial se assinada a cláusula compromissória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q808627 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao serviço de praticagem, analise as afirmativas a seguir I - Todos os navios que atracam em portos brasileiros, por motivos de segurança da navegação, são obrigados a utilizar o serviço de praticagem. II - As manobras nas bacias de evolução e atracação e a condução das embarcações em águas restritas do porto, exceto no canal de acesso, são feitas pela praticagem. III - A função do prático é desenvolvida a bordo dos navios, para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do prático. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q815070 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao abalroamento entre embarcações, excluindo- se as embarcações com problemas no sistema de governo, tem preferência sobre as demais uma embarcação ✂️ a) A) de propulsão mecânica. ✂️ b) à vela. ✂️ c) com capacidade de manobra restrita. ✂️ d) engajada em atividade de pesca. ✂️ e) com maior comprimento de linha d’água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q819593 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo dimensionar-se uma frota de navios, o fator que NÃO influencia na definição das dimensões principais do navio ideal a ser empregado no transporte de determinada carga é ✂️ a) o preço da carga a ser transportada. ✂️ b) o peso específico da carga a ser transportada. ✂️ c) a profundidade máxima nos portos de operação. ✂️ d) a rota a ser percorrida pelo navio. ✂️ e) as dimensões da carga a ser transportada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q817026 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO período de tempo, estabelecido pelas partes num contrato de afretamento, durante o qual o fretador colocará seu navio à disposição do afretador para as operações de carga ou descarga, sem pagamento adicional de frete, é denominado ✂️ a) lien. ✂️ b) laytime. ✂️ c) laydays. ✂️ d) demurrage. ✂️ e) all time saved. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q806595 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir. I – Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio. II – Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros. III – Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q816455 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAo analisar os termos preparatórios de um contrato de afretamento a casco nu, um analista identificou uma proposição INCORRETA, que afirmava que o ✂️ a) afretador do navio responderá perante terceiros e perante o proprietário em caso de colisão ou abalroação pelo navio. ✂️ b) afretador do navio será o responsável pelas despesas portuárias relativas ao navio, permanecendo as referentes aos tripulantes sob a responsabilidade do proprietário ou armador. ✂️ c) proprietário do navio, por não ter a posse do mesmo, não terá direito aos fretes gerados pela embarcação durante o período do contrato. ✂️ d) proprietário do navio não é responsável pelos atos do comandante e da tripulação perante os embarcadores e consignatários, visto que são eles prepostos do afretador. ✂️ e) proprietário do navio não será responsabilizado por eventual avaria à carga perante o embarcador ou consignatário, visto que o transportador será, sempre, o armador disponente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q813441 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIODiante da entrada de uma grande embarcação em uma baía, um analista de comercialização e logística foi questionado sobre aspectos relacionados aos seguros marítimos, respondendo que o(a) ✂️ a) seguro do casco engloba todo o navio, exceto máquinas e acessórios. ✂️ b) prêmio é uma participação do segurado num percentual do sinistro, feito pela dedução no pagamento da indenização. ✂️ c) indenização traz lucros ao segurado. ✂️ d) não convocação do prático em zona de praticagem obrigatória pode causar a rescisão do seguro. ✂️ e) probabilidade de ocorrência de riscos não interfere na base de cálculo dos valores envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q339395 | Raciocínio Lógico, Experimentos Aleatórios, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm uma fila com dez pessoas, entre elas, André, Andresa e José, qual a probabilidade de que eles estejam juntos nessa fila, independente de suas posições relativas, caso a ocupação da fila seja completamente aleatória? ✂️ a) 1/4 ✂️ b) 1/5 ✂️ c) 1/10 ✂️ d) 1/15 ✂️ e) 1/30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q809942 | Legislação Federal, Legislação Marítima, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a) ✂️ a) Tribunal Marítimo. ✂️ b) Capitania dos Portos. ✂️ c) Diretoria de Portos e Costas. ✂️ d) Agência da Capitania dos Portos. ✂️ e) Delegacia da Capitania dos Portos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro