Questões de Concursos: Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas

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11 Q107623 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

12 Q108883 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.

I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.

II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.

III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.

IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.

V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.

13 Q110637 | Gestão de Pessoas, Ambiente Organizacional , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Após realizar uma pesquisa de clima organizacional, é fundamental, para a legitimação do instrumento por toda organização, que área de RH

14 Q108671 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às melhores práticas de gestão de conflitos.

I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento.

II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas.

III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos.

IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos.

V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário.

15 Q109731 | Gestão de Pessoas, Equipes , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em ambientes altamente competitivos, em que predominam a mudança e a incerteza, a cultura organizacional

16 Q111057 | Auditoria, Auditoria Governamental: Formas e Tipos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria

17 Q109425 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Todo processo de mudança organizacional

18 Q109312 | Português, Pontuação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Texto associado.

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Está plenamente adequada a pontuação da frase:

19 Q108066 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à gestão do clima organizacional.

I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.

II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.

III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.

IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.

V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.

20 Q109235 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à crítica da abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO) às estruturas convencionais de organização.

I. O exercício do poder na administração tradicional tende a frustrar e alienar o empregado.

II. A abordagem DO enfatiza as variáveis estruturais em detrimento das variáveis comportamentais.

III. As funções permanentes, no modelo de organização tradicional, tendem a se cristalizar, tornando-se fixas e imutáveis.

IV. A divisão do trabalho e a fragmentação de funções são um forte estímulo ao compromisso emocional do empregado nas organizações tradicionais.

V. A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.

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