Questões de Concursos: Analista de Correios

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Correios de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q108338 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Na argumentação formulada como resposta à indagação proposta no início do fragmento de texto acima, o entrevistado recorre à estratégia de se posicionar a respeito da pergunta feita, tal como se percebe no emprego da expressão “Não acredito” (L.9).

12 Q108000 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Com o emprego da primeira pessoa do plural, a partir da linha 9, o entrevistado estabelece a distinção argumentativa entre as pessoas da era da informação e da tecnologia — nós — e as pessoas contrárias às linhas férreas — “Elas” (L.5).

13 Q109532 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Na constituição da informatividade do texto, está a ideia de que a tecnologia perpassa o século XX, destacando-se, nas suas “duas últimas décadas” (L.10), como uma forma de solucionar o que se chama de crise ‘de civilização’ (L.14).

14 Q632578 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Correios, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, CESPE CEBRASPE

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

As principais funções do núcleo de um sistema operacional são as seguintes: tratamento de interrupções; criação, eliminação, sincronização e comunicação entre processos; gerência de memória e gerência de arquivos.

15 Q111063 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

O uso de metáforas, tais como “rimou com a fé” (L.3), “concluiu-se em prantos” (L.4) e “encarnam a promessa” (L.12- 13), cria a possibilidade de significações imprecisas, tornando vagas e pouco objetivas as argumentações apresentadas no texto, cuja natureza é institucional.

16 Q606533 | Biblioteconomia, Disseminação da informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca da disseminação da informação, julgue os itens a seguir.

O levantamento das necessidades informacionais dos usuários de uma unidade de informação, embora favoreça a disseminação da informação, não constitui fator preponderante para tal, uma vez que há outros fatores que também influenciam esse processo.

17 Q108184 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

O trecho “uma série de avanços (...) bens materiais e simbólicos” (L.6-9) constitui a tese que os autores visam comprovar por meio da argumentação formulada no texto, que pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

18 Q110552 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A expressão “pela qual” (L.11) poderia ser corretamente substituída por por que, o que conferiria mais clareza ao texto, já que evitaria repetição — “pela” (L.11) e “pelo” (L.12).

19 Q107356 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

A seguinte reescritura mantém a correção gramatical do período e a ênfase originalmente dada à “sucessão de crises financeiras e cambiais”: Ainda que os ex-periféricos (agora emergentes) tenham sofrido uma sucessão de crises financeiras e cambiais nos últimos 30 anos, a turma do FMI mantêm sua crença no mito dos mercados eficientes.

20 Q107585 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A inserção do termo saltos imediatamente antes de “que ocorreram” (L.12) manteria a coerência textual e explicitaria as relações de coesão entre os elementos do texto.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.