Questões de Concursos: Analista de Cultura

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21 Q795147 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

A efetivação de uma cultura da sociabilidade, ou da intersubjetividade, pressupõe que

22 Q327988 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

23 Q325797 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:

I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.

 Está correto o que se afirma em

24 Q390414 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

A história política, econômica e social do Nordeste brasileiro se caracteriza

25 Q795161 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

O processo para a efetivação de um socialismo libertário só se justifica em relação à cidadania e às relações sociais se houver

26 Q724566 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Ceará, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

A história política, econômica e social do Ceará

27 Q723222 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Ceará, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

No que diz respeito à história das políticas culturais no Ceará, é correto afirmar que a Secretaria da Cultura

28 Q606917 | Biblioteconomia, Conservação de acervos, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

No que diz respeito à conservação do acervo por meio de acondicionamento e manuseio corretos, considere as seguintes afirmações:

I. Estantes de madeira ajudam a controlar a umidade relativa, mas podem liberar gases nocivos, ao passo que estantes de metal antiferrugem são fáceis de limpar, mas, se houver descidas bruscas de temperatura, pode ocorrer condensação.

II. Livros pesados e de grandes dimensões devem ser colocados horizontalmente nas prateleiras.

III. No acondicionamento, não necessariamente devem ser utilizados apenas materiais estáveis quimicamente.

IV. Os usuários devem ser treinados e orientados no manuseio correto dos itens bibliográficos para que não sejam eles próprios agentes de constante deterioração do acervo. Está correto o que se afirma em

29 Q794534 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

O a priori tecnológico (o saber do como fazer), pressuposto da formação do pensamento moderno, compreendido como a forma universal do modo de produção, ao tornar-se a priori político (o saber do que fazer), prova que

30 Q374679 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Para Nehamas (1986), os autores são indivíduos reais, firmemente localizados na história, causas eficientes dos seus textos.

 ( ) A “Academia Francesa” do Ceará é uma das expressões da ebulição intelectual que caracterizava a época e teve vida de 1872 a 1875, fundada por jovens intelectuais da província nortista, como Rocha Lima, Tomás Pompeu, Araripe Júnior, Capistrano de Abreu, dentre outros.

( ) A “Academia Francesa” do Ceará foi um desdobramento de outra associação, de 1870, a “Padaria Espiritual”.

( ) O “Gabinete de Leitura” foi uma associação que surgiu antes da “Fênix Estudantil”.

( ) Os pontos altos dos movimentos de cunho filosófico e literário no Ceará, surgiram, na segunda metade do Século XIX, conforme a sequência: primeiramente, a “Fênix Estudantil”, depois a “Academia Francesa” do Ceará, seguida pelo “Gabinete de Leitura”, e, mais tarde, a “Padaria Espiritual”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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