Questões de Concursos: Analista de Planejamento Arquitetura

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Planejamento Arquitetura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q115248 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos aspectos do projeto arquitetônico e dos diversos elementos que constituem uma edificação, julgue os itens que se seguem.

Nos sistemas de condicionadores de ar do tipo selfcontained, com condensação à água, deverão ser feitas regulagens e medições de ar insuflado, bem como aferições da temperatura de entrada e saída da água de condensação.

52 Q114232 | Física, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.

Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo:
Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

Ser moderno é desconsiderar a arquitetura histórica, que remete a cânones já ultrapassados pelo tempo.

53 Q114148 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos aspectos do projeto arquitetônico e dos diversos elementos que constituem uma edificação, julgue os itens que se seguem.

Para áreas usadas ininterruptamente, a iluminância exigida deve ser superior àquela estabelecida como iluminação geral para área de trabalho.

54 Q115454 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.

De acordo com a NBR 13.532/1995, na representação de um projeto de arquitetura, por meio de desenhos, deve constar apenas planta geral de implantação; planta das coberturas; cortes de terraplenagens; cortes transversais e longitudinais; elevações frontais, posteriores e laterais; planta; cortes e elevações de ambientes especiais; e os detalhes construtivos. Na representação por textos, basta apenas o memorial descritivo.

55 Q114520 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a Lei n.º 6.766/1979 (parcelamento do solo urbano) e a Lei n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), julgue os próximos itens.

O cidadão não proprietário de imóvel urbano ou rural que possuir área ou edificação urbana de até 250 m², por cinco anos ininterruptos e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio. Essa prerrogativa legal é denominada direito de preempção.

56 Q114781 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Firmitas refere-se à resistência e à estabilidade, e, portanto, ao caráter funcional da arquitetura.

57 Q114859 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a Lei n.º 6.766/1979 (parcelamento do solo urbano) e a Lei n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), julgue os próximos itens.

Com a finalidade de oferecer suporte ao planejamento territorial, a fim de compatibilizar o desenvolvimento com a melhoria das condições de vida da população, a Lei Federal n.º 6.766/1979 transfere, para o poder estadual, a prerrogativa de definir as áreas de proteção especial em seus respectivos territórios.

58 Q114575 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a aspectos de especificações técnicas e caderno de encargos, julgue os itens a seguir.

A terraplanagem é um dos serviços preliminares para implantação de um edifício. Em sua execução, deverão ser feitos o destocamento e a limpeza do local, que são operações de escavação, ou processo equivalente, para remoção de tocos e, quando necessário, para remoção da camada de solo orgânico.

59 Q115391 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos aspectos do projeto arquitetônico e dos diversos elementos que constituem uma edificação, julgue os itens que se seguem.

Em esquadrias de alumínio, deve-se evitar, sempre que possível, a utilização de parafusos. Se essa utilização for estritamente necessária, os parafusos deverão ser da mesma liga metálica das peças de alumínio e endurecidos à alta temperatura.

60 Q114290 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão urbana e aos instrumentos de gestão, julgue os itens subsequentes.

O licenciamento ambiental tem a finalidade de promover o controle prévio à construção, à instalação, à ampliação, e ao funcionamento de estabelecimentos vinculados exclusivamente à indústria de transformação, considerada, efetivamente, a mais poluidora.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.