Questões de Concursos: Analista de Planejamento e Orçamento

Prepare-se para a prova com questões de Analista de Planejamento e Orçamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q114186 | , Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Um casal teve 10 filhos e conseguiu se planejar de tal modo que a diferença de idade do primeiro para o segundo filho é de dois anos, e que a diferença de idade do segundo para o terceiro é de dois anos, e assim sucessivamente até o último fi lho. Sabendo que a idade do fi lho mais velho é o triplo da idade do filho mais novo dessa família, então a idade do filho mais velho é:

22 Q4260 | Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em decorrência do que dispõe o Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética), aos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal, é vedado:

23 Q114722 | Português, Radical, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Assinale a opção em que as duas possibilidades propostas para o preenchimento das lacunas do texto resultam em um texto coerente e gramaticalmente correto.

O desempenho econômico de uma nação não está necessariamente atrelado a seu desenvolvimento sustentável. Um país pode crescer vertiginosamente, ___(a)___ performance econômica invejável, porém ___ (b)___custas da degradação de seu patrimônio. Por isso, especialistas discutem uma nova maneira de se calcular o PIB, ___(c)___em conta os índices de sustentatibilidade e a preservação dos recursos naturais.
A ideia, totalmente inovadora, vai ao encontro ____(d)___ algumas necessidades básicas a serem cumpridas para viabilizar o crescimento sustentável, principalmente nos países em desenvolvimento. Apesar ___(e)___crise fi nanceira que assombra as economias mundiais, os emergentes passam por um momento de crescimento, e investimentos em infra-estrutura básica tornam-se primordiais para assegurar a sustentatibilidade.

(Adaptado de João Geraldo Ferreira, Crescimento acelerado, garantia do desenvolvimento sustentável? Correio Braziliense, 7 de setembro de 2009)

24 Q115213 | Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

As autarquias especiais que exercem poder da polícia e controlam atividades econômicas são denominadas:

25 Q115259 | Contabilidade Geral, Lançamentos contábeis típicos, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Em 10/05/2012, um determinado ente público efetuou a liquidação de uma despesa referente à aquisição de diversos veículos. Sabendo-se que essa operação foi precedida de contrato entre as partes, a alternativa que indica um lançamento pertinente a esse fato, independentemente da natureza de informação é:

26 Q114382 | Contabilidade Geral, Estrutura do plano de contas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

O registro das receitas orçamentárias oriundas do recebimento da Dívida Ativa Não Tributária deverá ser feito por meio de lançamentos a débito e a crédito em contas agrupadas nas seguintes classes do PCASP:

27 Q115047 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais DVP, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Texto associado.

Analise os dados abaixo para responder às questões 59 e 60.
Durante o exercício fi nanceiro de 2012, um determinado ente público realizou as seguintes transações:

2014_08_25_53fb49263208f.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Em 31/12/2012, ao elaborar a Demonstração das Variações Patrimoniais, o resultado patrimonial apurado correspondeu a um:

28 Q4264 | Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Assinale a opção correta.

29 Q442929 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em relação ao processo legislativo, assinale a opção correta.

30 Q114608 | Português, Interpretação de Textos , Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Numere em que ordem os trechos abaixo, adaptados do ensaio Lula e o mistério do desenvolvimento, de Maílson da Nóbrega (publicado em VEJA, de 26 de agosto, 2009), dão continuidade à oração inicial, numerada como (1), de modo a formar um parágrafo coeso e coerente.

(1) Mudanças culturais estão na origem do sucesso dos atuais países ricos.
( ) De fato, as lutas mortais dos gladiadores, entre si e com as feras, divertiam os romanos; execuções públicas eram populares na Inglaterra até o século XVIII.
( ) Por isso, a alfabetização disseminada e habilidades aritméticas, antes irrelevantes, adquiriram importância para a Revolução Industrial.
( ) Esses instintos foram substituídos por hábitos fundamentais para o desenvolvimento: trabalho, racionalidade e valorização da educação.
( ) Elas os fi zeram abandonar instintos primitivos de violência, impaciência e preguiça.
( ) Como consequência dessas mudanças, a classe média cresceu; valores como poupança, negociação e disposição para o trabalho se fi rmaram nas sociedades bem-sucedidas.

A sequência obtida é

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.